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Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  no.24 Lisboa  2013

 

Teses

 

Doutoramento em Educação

Nuno Miguel da Silva Fraga

2013

 

Entre Sísifo e Prometeu Lideranças, Orçamento Participativo e Cidadania. As representações de uma líder autárquica no desvelar de uma Cidade Educadora

Orientação: Prof. Doutor António Teodoro

Co-Orientação: Prof. Doutor António Veloso Bento

 

Compreender a acção da cidade em torno do seu potencial educador é, também, situá-la no importante palco social da educação na cidadania. Fomos ao encontro das histórias de vida, por via de entrevistas episódicas de uma líder autárquica, cujo Concelho foi pioneiro na dinamização dos Orçamentos Participativos (OP) em Portugal. Palmela foi o lócus do nosso estudo de caso. O foco de análise foram as representações pessoais, profissionais e sociais da Presidente da Câmara, numa analogia à vontade política, enquanto factor necessário à dinamização deste tipo de processo participativo, num município pertencente à rede das Cidades Educadoras.

Questionámos outros eleitos autárquicos, técnicos e colaboradores da Câmara traçando e justapondo, por esta via, um perfil de estilos de liderança da Presidente, associado a um con-junto de competências emocionais e sociais e desembocando num perfil de clima organizacional. Face ao desgaste da metodologia do OP em Palmela, que desde 2008, se encontra suspenso e em autoavaliação, a investigação pretendeu dar aos actores locais outras variáveis de análise essenciais, propícias e propiciadoras de conhecimentos-emancipação.

Se é facto que há um grau de concordância elevado e generalizado face ao potencial da líder autárquica na gestão da Câmara, foi, também possível aferir a necessidade de esbaterem-se as barreiras entre o discurso político e o discurso técnico, bem como compreender as variáveis que dificultam o trabalho colaborativo entre Divisões, por via do diálogo com as lideranças intermédias e com os técnicos. Muito antes de pensar-se na (des)construção do OP como projecto autárquico, ficou clara a necessidade da Organização investir na formação dos seus técnicos, colaboradores, chefias e eleitos para o vasto universo das políticas públicas focalizadas na cidadania activa e na participação. É um passo crucial para que a Autarquia possa, posteriormente, sensibilizar e mobilizar os cidadãos e as cidadãs de Palmela para os processos participativos do Concelho, que por serem vários, dispersam-se no tempo e no espaço e por isso necessitam de um Projecto Aglutinador. Nesse sentido, foi nossa recomendação o empoderamento local do Movimento das Cidades Educadoras.

Palavras-Chave: cidadania; participação; cidades educadoras; lideranças; inteligência emocional e social; clima organizacional.

 

Between Sisyphus and Prometheus Leadership, Participatory Budget and Citizenship. The representations of a Mayor on the unveiling of a Educating City

To understand a city’s actions around its educating potential, we have to know its situation in the important social stage of education in citizenship. We went towards life stories via episodic interviews of a municipal leader, whose County pioneered the promotion of Participatory Budgeting (PB) in Portugal. Palmela was the locus of our case study. The focus of this analysis were the personal, professional and social representations of the Mayor, in analogy to the political will as a necessary factor for reinforcement of the participatory process, in a municipality belonging to the network of Educating Cities.

We questioned councilors and technicians of the County, to construct and juxtapose a profile of leadership styles of the Mayor, together with a set of emotional and social competencies and creating an organizational climate profile. Considering the erosion of the PB methodology in Palmela (since 2008, is suspended and in a self-assessment stage), this research intends to give local players other essential variables for analysis, helpful and conducive to knowledge-emancipation.

If is true that there is a high degree of concordance regarding the potential of the local leader in the management of the City Hall, it was also possible to assess the need for the removal of barriers between political discourse and technical speech, as well as the understanding of the variables that hinder collaborative work between Divisions, through dialogue with intermediate leaders and technicians. Long before thinking about the (de)construction of the PB as municipal project, there is a clear need for the organization to invest in adequate training of their technical staff, managers and councilors to the vast universe of public policies focused on active citizenship and participation. This is a crucial step for the County to raise awareness and mobilize citizens of Palmela towards the participatory processes of the County, which are many and dispersed in time and space and therefore require an “Unifying Project”. Accordingly, our recommendation is to empower locally the movement of Educating Cities.

Keywords: citizenship; participation; educating cities; leadership; emotional and social intelligence; organizational climate.

 

 

Isilda Maria Oliveira Carvalho Ribeiro

2013

 

Aprendizagem de Valores Profissionais no Curso de Licenciatura em Enfermagem

Orientação: Prof. Doutor António Luís Carvalho

 

Este estudo salienta a importância da Aprendizagem de Valores Profissionais no Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE).

Realizamos um estudo etnográfico com abordagem multimétodo com a finalidade de identificar valores profissionais reconhecidos na prática de Enfermagem pelos docentes, tutores e estudantes do CLE na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) e identificar o modelo de aprendizagem mais adequado.

Recorremos aos atores centrais deste processo e a diversificadas estratégias de colheita de dados: questionários, escala de valores de Rokeach, observação participante, entrevistas, análise de diários de aprendizagem e focus group.

Emergiram seis domínios de análise que nos permitiram compreender a importância das experiências significativas, a influência do papel do tutor e os valores envolvidos na aprendizagem de valores profissionais.

Concluímos que os cinco valores, reconhecidos e hierarquizados pelos estudantes e pelos professores como os mais importantes, são a “responsabilidade”, a “competência”, o “respeito”, a “dignidade” e a “autonomia”.

Identificamos a existências de vários modelos de ensino e aprendizagem de valores, a importância do papel do tutor e terminamos com a proposta de novos valores a propor ao Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros para serem incluídos no Código Deontológico: a “humildade”, a “maturidade”, a “autonomia” e a “equidade”.

Palavras-Chave: enfermagem; valores; aprendizagem.

 

Learning Professional Values in the Course of Nursing Licensure

This study underlines the importance of learning professional values at the Nursing degree course (CLE) in Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) – Nursing College of Porto.

An ethnographic study was developed by means of a multimethods approach in order to identify professional values recognized by ESEP teachers, tutors and CLE students in nursing practice as well as to identify the most appropriate learning model.

The research was conducted with the help of the main actors in all this process and diverse data collecting strategies were used: questionnaires, Rokeach value scale, participant observation, interviews, learning diaries analysis and focus group.

There emerged six areas for analysis which enabled us to understand the importance of significant experiences, the influence of the tutors’ role and the values involved in professional values learning.

We concluded that five values were recognized and classified by students and by teachers as the most important, namely: “responsibility”, “competence”, “respect”, “dignity” and “autonomy”.

We identified the existence of several models for teaching and learning values, the importance of the tutors’ role and finally we proposed new values to be recommended to the Judicial Council of the Portuguese Nursing Profession Regulator (Ordem dos Enfermeiros) so as to be added to the Code of Ethics: “humility”, “maturity”, “autonomy” and “equity”.

Keywords: nursing; values; learning

 

 

Nuno Miguel Cardoso Vieira

2013

 

Os tempos que o tempo tem: o conhecimento trivium dos professores de Matemática em período de mudança

Orientação: Prof. Doutor Ubiratan D’Ambrosio

Co-Orientação: Prof.ª Doutora Rosa Serradas Duarte

 

Esta tese com o título Os tempos que o tempo tem: o conhecimento trivium dos professores de matemática em período de mudança visa a obtenção do grau de Doutor em Educação, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Dividimos a investigação em três partes.

A primeira integra o Contexto Teórico onde abordámos as questões relacionadas com as diferentes dimensões do tempo, nomeadamente as suas características estruturais e estruturantes. Fizemos, também, uma abordagem teórica à educação matemática e à etnomatemática, apresentando a nossa conceção de conhecimento Trivium. Foi esta conceção que nos norteou na análise de conteúdo das entrevistas aos professores de Matemática, e outros materiais analisados, por ser essencial para a compreensão das relações que os professores dizem estabelecer com os tempos e com a forma como o gerem.

Na segunda parte procedemos a uma recolha empírica com base na seguinte questão de investigação: Tendo por base o seu conhecimento trivium, como gerem os professores de matemática, no ensino secundário, os tempos letivos estruturados em 90 minutos?

Na terceira parte, apresentamos as considerações finais, redigidas após a análise, o tratamento e o cruzamento dos dados com o quadro teórico. Avançamos, ainda, com algumas sugestões para trabalhos futuros.

Palavras-Chave: tempo escolar; etnomatemática; currículo trivium; conhecimento trivium; reforma em educação.

 

Times that time has: Mathematic teachers’ trivium knowledge in period of change

This thesis entitled The times that time has: trivium knowledge of Mathematics teachers in a period of change, aims to obtain the Ph.D degree of Education, conferred by the Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisbon. We divided the research into three parts.

The first part has the Theoretical Context where we have addressed issues related to the different dimensions of time, particularly its structural and structuring characteristics. We have also done a theoretical approach to mathematics education and ethnomathematics, presenting our design of trivium knowledge. It was this design that has guided us in the contents analysis of interviews with Mathematics teachers, and other materials analysed, because it is essential for understanding the relationships that teachers say they establish with time and how they manage it.

In the second part we conducted an empirical data study established on the following research question: Based on their trivium knowledge, how do Mathematics teachers, in secondary school, manage academic times structured in 90 minutes?

In the third part, we present the conclusion, drawn after the analysis, processing and cross data with the theoretical framework. We also advance some suggestions for future work.

Keywords: scholar time; ethnomathematics; trivium curriculum; trivium knowledge; change in education.

 

 

Henrique Lopes Pereira

2013

 

Das competências em gestão da qualidade à aprendizagem organizacional - Um Modelo Explicativo

Orientação: Prof. Doutor António Luís Carvalho

 

Este estudo ressalva asserções das competências em gestão da qualidade, entendendo-as como uma estratégia de gestão que envolve os colaboradores numa perspetiva de melhoria contínua, promovendo competências individuais e coletivas que se consubstanciam em aprendizagem organizacional.

Com a finalidade de construir um modelo explicativo da relação das competências de gestão da qualidade, transversais, coletivas, essenciais e conhecimentos fundamentais e identificar as dimensões subjacentes e a sua diferenciação entre as características sociodemográficas, compreendendo o seu contributo para a aprendizagem organizacional, utilizámos uma metodologia multimétodo, recorrendo a grupos de discussão e de peritos, aplicação de um questionário e escalas de avaliação dos conceitos, conhecimentos, habilidades e atitudes, em contexto de ensino superior.

Este estudo conduziu à produção de conhecimento que identifica conceitos emergentes e explica a articulação da aquisição de competências no âmbito da gestão da qualidade. O conhecimento, habilidades e atitudes são dimensões válidas para definir o conceito de competência. A formação e a experiência promovem atitudes favoráveis ao desenvolvimento de competências pela aprendizagem individual e de grupo, contribuindo para a aprendizagem organizacional. Concluímos, ainda, que as competências essenciais promovem a aprendizagem, os conhecimentos predizem as competências transversais e que estes dois níveis de competências promovem as competências coletivas e da organização.

Palavras-Chave: competências; gestão da qualidade; ensino superior; aprendizagem organizacional.

 

From quality management competencies to organizational learning - An Explanatory Model

This research addresses the quality assurance competencies as a management strategy that implicates the collaborators in a perspective of continuous improvement towards effectiveness in organization and customer satisfaction. This is achieved through the promotion of personal and collective competencies that constitute organizational learning.

A comprehensive model was designed in order to explain the relation between the quality assurance competencies, soft skills, collective, fundamental knowledge and essential management competencies. The underlying dimensions and its differentiation to the socio-demographic characteristics were identified, with an understanding of its contributions to the organizational learning. We used a multi-method methodology: focus groups and expert groups; questionnaire and scales to measure concepts, knowledge, abilities and attitudes in the higher education context.

This research led to knowledge that brought to light emerging concepts and explains the competencies acquisition process in quality assurance. Knowledge, abilities and attitudes are valid dimensions to define competencies. Training and experience promote favorable competencies development though individual and group learning, and leading to organizational learning. We conclude that the essential competencies promote learning, knowledge predict the soft skills and these two competence levels promote collective and organizational competencies.

Keywords: competencies; quality assessment; higher education; organizational learning.

 

Esta secção tem a colaboração de Anabela Martins – IE-ULHT