SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25La société inclusive, parlons-en! Il n’y a pas de vie minuscule índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  no.25 Lisboa dic. 2013

 

Doutoramento em Educação

Carla Cristina Marques Galego

A profissão académica nas universidades e as políticas de educação superior: os casos de Portugal e Espanha

Orientador: Professor Doutor Carlos Alberto Torres Nóvoa

Co-orientador: Professor Doutor António Duarte das Neves Teodoro

O objectivo do estudo desta tese passa por analisar e conhecer, em dois Estados nacionais distintos – Portugal e Espanha –, e no quadro das sucessivas reformas universitárias das últimas quatro décadas, as transformações ocorridas nas condições e nos contextos de trabalho da profissão académica em universidades públicas nestes dois países. Para tal, partimos do princípio que não se pode estudar políticas educativas de um país tendo apenas como contexto os aspectos sociais, políticos e económicos circunscritos ao espaço nacional de um Estado-nação.

No campo teórico, procurámos compreender o conceito de «profissão académica» na sua relação com a universidade, tendo como pano de fundo o actual processo de reforma política que a universidade está a atravessar no contexto europeu, convergente com a intenção de criar um novo modelo de universidade que conduza ao proclamado Espaço Europeu de Educação Superior. Para tal, mobilizámos autores de referência tanto do estudo da profissão académica como do campo das políticas educativas do ensino superior.

O campo empírico, enquadrado numa investigação de natureza qualitativa e centrado num «estudo colectivo de casos», mobiliza a análise resultante de um conjunto de entrevistas a professores e investigadores de universidades públicas em Portugal e Espanha. Não se tratando de um «estudo comparado», a comparação surge como inevitável para conhecer como é que estes dois países respondem internamente a directrizes políticas comuns convergentes com a intenção de criar um modelo de universidade europeu.

Conclui-se que directrizes iguais conduzem a reformas políticas nacionais diferentes, mas com impactos semelhantes. De entre estes, destaca-se a importância que as reformas na política científica – por via do modelo de avaliação – têm tido na reconfiguração dos contextos e das condições de trabalho da profissão académica, ao ponto da utilização da expressão «professor universitário» não representar mais a profissão académica: a docência deixou de ser o elemento chave na profissionalidade deste grupo de profissionais.

Palavras-chave: profissão académica; universidade; docência; investigação; reforma da Universidade.

Academic profession in universities and higher education policies: the Portuguese and Spanish cases

The dissertation analyses and studies the transformations that have taken place in the working conditions and contexts of the academic profession in public universities in two different countries – Portugal and Spain – and within the framework of university reforms over the last four decades. For this purpose, it was assumed that it is not possible to study a country’s education policies restricting the context to social, political and economic aspects within each country’s national boundaries.

On a theoretical level, an understanding was sought of the concept of “academic profession” in its relationship with the university, within the framework of the current process of political reform that universities are undergoing in the European context, in line with the aim to create a new university model that can lead to the future European Area for Higher Education. A review was made of essential literature on both the study of the academic profession and education policies in higher education.

The empirical investigation, involving qualitative research focusing on a “collective study of cases”, analysed the results of a series of interviews of lecturers and researchers at public universities in Portugal and Spain. While not intended to be a “comparative study”, comparisons inevitable arose when studying how these two countries respond internally to common political guidelines aimed at creating a European university model.

It was concluded that the same guidelines lead to different national policy reforms, although they may have similar impacts. One of these impacts is the importance of academic policy reforms – through the assessment model – for the reconfiguration of working contexts and conditions in the academic profession, to the point where use of the expression “university teacher” no longer represents the academic profession: teaching is no longer the key element in the professionalization of this group of professionals.

Keywords: academic Profession; university; teaching; research; University reform.

 

Ana Lousada

2013

Escola Inclusiva e Comunidade Local- Um estudo sobre as parcerias e os museus num território educativo de intervenção prioritária

Orientador: Prof. Doutor Mário Caneva de Magalhães Moutinho

Os territórios educativos de intervenção prioritária foram criados no ano de 1996. Esta medida educativa assentava em medidas de discriminação positiva direcionadas para uma área geográfica carenciada que continha diferentes estabelecimentos de ensino que se procuravam articular entre si, assegurando o percurso escolar dos alunos. Entendidos como uma medida educativa de cariz compensatório de combate à exclusão social, os TEIP apesar dos constrangimentos e limitações têm-se afirmado com uma resposta positiva que contempla alguns caminhos de inclusão.

Neste contexto, a tese Escola Inclusiva e Comunidade Local- Um estudo sobre as parcerias e os museus num território educativo de intervenção prioritária analisa os contributos das parcerias educativas e das ações desenvolvidas com os museus num território educativo de intervenção prioritária. (TEIP) situado no concelho de Oeiras, área metropolitana de Lisboa.

Ao longo de três anos letivos, 2006 a 2009, anos de implementação do programa TEIP2, realizou-se um estudo de caso, assente na conjugação de metodologias qualitativas e quantitativas, numa lógica analítica que se baseou no paradigma compreensivo.

Como conclusão, a análise dos dados indiciou o papel renovador e de agente de mudança das parcerias educativas e o caráter inclusivo de algumas ações educativas praticadas com os museus. A interligação entre o Agrupamento TEIP, as parcerias e os museus evidenciou novas redes de relações onde se afirmam interfaces catalisadoras para a construção de importantes dimensões de inclusão.

Palavras-chave: escola inclusiva; parceria; museus; museologia; museus inclusivos.

 

Inclusive School and Local Community - A Study on Partnerships and Museums on a Priority Intervention Educative Territory

Educational priority intervention territories (TEIPs) were created in 1996. This educational measure was based on positive discrimination measures addressed to a deprived area with several schools that sought to coordinate with each other, ensuring the students’ school career. In spite of constraints and limitations, TEIPs, which are considered a compensatory educational measure against social exclusion, have acquired an increasingly prominent role with a positive response that includes a range of inclusion systems.

In this context, the thesis Inclusive School and Local Community - A Study on Partnerships and Museums on a Priority Intervention Educative Territory examines the contributions of educational partnerships and actions carried out with museums on an Educational Priority Intervention Territory (TEIP) located in the municipality of Oeiras, Greater Lisbon area.

Over the course of three school years, 2006 to 2009, in which the TEIP2 programme was implemented, a case study combining qualitative and quantitative methodologies was conducted using an analytical logic based on the comprehensive paradigm.

In conclusion, the analysis of the data obtained gave evidence of the renewing and change agent role of educational partnerships and the inclusive nature of some educational activities carried out with museums. The interconnection between TEIP Grouping, partnerships and museums showed new relationship networks where catalyst interfaces for the construction of important dimensions of inclusion are established.

Keywords: inclusive school; partnership; museums; museology; inclusive museums.