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Relações Internacionais (R:I)
versão impressa ISSN 1645-9199
Relações Internacionais n.19 Lisboa set. 2008
A Administração Bush e o futuro da política estratégica dos EUA: Da GWOT à «Longa Guerra»
David Garcia Cantalapiedra
A GWOT («Global War on Terror») evoluiu para a chamada «Longa Guerra». As lições aprendidas no Afeganistão, Iraque, e o próprio desenvolvimento da GWOT, conduziram Washington a uma abordagem mais multilateral e realista. Neste sentido, as zonas que melhor ilustram essa inflexão são a Ásia Central e a África, graças à criação de políticas, concepções e estruturas como a «Grande Ásia Central» e o AFRICOM. Isto não significa porém que tais modificações anulem a continuidade essencial de certos parâmetros da GWOT e a Grande Estratégia actualmente prosseguida pela Administração norte-americana.
Palavras-chave: George Bush; Grande Estratégia; Guerra ao Terrorismo; África; Ásia Central
Bush and the future of the United States strategic policies: from GWOT to the «Long War».
The Global War on Terror has now become the Long War. Lessons learned in Afghanistan and Iraq and the evolution of GWOT have led Washington back to multilateral realism. Central Asia and Africa are good examples of the new policies that have developed the Greater Central Asia concept and created AFRICOM. However those adjustments will not change the main priorities of GWOT and of the Grand Strategy that was defined by the present administration.
Keywords: George Bush; Grand Strategy; War on Terror; Africa; Central Ásia
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NOTAS
1 Cf. GARCÍA CANTALAPIEDRA, David «Peace through Primacy»: la Administración Bush, la política exterior de EEUU y las bases de una Primacía Imperial. UNISCI Papers n.º 30. Fevereiro de 2004.
2 The Presidents State of the Union Address. The United States Capitol. Washington D.C. The White House. Office of the Press Secretary. January 29, 2002; Under-Secretary of State for Arms Control and International Security John Bolton. Beyond the Axis of Evil: Additional Threats from Weapons of Mass Destruction. Remarks to Heritage Foundation. May 6, 2002. Department of State. Washington D.C.
3 USNORTHCOMMAND . Definition of mission.
4 Esta aproximação já se podia observar em obras académicas desde o fim da Guerra Fria. Cf. BUZAN, Barry «New patterns of global security in the twenty-first century.» In International Affairs. Vol. 67, N.º 3. 1991.
5 KENNEDY, Paul (ed) Grand Strategies in War and Peace. New Haven: Yale University Press, 1991, pp. 4-5. [ Links ]
6 Cf. GARCÍA CANTALAPIEDRA, David EEUU y la Construcción de un Nuevo Orden Mundial: la Administración Bush, las Relaciones Transatlánticas y la Seguridad Europea (1989-1992). Tese de doutoramento. Departamento de Estudios Internacionales. Facultad de CC . Políticas y de la Administración, UCM , 2001.
7 Policy Planning Staff. PPS paper. «Basis Issues raised by Draft NSC ». Reappraisal of US Objectives and Strategy for National Security. ND , FRUS 1952-54, n.º 2, pp. 64--65.
8 Cf. GARCÍA CANTALAPIEDRA, D. Una Estrategia de Primacía: la Administración Bush, las Relaciones Transatlánticas y la construcción de un Nuevo Orden Mundial 1989-1992. UNISCI Papers n.º 23-24. Madrid, 2002, pp. 11-12.
9 Este projecto de 46 páginas criou grande celeuma ao serem filtradas certas partes à imprensa, o que obrigou à sua reformulação, ainda que, de forma implícita, a sua filosofia e objectivos se tenham mantido.
10 PRESIDENT RONALD REAGAN National Security Strategy of the United States 1988. Washington DC : The White House, 1988, p.1; PRESIDENT GEORGE BUSH National Security Strategy of the United States. Agosto de 1991, pp. 4, 7; PRESIDENT WILLIAM CLINTON National Security of Engagement and Enlargement. Fevereiro de 1996, p. 2; PRESIDENT WILLIAM CLINTON National Security for a New Century, 1998, p. 5.
11 SECRETARY OF DEFENSE DONALD RUMSFELD «Guidance and terms of reference for the 2001». In Quadrennial Defense Review, 22 de Junho de 2001, p. 1.
12 Augusto realiza uma modificação constitucional ao estabelecer sob a sua pessoa os dois aspectos do Imperium em 27 a. C., mas deixa virtualmente intacta a estrutura institucional e constitucional da República. Considera-se que o exercício do poder e a sua natureza foram modificados substancialmente, estabelecendo o início da era imperial de Roma.
13 Cf. SCHLESINGER , A. The Imperial Presidency. Boston: Houghton Mifflin, 1974.
14 «Americas World». In The Economist. 23 de Outubro de 1999, p. 15.
15 Para uma revisão desta política cf. GARCÍA CANTALAPIEDRA, David «Irak, la política exterior de EEU y las elecciones presidenciales de noviembre». In UNISCI Discussion Papers. Outubro de 2004.
16 «National Security Decision Directive NSDD 138. Combating Terrorism». The White House. 3 de Abril de 1984; «NSD 207. The National Program for Combating Terrorism», 20 de Janeiro de 1986.
17 Cf. «NSDD 277. National Policy and Strategy for Low Intensity Conflict». The White House. 15 de Junho de 1987; «NSD 159. Covert Action Policy Approval and Coordination Procedures». 18 de Janeiro de 1985.
18 «NSDD 277, p. 1: «The US has responded to Low Intensity Conflict through a counter terrorist policy, political and economic support of developing nations, helping governments combat LI aggression, contingency operations, suppression of illegal drug trafficking and peacekeeping operations.»
19 PRESIDENT GEORGE W. BUSH President discusses American and European Alliance in Belgium. Bruxelas: The Office of Press Secretary, The White House, 21 de Fevereiro de 2005.
20 «NATOs Military Concept for Defense Against Terrorism». Outubro de 2003. Disponível em: www.nato.int/ims/docu/terrorism.htm).
21 SOLANA, Javier «A secure Europe in a better world». In European Council (Thessaloniki, Greece). 20 de Junho de 2003, pp.7-11.
22 BECK, Ulrich Risk Society: Towards a New Modernity. Londres: Sage, 1992.
23 SECRETARY OF DEFENSE DONALD RUMSFELD . National Press Club. 2 de Fevereiro de 2006.
24 «US military presence in Iraq: Implications for global defense posture. Deputy Secretary of Defense Paul Wolfowitz. Statement before the House Armed Service Committee. Washington D.C. June 18, 2003».