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Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Tékhne  n.9 Barcelos jun. 2008

 

b-Learning: impacto no desenvolvimento de competências no ensino superior politécnico

Nídia Salomé Morais[1], Isabel Cabrita[2]

salome@esev.ipv.pt, icabrita@ua.pt

(recebido em 24 de Março de 2008; aceite em 6 de Maio de 2008)

 

 

Resumo. Os ambientes virtuais de aprendizagem poderão constituir-se como soluções bastante interessantes, capazes de complementar o ensino presencial e de favorecer uma participação mais activa e autónoma do aluno durante o processo de aprendizagem, consonante com o espírito de Bolonha. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo com o intuito de se avaliar o impacto de um ambiente virtual, complementar de sessões presenciais, no desenvolvimento de competências transversais e específicas num grupo de alunos do ensino superior. Os resultados obtidos permitem concluir positivamente sobre a adopção de ambientes virtuais, sobretudo pelas vantagens identificadas a nível da interacção, bem como a nível do acesso a conteúdos e serviços.

Palavras-chave: ambientes virtuais de aprendizagem, e-Learning, b-Learning, aprendizagem colaborativa, comunicação, interacção.

 

 

Abstract. Virtual learning environments may constitute themselves as very interesting solutions, capable of fulfilling presential education scenarios and promoting more active student participation, in accordance to the Bologna education model. Taking this into consideration, a study was developed with the main goal of evaluating the impact of a virtual learning environment in the development of transversal and specific skills in a group of students at a higher education level. The gathered data allowed us to draw positive conclusions about the use of virtual learning environments, at an interaction level and regarding the advantages in the access to content and services.

Keywords: virtual learning environment, e-Learning, b-Learning, collaborative learning, communication, interaction.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

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[1] Escola Superior de Educação de Viseu – Área Científica das Tecnologias da Informação e Comunicação

[2] Universidade de Aveiro – Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa