SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Efeito do treino dos músculos inspiratórios sobre a pressão inspiratória máxima e a autonomia funcional de idosos asilados: Pimáx e autonomia funcional em idosos asiladosCaracterização dos niveis de ansiedade em praticantes de atletismo: Níveis de Ansiedade no Atletismo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Motri. v.3 n.1 Santa Maria da Feira jan. 2007

 

O desenvolvimento da proficiência motora em crianças ciganas e não ciganas: um estudo comparativo.

Etnicidade e desenvolvimento motor

José Francisco Filipe Marmeleira 1

João Paulo Abreu 1

1Universidade de Évora, Portugal

 

RESUMO

O objectivo deste trabalho foi o de estudar possíveis influências da etnia sobre o desenvolvimento motor. Para tal foi constituída uma amostra de 60 crianças de ambos os géneros com 7, 8 e 9 anos de idade: 30 crianças ciganas que frequentavam uma escola do 1º ciclo em Moura; 30 crianças não ciganas que frequentavam uma escola do 1º ciclo em Lisboa. Para estudo e comparação dos níveis de desenvolvimento motor dos dois grupos da amostra, foi utilizada a forma reduzida do Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky. Concluiu-se que as crianças não ciganas em comparação com crianças de etnia cigana, apresentavam valores significativamente superiores da motricidade global (p=0,015), da motricidade fina (p=0,000) e da própria proficiência motora (p=0,005).

Palavras-chave: proficiência motora, meio sócio-cultural, etnia cigana

 

The motor proficiency development in gypsy and non-gypsy children: a comparative study

ABSTRACT

The objective of this study was to investigate possible influences of ethnicity on motor development. The sample comprised 60 children of both genders with 7, 8 and 9 years of age: 30 gypsy children who attended an elementary school in Moura; 30 non-gypsy children who attended an elementary school in Lisboa. The short form of the Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency was used to study and compare the motor development level of the sample groups. We concluded that the non-gypsy children in comparison to the gypsy children, revealed significative superior results in gross motor performance (p=0,015), fine motor performance (p=0,000) and in motor proficiency (p=0,005).  

Key-words: motor development, sociocultural background, gypsies

 

Texto Completo disponível apenas em PDF

Full text only available in PDF

 

 REFERÊNCIAS

1. Bruininks R. (1978). Bruininks-Oseretsky Motor Proficiency Test (BOMPT): Examiner´s manual. Minnesota: American Guidance Services.

2. Carvalho A. (1994). Desenvolvimento, capacidades motoras e rendimento motor: a influencia dos contextos rural e urbano. Dissertação de Mestrado não publicada. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana.        [ Links ]

3. Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância (2002). Segundo relatório sobre Portugal. Estrasburgo: Conselho da Europa.

4. Costa A. (1991). Desenvolvimento motor: análise comparativa de dois grupos étnicos, masculinos e femininos, de crianças dos 7 aos 9 anos. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física. 2-3:139-158.

5. Fonseca V, Dinis A, Moreira N. (1994). Proficiência em crianças normais e com dificuldades de aprendizagem: estudo comparativo e correlativo com base no Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky. Rev Ed Esp Reabilitação. 2:7-41.

6. Krombholz H. (1997) Physical performance in relation to age, sex, social class and sports activities in kindergarten and elementary school. Perceptual and Motor Skills. 84(3 Pt 2):1168-70.

7. Levinson MP. (2005). The role of play in the formation and maintenance of cultural identity: gypsy children in home and school contexts. J Cont Ethnography. 34(5):499-532.

8. McKenzie TL, Sallis JF, Elder JP, Berry CC, Hoy PL, Nader PR, Zive MM, Broyles SL. (1997). Physical activity levels and prompts in young children at recess: a two-year study of a bi-ethnic sample. Res Quart Exerc and Sport. 68(3):195-202.

9. McKenzie TL, Sallis JF, Nader PR, Broyles SL, Nelson JA. (1992). Anglo- and Mexican-American preschoolers at home and at recess: activity patterns and environmental influences. J Dev and Beh Ped. 13(3):173-80.

10. Moreno D, Vasconcelos O. (2003). Aptidão física, estatuto maturacional e indicadores biossociais: estudo em adolescentes do sexo feminino de dois meios distintos (rural e urbano). In: Congresso Internacional mulheres e desporto: agir para a mudança. Porto.

11. Neto C. (1979). A criança, o Espaço e Desenvolvimento Motor. Ludens. 3(2/3):35-45.

12. Neto C. (2003). Tempo e espaço de jogo para a criança: rotinas e mudanças sociais. In Carlos Neto (ed.), Jogo & desenvolvimento da criança. Lisboa: edições FMH. p. 10-22.

13. Observatório Europeu para o Racismo e a Xenofobia (2004). Migrants, minorities and education: documenting discrimination and integration in 15 member states of the European Union. Luxembourg: office for official publications of the European Communities.

14. O'Loughlin J, Paradis G, Kishchuk N, Barnett T, Renaud L. (1999). Prevalence and correlates of physical activity behaviors among elementary schoolchildren in multiethnic, low income, inner-city neighborhoods in Montreal, Canada. Ann Epidem. 9(7):394-6.

15. Ozdirenc M, Ozcan A, Akin F, Gelecek N. (2005). Physical fitness in rural children compared with urban children in Turkey. Ped Int. 47(1):26-31.

16. Patrick K, Norman GJ, Calfas KJ, Sallis JF, Zabinski MF, Rupp J, Cella J. (2004). Diet, physical activity, and sedentary behaviors as risk factors for overweight in adolescence. Arc Ped Adol Med. 158(4):385-90.

17. Peixeiro R. (1995). Desenvolvimento das capacidades físicas em crianças dos 6 aos 9 anos de idade no meio rural, misto e urbano: um estudo comparativo. Dissertação de Monografia não publicada. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana.

18. Pimentel J. (1985). Os dados psicológicos: espaço e seu significado no desenvolvimento da criança segundo H. Wallon. Ludens. 9(3):39-43.

19. Pimentel J, Oliveira J. (2003). Influência do meio no desenvolvimento da coordenação motora global e fina: estudo com crianças de 9 e 10 anos da cidade do Porto e da Beira Alta. Horizonte. 18(105):34-37.

20. Pissarra M. (1993). Desenvolvimento motor e envolvimento social: estudo do crescimento e desenvolvimento das capacidades motoras em crianças dos 7 aos 9 anos de idade nos meios rural e urbano. Dissertação de Mestrado não publicada. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana.

21. Serra M. (1992). Desenvolvimento motor, jogo e contexto cultural: estudo comparativo da actividade de crianças com 6,7,8 e 9 anos pertencentes a Meios Socioculturais diferenciados. Dissertação de Mestrado não publicada. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana.

22. Serrano J, Neto C. (2003). As rotinas de vida diária das crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos nos meios rural e urbano. In Carlos Neto (ed.), Jogo & desenvolvimento da criança Lisboa: edições FMH. p. 206-225.

23. Taks M, Renson R, Beunen G, Claessens A, Colla M, Lefreve J, Ostyn M, Schueremans C, Simons J, Van Gerven D, Vanreusel B. (1991). Sociogeographic variation in the physical fitness of a cross-sectional sample of Flemish girls 13 to 18 years of age. Am J Hum Biol. 3(5):503-513.

24. Thomson RW, Soós I. (2005). Rroma culture and physical culture in hungary. International review for the sociology of sport. 40(2):255-263.

25. Tsimeas, P.D., Tsiokanos, A.L., Koutedakis, Y., Tsigilis, N. & Kellis, S. (2005). Does living in urban or rural settings affect aspects of physical fitness in children? An allometric approach. Brit J Sports Med. 39(9):671-674.

 

Data de submissão: Março 2006

Data de Aceite: Dezembro 2006

 

Correspondência

José Marmeleira.

Rua Marechal Francisco da Costa Gomes, lote 1,

7080-019 Vendas Novas

jmarmel@uevora.pt

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons