SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Physical exercise, salivary IgA and mood states of elderly people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Motri. vol.4 no.1 Santa Maria da Feira Mar. 2008

 

EDITORIAL

 

Um ciclo chega ao fim e outro se inicia, tal como na natureza, um trajecto e um projecto comum, a Revista Motricidade.

Findo um ciclo de três anos que reflectiu e personalizou uma equipa liderada pelo Prof. dr. Vitor Reis, com o intuito de dinamizar e imbuir a nossa sociedade de promoção e divulgação do bom que se faz cá pelo burgo e por além fronteiras, de investigação consolidada por consagrados e promissores investigadores.

A anterior equipa editorial, conseguiu atingir um elevado nível de qualidade dos Artigos publicados, sendo um orgulho para todos nós que gostamos e trabalhamos de forma afincada, incisiva e profícua na Investigação e na promoção e divulgação da Investigação com sotaque de lusofonia.

Ao constituir a equipa editorial que agora inicia funções, procuramos garantir uma composição alargada que nos permita assegurar competência, qualidade, criatividade, irreverência e originalidade. Tentamos aliar a sapiência e experiência dos colegas que são referências Nacionais e Internacionais à qualidade e excelência de uma nova geração promissora de Investigadores na Área do Desporto e da Saúde, no intuito de levarmos a bom porto os objectivos a que nos propomos.

Objectivos esses que passam de uma forma clara por:

- Contribuir para que a Revista Motricidade seja um reflexo premente e actuante da informação, do conhecimento e do saber que diariamente são gerados no seio das nossas especialidades, desporto e saúde. Para a concretização deste objectivo adoptaremos estratégias activas e irreverentes que nos permitam estimular a publicação de artigos e de trabalhos de investigação que sejam objecto de comunicação em Congressos, Seminários e Colóquios, Nacionais e Internacionais.

- Expandir a oferta editorial nomeadamente e preferencialmente em 4 áreas específicas:

1. Saúde, Desporto e Actividade Física

a.Actividade Física e qualidade de vida; b.Actividade Física em populações especiais; c.Actividade Física na terceira Idade; d.Actividade Física, genética e saúde; e.Actividade Física e diversidade.

2. Treino e Rendimento Desportivo

a.Metodologia do Treino; b.Tecnologia adaptada ao Desporto Rendimento; c.Treino de capacidades coordenativas, condicionais e cognitivas; d.Treino da técnica, táctica em desporto Rendimento; e.Biomecânica e Rendimento Desportivo; f.Psicologia Desportiva.

3. Educação Física e Desporto

a.Educação Física Escolar; b.Educação Física e Desporto Escolar; c.Formação e Avaliação em Educação Física; d.Formação e Avaliação dos Profissionais de Educação Física e de Desporto.

4. Gestão, Organização e Factores Sociais da Actividade Física e Desporto

a.Equipamento e Instalações desportivas; b.Gestão e organização do desporto; c.Actividade física para todos; d.Desporto e turismo; e.Direito desportivo.

- Procurar promover a colaboração e a cooperação com os departamentos Universitários de várias Instituições, protocolando diversas formas conjuntas de intervenção.

A Revista Motricidade, referencia um idioma e por via dele o espaço em que o português serve de instrumento de comunicação. Ou seja, mais do que afirmar a língua portuguesa, a revista pretende congregar, estimular, promover e divulgar a comunidade académica, científica e sócio-profissional que pensa, reflecte e fundamenta em português os problemas do desporto e da saúde em sentido lato. Ela é pois movida por um espírito de inclusão e abertura e não de exclusão e clausura. Não se confina às grandezas da nação ou região; o seu horizonte é o da internacionalização.

Por tudo isto estamos convencidos que a Revista Motricidade, na sua nova etapa, vai constituir-se como um órgão mais eficaz para difundir e expandir todas as estruturas que renovam o corpo doutrinal que sustenta a nossa profissão e o nosso carácter, divulgando o trabalho e a persistência de todos aqueles que pretendem dar uma “pedrada no charco” no que à investigação de âmbito científico diz respeito.

 

Ruben Gonçalves Pereira

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License