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Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Motri. v.7 n.1 Vila Real  2011

 

Efeito da orientação domiciliar no desempenho funcional de crianças com necessidades especiais

 

S.L. Pavão, F.P.S. Silva, N.A.C. Rocha

Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil

Endereço para correspondência

 

RESUMO

Crianças com necessidades especiais apresentam disfunções neuro-sensório-motoras que limitam sua funcionalidade e participação social. Os cuidados dispensados pelos cuidadores a essas crianças podem reduzir essas limitações aumentando o grau de participação. O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito da orientação domiciliar na funcionalidade de crianças com necessidades especiais em atividades de vida diária. Trinta e um cuidadores de crianças foram divididos aleatoriamente em dois grupos: Orientado (GO, n = 17) e Controle (GC, n = 14). Ambos os grupos foram submetidos ao PEDI (Pediatric Evaluation of Disability Inventory) no início do estudo e após três meses. Nesses três meses, o GO recebeu orientação domiciliar individualizada sobre banho, troca de roupas, alimentação e transporte da criança especial. A avaliação com o PEDI revelou aumento significativo nas pontuações do GO em auto-cuidado e função social na escala de habilidades funcionais, bem como em auto-cuidado na escala de assistência do cuidador. Sugere-se que a orientação domiciliar e individualizada a cuidadores seja eficaz para elevar o nível de funcionalidade de crianças com necessidades especiais em áreas de auto-cuidado e função social de acordo com o PEDI. Sendo, assim, uma forma simples e eficiente de intervenção junto à família.

Palavras-chave: orientação, cuidadores, desempenho funcional, crianças, PEDI

 

The effect of in-home instruction on the functional performance of children with special needs

ABSTRACT

Children with special needs are known to have neurosensorymotor disorders that lead to both difficulties and limitations in their functionality and social participation. The care provided by caregivers to these children may reduce such limitations improving participation. The purpose of the present study was to verify the effect of in-home instruction on the functional performance of children with special needs during their daily activities. Thirty-one caregivers of children were randomly divided into two groups: Instructed (IG, n = 17) and Control (CG, n = 14). Both groups were submitted to the Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) at baseline and after three months. The IG received individualized in-home instruction over this three-month period on how to bathe, change clothes, feed and carry the child with special needs. The PEDI evaluation revealed that IG significantly increased PEDI score in the self-care and social function on the functional skills scale as well as in the self-care on the caregiver assistance scale. Individualized in-home instruction to caregivers is suggested to be effective in improving the level of independence of children with special needs in the self-care and social function in the PEDI. This is a simple and effective intervention with the family.

Keywords: instruction, caregivers, functional performance, children, PEDI

 

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Endereço para correspondência: Silvia Leticia Pavão, Rua Rodrigues Alves, 731, CEP 17250-000, Centro Bariri, São Paulo, Brasil.

E-mail: silvia_pavao@hotmail.com

 

Submetido: 24.04.2010  Aceite: 21.06.2010

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