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Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Motri. vol.12  supl.1 Ribeira de Pena Dec. 2016

 

EDITORIAL

 

Contribuição social da formação científica em Educação Física

 

The social contribution of Physical Education scientific training

 

 

José Airton F. Pontes Junior1,2,*

1Centro Universitário Católica de Quixadá, Ceará, Brasil.
2Universidade do Minho, Braga, Portugal.

 

 

A formação da sociedade ocidental tem sido fortemente influenciada pelo avanço tecnológico em diversos setores e de serviços especializados. Para isso, faz-se necessário o desenvolvimento de recursos humanos de alta qualificação fundamentados na formação cientifica, sendo essa caracterizada pela relação entre conhecimento científico e filosófico. Profissionais com formação de nível superior tendem a potencializar a valorização da área por meio de serviços de melhor qualidade. No caso da Educação Física, tanto as tecnologias quanto os serviços especializados são muito recentes e historicamente concentrados no Sul-Sudeste brasileiro e que apenas nos últimos 15 anos cresceram exponencialmente nas demais regiões.

Para a formação desses profissionais é necessário professores mestres e doutores com o perfil e experiências de pesquisadores. Esses professores/ pesquisadores no campo da Educação Física ainda estavam em número incipiente no Norte e Nordeste. As alternativas no início dos anos 2000 foram: 1) trazer pesquisadores de outros estados e/ou 2) formar pesquisadores em áreas correlatas. Essas duas alternativas impulsionaram de tal forma a Educação Física no Ceará que, no início dos anos 2000, o estado possuía apenas 4 cursos de graduação e que hoje supera 20 e com várias possibilidades de pós-graduação lato sensu na área.

A organização do I Simpósio de Atividade Física relacionada a Saúde do Centro Universitário Católica de Quixadá (I SAFS UniCatólica), ocorrido de 10 a 12 de novembro na cidade de Quixadá, Ceará-Brasil, foi ao encontro da discussão sobre Atividade Física relacionada à saúde em diversas perspectivas.

Este Suplemento apresenta 12 trabalhos completos com as seguintes temáticas: conhecimento de escolares, saúde do idoso, saúde de estudantes, desempenho motor, oclusão vascular e formação em Educação Física, advindos de pesquisadores de diversos estados do Brasil, Portugal e Estados Unidos. Além disso, foram oportunizados momentos de discussão entre os autores, os avaliadores e o público presente, sendo esse composto por alunos de graduação, pós-graduação e professores de diversas instituições e áreas. Acrescenta-se que os resultados das pesquisas do I SAFS UniCatólica evidenciam resultados de investigações realizadas em vários locais do Brasil.

No entanto, vale ressaltar que esse evento e produção científica foram organizados em uma região historicamente sofrida pela seca do Sertão Nordestino e por extremas dificuldades de desenvolvimento social e educacional básico.

A instituição sede do evento é um marco na formação de profissionais, principalmente na área da saúde. Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física possuem ações de ensino, pesquisa e extensão que vêm contribuindo com a valorização da área na região, tanto em nível da Educação Básica e atendimento ao público, quanto no nível superior, visto que situações como esta só ocorriam na capital do Estado e agora está ofertada no interior, em Quixadá e que atente municípios adjacentes.

A pesquisa científica tem superado as expectativas com os grupos de pesquisa liderados por pesquisadores com mestrado e doutorado em áreas como Educação, Saúde Pública, Políticas Públicas, Ciência do Esporte e Educação Física. Com isso, o I SAFS apresentou os produtos de investigação oriundos diretamente de docentes da UniCatólica, bem como de parcerias com outras instituições do estado do Ceará (como o IFCE e UFC), do país (UFRGS, IFPA e UESB) e do exterior (UTAD, UCoimbra e UMinho).

Esses professores e grupos de pesquisa estão contribuindo diretamente com a formação de profissionais na região. É tão complexa essa reflexão que tentar dimensiona-la é correr o risco de ser reducionista, mas cabe inferir que: i) potencializa a formação de profissionais de Educação Física fortemente vinculados à necessidade de constante atualização do conhecimento científico da área; ii) promove o intercâmbio de experiências acadêmicas e profissionais; iii) proporciona a valorização e aprimoramento técnico-científico da área na instituição; e iv) valoriza o profissional no campo político-social.

Se até as décadas de 1990 e 2000 essas quatro inferências dependiam de professores advindos da capital ou de outras regiões, atualmente esses docentes estão percebendo a região como um crescente polo de investigação e atuação profissional. Com isso, a cultura de científica em Atividade Física relacionada a saúde além de fundamentar a atuação do profissional Educação Física, promove a formação crítico-reflexiva e política.

Os resultados já observados na realidade da cidade de Quixadá e demais municípios que têm acesso à instituição são lutas políticas por melhores condições de trabalho (tempo de aula de Educação Física na escola, valorização salarial da profissão, cargos em concursos e carreira, dentre outros), ascensão em funções de maior tomada de decisões (como secretarias de Educação, Esporte e Saúde), busca por formação continuada, programas de Saúde nas escolas e demais campos de atuação e intervenção fundamentos em formação científica.

E a cadeia de consequências dessas ações acadêmicas não cessa no I SAFS UniCatólica. Os discentes egressos e os docentes anseiam por pós-graduações lato sensu e stricto sensu. Além disso, o esse evento traz para a região pesquisadores que pouco tinham conhecimentos sobre o Ceará (ou mesmo o Nordeste brasileiro) e que passam a dimensionar o real impacto de suas produções, como são interpretados nos diferentes contextos e a formação de recursos humanos de alta qualificação (mestrado e doutorado) que esses pesquisadores podem promover se oportunizarem espaços para a inserção dos egressos da região.

O I SAFS UniCatólica marca o início da busca pelo intercâmbio científico de alta qualidade na região do sertão central cearense, gerando imensas possibilidades de aprimoramento técnico-científico dos futuros professores e pesquisadores de Educação Física no Ceará.

 

 

*Autor correspondente: Curso de Educação Física, UniCatólica, R. Juvêncio Alves, 660, Quixadá, Brasil. CEP: 63900-257, Brasil Email: japontesjr@gmail.com

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