SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Ressecção artroscópica do impacto anterolateral do tornozelo em pacientes com instabilidade funcional crônica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

versão impressa ISSN 1646-2122versão On-line ISSN 1646-2939

Rev. Port. Ortop. Traum. vol.26 no.1 Lisboa mar. 2018

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

Cristina Alves

Editora RPOT

 

A Ortopedia portuguesa é parca em exemplos de investigação multicêntrica, envolvendo múltiplas instituições e investigadores. Não existindo dados objectivos referentes à génese desta realidade, poder-se-á supor uma origem multifactorial, sendo provavelmente importantes os receios relativos à capacidade de coordenação, definição de liderança e autoria deste tipo de estudos, aliados à exiguidade de recursos disponíveis para a realização de investigação científica.

Em 2018, a RPOT incita os ortopedistas portugueses a construírem redes de colaboração, que permitam desenvolver estudos multicêntricos, aglomerando múltiplos autores e instituições, com consequente aumento do tamanho das amostras e da possibilidade de generalização dos resultados obtidos. Este desafio poderá ser particularmente interessante e aliciante para os Jovens Especialistas e Médicos da Formação Específica em Ortopedia, organizados em estruturas altamente dinâmicas como a JESPOT e a CISPOT. A SPOT, Sociedades Afiliadas, Secções e Grupos de Estudo, podem também desempenhar um papel fulcral junto de instituições públicas e privadas na captação de recursos e fundos destinados à investigação científica colaborativa. Além das vantagens em termos de metodologia científica, a investigação multicêntrica tem geralmente um impacto positivo significativo no aumento da qualidade dos cuidados prestados aos Doentes e Populações.

É tempo de cada um de nós olhar em volta, sair da sua zona de conforto, e perguntar a si próprio como e com quem pode Colaborar Mais e Melhor... e dar o primeiro passo. A RPOT quer publicar os resultados dessas colaborações!

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons