SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue1Translucency and color differences of polycrystalline ceramic materials before and after layering author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

Print version ISSN 1646-2890On-line version ISSN 1647-6700

Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac vol.64 no.1 Lisboa Mar. 2023  Epub Mar 30, 2023

https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2023.03.1053 

Editorial

In Memoriam Professor Dr. António Augusto

In Memoriam: Professor Dr. António Augusto Faria Gomes

António de Vasconcelos Tavares1 
http://orcid.org/0000-0003-0137-922X

1 Presidente da SPEMD(1998-2001), Lisboa, Portugal


Figura 1: Professor Dr. António Augusto Faria Gomes 

É com natural emoção que dou público testemunho do profundo respeito, admiração e afecto, que o Sr. Professor Dr. António Augusto Faria Gomes (Figura 1) incutiu em todos os que o acompanharam, ao longo da vida.

Como seu amigo sinto-me privilegiado por, ao longo de quase cinco décadas, ter usufruído dos seus ensinamentos, num convívio humanamente rico e academicamente inspirador. Ao recordar esses belos momentos, sinto na pele as palavras de Eça, no maravilhoso texto das notas contemporâneas, sobre Anthero de Quental “sentei-me num degrau quasi aos pés de Anthero, que improvisava, a escutar num enlevo, como um discípulo. E para sempre assim me conservei na vida”.

Em primeiro lugar era um Amigo, depois um professor e um mestre que soube construir com sabedoria, amor e verdade, o caminho para a realização dos sonhos, enfrentando as inevitáveis agruras da vida.

Nos vários cargos que exerceu deixou sempre um cunho marcante de incontestável competência. Foi assim o seu desempenho na vida e também na sua nobre missão de Professor da Universidade de Coimbra e de co-fundador da Licenciatura em Medicina Dentária da mesma Universidade. O mestre, cuja maneira de estar era ser ele próprio, com a sua modéstia, a sua solidariedade e a dedicação, perfeccionismo, bom senso e tolerância. Uma postura serena, a voz tranquila e presença gentil e afável.

O olhar inteligente e perspicaz refletindo profundos afetos, é assim que o irei sempre recordar. Era um homem muito culto, de grande honestidade, conservador nos valores e nos princípios, que sempre lutou pelos seus ideais de verdade, racionalidade e excelência intelectual, saudavelmente determinado por méritos, somente ao alcance de escasso número de seres humanos.

As atenções que me dedicou e o incentivo que sempre me soube transmitir ficarão gravados na minha memória, com um sentimento de profunda gratidão.

Na universidade, como na vida, há mesmo pessoas insubstituíveis. São raras, é verdade, mas há. O Professor Faria Gomes era uma dessas pessoas. Pela inteligência. Pelo afecto. Pela palavra amiga. Pela dedicação. Pela capacidade de aproximar, de mobilizar, de despertar o melhor que existe em cada um de nós e nas instituições.

A sua presença é grande, é plena de passado e de futuro. A Universidade deve-lhe muito. No ensino e na ciência. Portugal também. Sabemos bem que pessoas desta envergadura não nascem todos os dias.

Conheci o Professor Faria Gomes em Coimbra, em fevereiro de 1973. Fazia parte do meu Júri de exame à Ordem dos Médicos, especialidade de Estomatologia.

Recebido: 28 de Março de 2023; Aceito: 29 de Março de 2023

* Corresponding author. António de Vasconcelos Tavares E-mail address: antoniotavares@mac.com

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons