SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Prolapso uterino ou alongamento cervical causado por mioma? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versión impresa ISSN 1646-5830

Acta Obstet Ginecol Port vol.17 no.1 Algés mar. 2023  Epub 31-Mar-2023

 

Para Além da Ciência/Beyond Science

In Memorian - Prof. Henrique Miguel

Daniel Pereira da Silva1 

1. Ginecologista, Clínica Ginecológica de Coimbra,Coimbra, Portugal.


Faleceu no passado dia 8 de Dezembro o Prof. Henrique Miguel Resende de Oliveira que marcou várias gerações de ginecologistas.

Tive o privilégio de o conhecer de perto, de viver com ele momentos marcantes, foi uma referência que merece ser citada a todos os títulos.

Por essa razão deixo aqui um texto que lhe dediquei aquando de uma singela homenagem que a Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) lhe prestou em 2001 por ocasião do IX Congresso.

Ele confidenciou-me que gostou das minhas palavras, que se revia no retrato que eu ousara traçar sobre a sua personalidade.

Por tudo, mas também por isso, fica aqui a derradeira homenagem a um dos nossos Mestres.

Exm.o Senhor Professor Henrique Miguel

Homenageamos o Ginecologista, o Académico... o Homem.

O ginecologista que viveu e vive esta disciplina médica, com o carinho e a profundidade de quem ama, mas igualmente com a obsessão da curiosidade, a obsessão de quem insanamente procura.

Procura o que? ... Procura compreender ... procura o melhor.

Foi esta dimensão, que o fez associar a um grupo de notáveis ginecologistas, verdadeiros obreiros da identidade da ginecologia portuguesa, para fundaram a instituição de que muito nos orgulhamos - a Sociedade Portuguesa de Ginecologia.

O Prof. Doutor Henrique Miguel Resende de Oliveira foi Presidente da 1.a Direção de 1975 a 1978. Foi um mandato extremamente importante. Foram definitivamente implantados os alicerces de uma Sociedade Científica, que veio a tornar-se progressivamente mais dinâmica e atuante, fazendo com que os laços que nos ligam a todos, desde aqueles que trabalham no hospital mais humilde aos que o fazem no mais diferenciado, tenha uma matriz identitária muito forte e rica.

Mais tarde volta a ser presidente da Direção, no mandato para o triénio 1991-1993, que eu tive a honra de integrar como Secretário-Geral. Esse período foi marcado por acontecimentos muito especiais, que revelaram em plenitude a personalidade do Prof. Henrique Miguel.

Eu que o acompanhei de muito perto, vivi e senti esses momentos com alguma intimidade ... fui profundamente tocado pela nobreza do seu carácter.

Ao longo dos 28 anos de vida da SPG, colaborou inúmeras vezes nas nossas reuniões científicas. Contagiou-nos com o seu entusiasmo, com a eloquência das suas exposições, com a clareza dos seus raciocínios. Deu-nos melhor de si próprio.

O pedagogo brilhante ... O Mestre Insigne... O visionário científico... conferiu às nossas sessões a luz e dimensão que só uma inteligência superior, um espírito rebelde, especulativo e audaz é capaz.

Pretendemos homenagear igualmente o Académico. O brilhante Professor que continuou, engrandeceu, projetou e fez escola. A Escola de Ginecologia de Coimbra, de que todos nos orgulhamos.

Vem-me à memória, neste momento, o velho hospital da Universidade de Coimbra, há uns bons anos atrás. Como aluno do 5.o ano médico, frequentava a disciplina de ginecologia, que tinha como Professor Catedrático o Prof. Doutor Ibérico Nogueira. Tive a felicidade de ter como assistente o Prof Dr Henrique Miguel, o que veio a marcar definitivamente a minha vida.

A paixão com que nos falava das diversas matérias era contagiante. Tudo tinha vida própria, tudo tinha uma razão de ser e um significado profundo.

Os estrogénios .... ah!... os estrogénios eram tratados como perolas, como diamantes, que era necessário lapidar em cada prescrição clínica.

As Trichomonas? Descrevia-as com uma beleza singular, em termos eloquentes que fazia lembrar o seu saudoso pai - Prof. Doutor Henrique de Oliveira, que tinha sido nosso Professor na disciplina de Bacteriologia e Parazitologia do 3.o ano médico.

Eram aulas, dissertações, que emergiam do seu espírito inquieto, da sua curiosidade insana, que tocaram muito de perto várias gerações de alunos e de especialistas.

Homenageamos o Homem:

O homem com a atitude vertical, no qual se confrontam com grande veemência várias facetas:

Frontal e sincero.

Truculento e provocador.

Argumentador brilhante e, por vezes, mordaz.

Arguto e sibilino.

Impetuoso e afetuoso.

Provocador por excelência e observador atento.

Homem de causas e de firmes convicções.

Perseverante e teimoso.

O prazer especial da polémica e a nobreza da reconciliação.

A violência da fala e a candura da alma.

A agressividade do argumento e o amor pela causa.

A paixão pela coisa e pelo seu contrário.

Sempre grande

Sempre imperioso

Sempre igual a si mesmo.

A grandeza da sua personalidade é, sem sombra de dúvida difícil de resumir em poucas palavras, mas se tivesse que encontrar uma palavra... um conceito que a ele diga respeito com mais propriedade, eu escolheria... paixão:

Pela vida,

Pela querela,

Pela ciência,

Pelas pessoas.

Senhor Professor Henrique Miguel Resende de Oliveira, em meu nome pessoal, da Direção e de todos os sócios da SPG, Bem Haja.

Bem Haja, por tudo o que nos deu ao longo destes anos, pelo privilégio de termos contado consigo.

Bem Haja para sempre.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons