SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Página do PresidentePágina do Editor Chefe índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Angiologia e Cirurgia Vascular

versão impressa ISSN 1646-706X

Angiol Cir Vasc vol.13 no.3 Lisboa dez. 2017

 

PÁGINA DO SECRETÁRIO-GERAL

Página do Secretário-Geral

 

Uma sociedade para todos

A Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascu­lar visa, primordialmente, promover e divulgar a nossa especialidade em Portugal. Esse é o nosso primeiro dever estatutário e o nosso compromisso para com os seus asso­ciados. Entendemos que o superior interesse de promo­ver o melhor tratamento para o doente vascular não pode ficar limitado à promoção e apoio de eventos científicos de formação e atualização para médicos especialistas em Angiologia e Cirurgia Vascular.

É a nossa leitura que a SPACV deve reforçar outras duas importantes vertentes complementares da sua atividade: 1) a integração de outros profissionais de saúde na doença vascular (médicos de outras especialidades, farmacêuti­cos, técnicos, enfermeiros); e 2) promover a contribuição das associações de doentes e atuar para promover a litera­cia em saúde da população em geral.

No sentido de alcançar outros profissionais de saúde, estamos a desenvolver esforços que visam promover a sua integração no diálogo construtivo e formação conti­nuada em patologia vascular. Estamos assim a estabelecer pontes entre as diversas associações profissionais que partilham connosco o diagnostico e terapêutica dos doen­tes, por via de protocolos e ações conjuntas de formação. Propomos também a criação de um novo estatuto de sócio da SPACV, o de sócio afiliado, para enfermeiros, técnicos e outros profissionais devidamente credenciados que dese­jem encontrar na SPACV o espaço para fazer ouvir as suas propostas, discutir ideias e promover a formação nas suas respetivas áreas.

Estamos também empenhados em integrar as associa­ções de doentes no espaço da SPACV, de forma a promover um dialogo construtivo que seguramente trará benefí­cios para ambas as partes. Por último, trabalhámos para proporcionar, no nosso site www.spacv.com, informação relevante e fidedigna sobre epidemiologia, diagnóstico e tratamento de patologia vascular. Na Área do Cidadão, os doentes, suas famílias e demais interessados poderão obter informação em linguagem acessível e simplificada que esperamos ser útil para uma melhor compreensão de diversas patologias e seus tratamentos.

Assim esperamos cumprir a nossa função institucional e o nosso dever fundamental de promover o bom tratamento do doente vascular.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons