SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Página do PresidenteOs médicos, a inovação e a responsabilidade: factos e lições a propósito de uma história exemplar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Angiologia e Cirurgia Vascular

Print version ISSN 1646-706X

Angiol Cir Vasc vol.14 no.1 Lisboa Mar. 2018

 

PÁGINA DO SECRETÁRIO-GERAL

Página do Secretário-Geral

Frederico Bastos Gonçalves

 

Caros colegas,

A formação em Angiologia e Cirurgia Vascular é hoje, como tem sido no passado, uma preocupação nuclear da SPACV. Assim está expresso nos nossos Estatutos, conforme cópia que anexo referente à escritura pública de dia 11 de Dezembro de 2000 assinada pelos outorgantes Joaquim Barbosa, José Daniel Menezes (actual Presidente) e Maria José Ferreira Barbas. Lê-se, no artigo 3º (até hoje inalte­rado): “O objecto consiste numa sociedade científica com carácter formativo e de divulgação profissional (...)”

 

 

Seguindo o trilho traçado pelos fundadores, o actual mandato tem perseguido o propósito de fomentar a educa­ção pós graduada na nossa área da Medicina. Uma forma­ção abrangente, sustentada e de qualidade. Para este fim, criámos a ACADEMIA SPACV, uma estrutura chapéu que visa coordenar toda a actividade formativa.

E que melhor pontapé de saída para a ACADEMIA SPACV do que a organização do 1º Curso de Introdução à Angiologia e Cirurgia Vascular? Este decorreu no dia 20 de Janeiro no cenário romântico da Quinta das Lágrimas, em Coimbra e contou com a presença de todos os novos internos integra­dos no internato complementar da nossa especialidade. O curso foi presidido pelo Dr. José Daniel Menezes que deu o mote dizendo: “Sejam bem vindos. (...) Honrem o Passado e construam o Futuro”. Além de uma introdução à história da nossa especialidade em Portugal e no mundo, foram abor­dados temas teóricos variados e adequados aos forman­dos e houve ainda oportunidade para meter as “mãos na massa” em estações de trabalho de anastomoses vascu­lares, angioplastia e stenting em simuladores, análise de exames de angio-tomografia computorizada em software dedicado e eco-Doppler vascular. O curso teve uma avalia­ção global de “excelente” por parte de 85% dos participan­tes e foi também uma experiência muito acarinhada pelos formadores envolvidos. No próximo Janeiro ocorrerá a segunda edição!

Mas o primeiro semestre de 2018 foi pleno de actividades formativas. A 23 de Fevereiro foi a vez do 1º Curso de Pé Diabético, organizado pelo Núcleo de Pé Diabético coor­denado pela Dra. Joana Martins. Este assunto, na ordem do dia pelas razões sobejamente reconhecidas por todos os Angiologistas e Cirurgiões Vasculares, teve assim um espaço privilegiado para aprendizagem e debate multidis­ciplinar. O programa incluiu não só cirurgiões vasculares e gerais mas também ortopedistas, endocrinologistas, fisia­tras, fisioterapeutas e enfermeiros. Foram 18 os forman­dos que tiveram oportunidade de participar e assim contri­buir para uma melhoria nos cuidados prestados a este grupo particularmente desafiante de doentes.

Apenas 15 dias depois, a 10 de Março, teve lugar outra estreia: a 1ª reunião do Núcleo de Anomalias Vasculares e Cirurgia Vascular Pediátrica, organizada pelo Dr. Perei­ra Albino. Esta reunião foi idealizada para promover um verdadeiro espaço de debate e troca de experiências, e foi isso que testemunharam os cerca de 50 participantes. Foram apresentados casos clínicos de diversas institui­ções nacionais e as opções diagnósticas e terapêuticas foram debatidas com espirito crítico e abertura. Partici­param como formadores, além dos reconhecidos peritos nacionais em anomalias vasculares, alguns dos maiores peritos europeus como o Prof. George Hamilton e o Dr. Juan Carlos Gutierres.

Seguiu-se a já habitual Reunião de Acessos Vasculares para Hemodiálise no dia 14 de Abril, organizada pelo Núcleo de Acessos Vasculares e Transplantação, sob a coordenação do Dr. Paulo Almeida. A reunião, que decorreu no cenário de rara beleza da Fundação Calouste Gulbenkian, foi prece­dida de um curso prático de ecografia aplicada aos acessos vasculares, muito popular e considerado de extraordinária utilidade prática para os participantes. O curso contou com 250 inscrições por parte de médicos de vários quadrantes assim como de enfermeiros especializados em hemodiáli­se. Houve ainda lugar para a apresentação de 20 trabalhos científicos originais, tendo o prémio de melhor comunica­ção sido atribuído à Dra. Inês Antunes do Centro Hospitalar do Porto, intitulado: “Transposição da veia umeral versus próteses arterio-venosas: resultados aos 24 meses.”

Destaco ainda, por último mas não menos importante, a primeira edição do I International Update Course in Angi­ology and Vascular Surgery que decorreu em Madrid, de 4 a 6 de Abril. Participaram como formandos cerca de 60 internos do último ano de formação complementar na península ibérica, dos quais 9 eram Portugueses. Todas as palestras foram apresentadas pelos próprios forman­dos, enquanto que os seus tutores moderavam as sessões. Houve ainda lugar para a realização de workshops técni­cos de nível avançado, adequados à etapa formativa em questão. A participação Portuguesa foi muito elogiada. Além do caracter formativo, a reunião serviu também para criar contactos e desenvolver laços entre a nova geração de Angiologistas e Cirurgiões Vasculares ibéricos. Esta iniciativa resultou de um conjugar de vontades por parte das Sociedades congéneres Portuguesa e Espanhola e foi um primeiro passo para uma maior integração da formação pós-graduada entre os dois países “irmãos”.

Com carácter formativo, finalizo assim agradecendo a todos os formadores e coordenadores de núcleos o empe­nho e dedicação que resultaram nesta pletora educativa que só nos pode orgulhar como sociedade científica. Agra­deço aos formandos, que pela sua resposta e entusiasmo dão sentido a toda esta atividade. E certamente também dirijo uma palavra de reconhecimento e gratidão aos nossos parceiros da indústria, sem os quais seria muito difícil concretizar estas iniciativas.

Bem hajam,

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License