SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Página do PresidenteOs médicos, a inovação e a responsabilidade: factos e lições a propósito de uma história exemplar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Angiologia e Cirurgia Vascular

versão impressa ISSN 1646-706X

Angiol Cir Vasc vol.14 no.1 Lisboa mar. 2018

 

PÁGINA DO SECRETÁRIO-GERAL

Página do Secretário-Geral

Frederico Bastos Gonçalves

 

Caros colegas,

A formação em Angiologia e Cirurgia Vascular é hoje, como tem sido no passado, uma preocupação nuclear da SPACV. Assim está expresso nos nossos Estatutos, conforme cópia que anexo referente à escritura pública de dia 11 de Dezembro de 2000 assinada pelos outorgantes Joaquim Barbosa, José Daniel Menezes (actual Presidente) e Maria José Ferreira Barbas. Lê-se, no artigo 3º (até hoje inalte­rado): “O objecto consiste numa sociedade científica com carácter formativo e de divulgação profissional (...)”

 

 

Seguindo o trilho traçado pelos fundadores, o actual mandato tem perseguido o propósito de fomentar a educa­ção pós graduada na nossa área da Medicina. Uma forma­ção abrangente, sustentada e de qualidade. Para este fim, criámos a ACADEMIA SPACV, uma estrutura chapéu que visa coordenar toda a actividade formativa.

E que melhor pontapé de saída para a ACADEMIA SPACV do que a organização do 1º Curso de Introdução à Angiologia e Cirurgia Vascular? Este decorreu no dia 20 de Janeiro no cenário romântico da Quinta das Lágrimas, em Coimbra e contou com a presença de todos os novos internos integra­dos no internato complementar da nossa especialidade. O curso foi presidido pelo Dr. José Daniel Menezes que deu o mote dizendo: “Sejam bem vindos. (...) Honrem o Passado e construam o Futuro”. Além de uma introdução à história da nossa especialidade em Portugal e no mundo, foram abor­dados temas teóricos variados e adequados aos forman­dos e houve ainda oportunidade para meter as “mãos na massa” em estações de trabalho de anastomoses vascu­lares, angioplastia e stenting em simuladores, análise de exames de angio-tomografia computorizada em software dedicado e eco-Doppler vascular. O curso teve uma avalia­ção global de “excelente” por parte de 85% dos participan­tes e foi também uma experiência muito acarinhada pelos formadores envolvidos. No próximo Janeiro ocorrerá a segunda edição!

Mas o primeiro semestre de 2018 foi pleno de actividades formativas. A 23 de Fevereiro foi a vez do 1º Curso de Pé Diabético, organizado pelo Núcleo de Pé Diabético coor­denado pela Dra. Joana Martins. Este assunto, na ordem do dia pelas razões sobejamente reconhecidas por todos os Angiologistas e Cirurgiões Vasculares, teve assim um espaço privilegiado para aprendizagem e debate multidis­ciplinar. O programa incluiu não só cirurgiões vasculares e gerais mas também ortopedistas, endocrinologistas, fisia­tras, fisioterapeutas e enfermeiros. Foram 18 os forman­dos que tiveram oportunidade de participar e assim contri­buir para uma melhoria nos cuidados prestados a este grupo particularmente desafiante de doentes.

Apenas 15 dias depois, a 10 de Março, teve lugar outra estreia: a 1ª reunião do Núcleo de Anomalias Vasculares e Cirurgia Vascular Pediátrica, organizada pelo Dr. Perei­ra Albino. Esta reunião foi idealizada para promover um verdadeiro espaço de debate e troca de experiências, e foi isso que testemunharam os cerca de 50 participantes. Foram apresentados casos clínicos de diversas institui­ções nacionais e as opções diagnósticas e terapêuticas foram debatidas com espirito crítico e abertura. Partici­param como formadores, além dos reconhecidos peritos nacionais em anomalias vasculares, alguns dos maiores peritos europeus como o Prof. George Hamilton e o Dr. Juan Carlos Gutierres.

Seguiu-se a já habitual Reunião de Acessos Vasculares para Hemodiálise no dia 14 de Abril, organizada pelo Núcleo de Acessos Vasculares e Transplantação, sob a coordenação do Dr. Paulo Almeida. A reunião, que decorreu no cenário de rara beleza da Fundação Calouste Gulbenkian, foi prece­dida de um curso prático de ecografia aplicada aos acessos vasculares, muito popular e considerado de extraordinária utilidade prática para os participantes. O curso contou com 250 inscrições por parte de médicos de vários quadrantes assim como de enfermeiros especializados em hemodiáli­se. Houve ainda lugar para a apresentação de 20 trabalhos científicos originais, tendo o prémio de melhor comunica­ção sido atribuído à Dra. Inês Antunes do Centro Hospitalar do Porto, intitulado: “Transposição da veia umeral versus próteses arterio-venosas: resultados aos 24 meses.”

Destaco ainda, por último mas não menos importante, a primeira edição do I International Update Course in Angi­ology and Vascular Surgery que decorreu em Madrid, de 4 a 6 de Abril. Participaram como formandos cerca de 60 internos do último ano de formação complementar na península ibérica, dos quais 9 eram Portugueses. Todas as palestras foram apresentadas pelos próprios forman­dos, enquanto que os seus tutores moderavam as sessões. Houve ainda lugar para a realização de workshops técni­cos de nível avançado, adequados à etapa formativa em questão. A participação Portuguesa foi muito elogiada. Além do caracter formativo, a reunião serviu também para criar contactos e desenvolver laços entre a nova geração de Angiologistas e Cirurgiões Vasculares ibéricos. Esta iniciativa resultou de um conjugar de vontades por parte das Sociedades congéneres Portuguesa e Espanhola e foi um primeiro passo para uma maior integração da formação pós-graduada entre os dois países “irmãos”.

Com carácter formativo, finalizo assim agradecendo a todos os formadores e coordenadores de núcleos o empe­nho e dedicação que resultaram nesta pletora educativa que só nos pode orgulhar como sociedade científica. Agra­deço aos formandos, que pela sua resposta e entusiasmo dão sentido a toda esta atividade. E certamente também dirijo uma palavra de reconhecimento e gratidão aos nossos parceiros da indústria, sem os quais seria muito difícil concretizar estas iniciativas.

Bem hajam,

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons