SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular de 2021 a 2023Balanço do 22º Congresso SPACV índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Angiologia e Cirurgia Vascular

versão impressa ISSN 1646-706X

Angiol Cir Vasc vol.19 no.2 Lisboa jun. 2023  Epub 30-Ago-2023

https://doi.org/10.48750/acv586 

Editorial

Mensagem do Presidente

1. Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular, Centro Hospitalar Universitário do Porto, Porto Portugal.

2. Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), Universidade do Porto, Porto, Portugal


No 22º Congresso da SPACV foi eleita a atual direção da SPACV a qual tenho a honra de presidir. Pretendemos dar continuidade a um trabalho de grande mérito iniciado em 2000 e que se desenvolveu e fortaleceu ao longo destes anos com os diversos corpos diretivos.

Os princípios que levaram à criação da SPACV são os mesmos que a norteiam agora, promover uma melhor formação e atualização na área da patologia vascular periférica na comunidade médica e em particular nos seus sócios.

Contudo os tempos são diferentes, e há necessidade de uma otimização da aplicação dos recursos financeiros. Assim teremos quatros focos principais na atividade da sociedade.

O primeiro foco é a formação dos médicos internos, que manterá um momento central a cargo da Academia SPACV a realizar em Janeiro em Coimbra. O segundo foco será o Congresso da sociedade a realizar preferencialmente em Maio e que é um momento de reunião de todos os sócios e interessados na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença vascular periférica. O terceiro foco conta com a colaboração dos núcleos temáticos que realizarão os seus eventos sequencialmente nos dois eventos anteriores, com exceção do núcleo dos acessos vasculares e transplantação que devido á sua dimensão e multidisciplinariedade manterá uma reunião própria.

Queremos o envolvimento de todos os sócios nestas atividades, na assunção de uma sociedade que reflete os interesses de todos e que é inclusiva e recetiva a todas as ideias que lhe possam ser propostas.

O quarto foco reflete a necessidade de difusão da atividade científica realizada pela comunidade vascular portuguesa, cada vez mais aberta ao mundo: a revista Angiologia e Cirurgia Vascular, órgão oficial da SPACV.

Ao longo do tempo, há áreas de atividade clínica que momentaneamente geram interesse particular, seja pela sua relevância clínica ou pela multidisciplinariedade e dificuldade de implementação de melhorias relevantes. Pensamos que neste momento a isquemia intestinal e a cirurgia oncovascular, poderão necessitar de uma atenção particular neste biénio.

Termino lembrando um ilustre cirurgião vascular português que recentemente de forma súbita e inesperada nos deixou. O Dr. José Daniel Menezes foi fundador do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital de Almada e colaborador da SPACV desde a sua fundação como tesoureiro, secretário geral e presidente. Um homem inteligente, honesto dedicado à família e à comunidade vascular em todos os momentos e um querido e grande amigo pessoal. À sua família, em particular à sua mulher Maria João, agradecemos toda esta dedicação e amizade garantindo que será recordado sempre com grande saudade.

Rui Machado

Recebido: 23 de Julho de 2023; Aceito: 23 de Julho de 2023

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons