SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número8Le Projet IMAGO: la construction d’une base de données numérique d’iconographie médiévaleO medievalismo português da década de 50 do século XX aos nossos dias: estado da questão e representação taxonómica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Medievalista

versión On-line ISSN 1646-740X

Medievalista  no.8 Lisboa dic. 2010  Epub 31-Dic-2010

https://doi.org/10.4000/medievalista/485 

Varia

IEM participa no Atelier Doutoral da Casa de Velázquez.

Ana Cláudia Silveira1 

1 Membro do IEM, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Portugal.


Teve lugar na Universidad de Valladolid, entre 16 e 20 de Novembro de 2009, sob a coordenação científica dos Professores María Isabel del Val Valdivieso e Daniel Baloup, a segunda edição do Atelier d’Études Médiévales Ibériques dinamizado pela Casa de Velázquez(1) em colaboração com diversas instituições ibéricas e francesas de ensino superior, entre as quais a Universidade Nova de Lisboa através do Instituto de Estudos Medievais.

A edição de 2009 versou sobre o tema “Imaginário e práticas do espaço urbano nos reinos cristãos ibéricos e no Andaluz”, tendo como objectivo proporcionar uma reflexão sobre os estudos dedicados à cidade medieval relativos à Península Ibérica, fazendo um balanço sobre a bibliografia disponível e as fontes documentais existentes, bem como sobre os métodos e as problemáticas abordadas pela historiografia contemporânea.

A estrutura adoptada para o atelier baseou-se na alternância entre a apresentação de conferências por um painel de especialistas oriundos de diversas universidades europeias e a realização de debates pelos estudantes participantes, os quais se encontravam divididos em três grupos de trabalho que reuniam sob orientação dos professores convidados, de acordo com os diferentes interesses de investigação, abrangendo as seguintes temáticas: “As sociedades urbanas medievais: abordagens arqueológicas”, “Os poderes na cidade” e “As sociedades urbanas medievais: abordagens antropológicas”. Os resultados das reflexões feitas em grupo eram posteriormente debatidos numa sessão plenária, a qual reflectia a riqueza das abordagens propiciada pela grande diversidade, quer de temas de investigação desenvolvidos pelos participantes, quer das fontes documentais em que se baseiam, assim como o distinto contexto histórico e institucional de cada um dos reinos peninsulares que enquadra os vários projectos de investigação em curso. Desta forma, as conferências realizadas no âmbito deste atelier contribuíram para proporcionar não só uma visão multifacetada sobre o mundo urbano, mas possibilitaram ainda o contacto com diversas linhas de investigação que têm vindo a ser desenvolvidas pelos historiadores presentes com base em diferentes tipos de fontes documentais e pressupondo, consequentemente, distintas metodologias de trabalho. Paralelamente, a semana de intensa colaboração vivenciada em Valladolid propiciou a criação entre os participantes de uma interessante rede de contactos que se tem mantido desde então, possibilitando a troca de informações e de recursos diversos, com evidentes benefícios no desenvolvimento dos diversos projectos de investigação.

O painel de especialistas convidados para a edição de 2009 foi constituído pelos Professores Bernardo Vasconcelos e Sousa (Universidade Nova de Lisboa), Charles Garcia (Université de Poitiers), Dominique Valérian (Université de Paris-I), Juan Carlos Martín Cea e Olatz Villanueva Zubizarreta (Universidad de Valladolid), Olivier Biaggini (École des Hautes Études Hispaniques et Ibériques, Casa de Velázquez) e Rafael Narbona Vizcaíno (Universitat de València).

A próxima edição do Atelier d’Études Médiévales Ibériques da Casa de Velázquez, cuja temática se centrará em torno da guerra, terá lugar no final de 2010, cabendo desta vez à Universidade Nova de Lisboa o papel de anfitriã.

Referência

SILVEIRA, Ana Cláudia - IEM participa no Atelier Doutoral da Casa de Velázquez. Medievalista [Em linha]. Nº8, (Julho de 2010). [ Links ]

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons