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RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
versão impressa ISSN 1646-9895
RISTI n.6 Porto dez. 2010
Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador aplicada ao Software Educativo
António Pedro Costa 1, Maria João Loureiro 1, Luís Paulo Reis2
1 CIDTFF - Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, DE/UA Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, Campus de Santiago, 3800-193, Aveiro, Portugal. E-mail: apcosta@ua.pt, mjoao@ua.pt
2 LIACC - Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto, DEI/FEUP - Departamento de Engenharia Informática, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Rua Dr. Roberto Frias s/n, 4200-465, Porto, Portugal. E-mail: lpreis@fe.up.pt
Resumo
Este artigo descreve a Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador (MHDCU). Trata-se de um processo de desenvolvimento simples, iterativo e incremental que tem como alicerces princípios do Design Centrado no Utilizador (DCU), especificados na International Organization for Standardization - ISO 13407. Na sua base encontra-se a estrutura disciplinada de processos de desenvolvimento, bem como práticas e valores dos métodos ágeis de desenvolvimento de software. O processo é constituído por 4 fases principais: planeamento do guião didáctico, design do storyboard, implementação e manutenção/operação. A prototipagem e a avaliação são realizadas de modo transversal a todo o processo. A MHDCU está ser implementada numa Pequena e Média Empresa (PME) de desenvolvimento de recursos educacionais. O primeiro recurso que teve por base esta metodologia foi o Courseware Sere O Ser Humano e os Recursos Naturais.
Palavras-chave: Metodologias de Desenvolvimento de Software Educativo; Engenharia de Software; Métodos Ágeis; Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador; Design Centrado no Utilizador.
Abstract
This paper describes the Hybrid User Centered Development Methodology (HUCDM). This methodology is a simple, iterative and incremental development process. The methodology is based on structured disciplined development processes, on principles of User Centered Design (UCD) processes, specified in the International Organization for Standardization - ISO 13407, as well as on practices and values of agile methods for software development. The process consists of 4 main phases: planning of educational guidelines, storyboard design, implementation and maintenance/operation. The prototyping and evaluation are carried out in order to cross the entire process. The HUCDM is being implemented in a Small and Medium Enterprise (SME) of educational resources development. The first resource that was based in this methodology was the Courseware Sere - The Human Being and the Natural Resources.
Keywords: Educational Software Development Methodologies; Software Engineering; Agile Methods; Hybrid User Centered Development Methodology; User Centered Design.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
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Recebido/Recibido: 20/10/2010
Aceitação/Aceptación: 03/12/2010