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RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

RISTI  no.44 Porto dez. 2021  Epub 31-Dez-2021

https://doi.org/10.17013/risti.44.38-49 

Artigos

Mantenedoras de Ensino Superior do Brasil e o Uso de Mídias Sociais: uma análise comparativa

Higher Education Providers in Brazil and the Use of Social Media: a Comparative Analysis

Alan Marcel Fernandes de Souza1 

Polyana Santos Fonseca Nascimento1 

Bruno Vinicius Costa Oliveira1 

Felipe Rafael dos Santos Barbosa1 

Matheus Lima Monteiro1 

Rafael Santos Gouveia1 

1Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), Av. Alcindo Cacela, 1523, 66040-020, Belém, Brasil. alan.souza@prof.cesupa.br, polyana.nascimento@prof.cesupa.br, bruno20300036@aluno.cesupa.br, felipe17070205@aluno.cesupa.br, matheus20300027@aluno.cesupa.br, rafaelgou1110@gmail.com


Resumo

De um lado, o franco crescimento da internet e do acesso às mídias sociais tem mudado a forma como as pessoas interagem umas com as outras e com as empresas. De outro, existem diversas mantenedoras de ensino superior de sociedade anônima que prestam serviços educacionais para milhões de estudantes brasileiros. Este artigo objetiva definir um panorama das mídias sociais utilizadas pelas mantenedoras e estabelecer comparações entre o engajamento nas mídias sociais, o número de alunos matriculados e a lucratividade das mantenedoras pesquisadas. Foi possível concluir que as mídias sociais mais usadas são, na ordem, Facebook, LinkedIn, Youtube, Instagram e Twitter e que existe uma correspondência diretamente proporcional entre a atuação da mantenedora nas mídias sociais, a quantidade de alunos e sua lucratividade.

Palavras-chave: mídias sociais; mantenedoras; ensino superior; número de alunos; lucratividade

Abstract

On the one hand, the growth of the internet and access to social media has changed the way people interact with each other and with companies. On the other hand, several maintainers of higher education provide educational services to millions of Brazilian students. This article aims to define an overview of social media used by maintainers and establish comparisons between engagement, the number of enrolled students, and profitably of the maintainers researched. It was possible to conclude that the most used social media are Facebook, LinkedIn, Youtube, Instagram, and Twitter. There is a directly proportional correspondence between the role of the maintainers on social media, the number of students and their profitability.

Keywords: social media; maintainers; engagement; number of enrolled students; profitably

1. Introdução

Com o advento da internet e do surgimento das redes sociais, notou-se uma grande modificação no modo de se comunicar, seja de maneira pessoal ou profissional. A Pesquisa Anual do Uso de TI nas Empresas da FGV (2021) mostrou que, de 2005 a 2021, a quantidade de funcionários dos três setores da economia (comércio, indústria e serviço) que usam internet saltou de 30% para 58%; além disso, a percentagem de trabalhadores que são usuários de tecnologia dentro e fora do ambiente corporativo cresceu de 58% para 80%, no mesmo período. Isso demonstra a popularização das tecnologias de informação e da internet, ferramentas básicas para acesso às mídias sociais.

Segundo Global Web Index Flagship Report (2020), onze milhões de pessoas de 16 a 24 anos que residem no Brasil dedicam, em média, 4h14 do dia para acessar mídias sociais. Mundialmente, o tempo gasto nesse tipo de acesso é de 2h22. Exposto isso, o Brasil é um dos países que lidera o ranking de acesso às mídias sociais.

De acordo com o censo da educação superior do Brasil divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (2021), verifica-se que haviam 6,5 milhões de estudantes matriculados em curso de graduação nas instituições privadas de ensino e 2 milhões nas instituições públicas, em 2019. Ainda segundo o relatório do Inep (2021), “nos cursos presenciais, a idade mais frequente (moda), considerando um total de 350.398 ingressantes de graduação, é de 19 anos; nos cursos a distância, a moda é superior, correspondendo a 20 anos, sendo a frequência modal igual a 73.037”. Ademais, “a mediana das idades revela que metade dos ingressantes presenciais tem até 21 anos e, no caso dos ingressantes de graduação a distância, até 30 anos”.

Ciente do panorama tecnológico, de acesso às mídias sociais e de censo da educação superior do Brasil, faz-se necessário conhecer o cenário das mantenedoras de ensino superior brasileiras. Segundo a Divisão de Temas Educacionais (2021), entende-se por mantenedora como sendo “pessoa jurídica que provê os recursos necessários ao funcionamento da instituição de ensino e a representa legalmente”. No Brasil, algumas mantenedoras são sociedades anônimas (S.A), o que permite dividir seu capital em ações de bolsa de valores.

O objetivo deste artigo é responder as seguintes perguntas de pesquisa (PP), com relação às mantenedoras de ensino superior no Brasil:

(PP 1) Qual é o panorama de mídias sociais das mantenedoras de ensino superior do Brasil que possuem capital aberto?

(PP 2) Existe uma relação entre a quantidade de alunos matriculados em uma instituição e o número de seguidores ou de engajamento nas mídias sociais?

(PP 3) Existe uma relação entre a lucratividade das mantenedoras e a quantidade de seguidores e de engajamento nas mídias sociais?

Salem (2020) indica que as mídias sociais são os canais mais importantes para promover campanhas publicitárias e se comunicar com os atuais e futuros alunos. Ainda de acordo com Salem (2020), a comunicação com o público externo se dá através de perfis em mídias sociais, sendo as mais comuns: Twitter, Facebook e Youtube. Por outro lado, a comunicação interna para o engajamento dos professores, funcionários e alunos segue outras estratégias mais específicas (Leonardi et al, 2013).

Motta & Barbosa (2018) desenvolveram um estudo para entender como as universidades e faculdades norte-americanas e europeias usam as mídias sociais como uma ferramenta de marketing. Motta & Barbosa (2018) examinaram o marketing digital de 48 instituições dos Estados Unidos e de 35 da Europa classificadas no Top 100 do Academic Ranking of World Universities (ARWU) de 2017 e descobriram que as redes sociais mais utilizadas são Facebook e Twitter, seguidas de Youtube, Instagram e LinkedIn. Além disso, Motta & Barbosa (2018) também concluíram que as universidades e faculdades norte-americanas pesquisadas possuem um número substancialmente maior de seguidores do que suas concorrentes.

O uso de mídias sociais por parte de instituições privadas e públicas de ensino superior tem aumentado nos últimos anos, devido à facilidade e ao baixo custo para propagar mensagens, fotos e vídeos, tornando possível realizar uma comunicação efetiva com a sociedade em geral (Nazeer, 2017; Hossain & Sakib, 2016; Jan & Ammari, 2016).

Este artigo está dividido da seguinte forma: na seção 2, a metodologia é explicada; na seção 3, os resultados são mostrados e discutidos e a conclusão é feita na seção 4.

2. Metodologia

De acordo com BOVESPA (2021), as mantenedoras de ensino superior que estão listadas na Bolsa de Valores de São Paulo e que foram consideradas neste trabalho são: Ânima Holding S. A., Cogna Educação S. A., Cruzeiro do Sul Educacional S. A., Ser Educacional S. A. e Yduqs Participações S. A.

Os dados de mídias sociais foram coletados no mês de junho de 2021 dos respectivos perfis oficiais de cada mantenedora citada. As seguintes mídias foram consideradas: Twitter, Youtube, Facebook, Instagram e LinkedIn. Além disso, a ferramenta computacional Social Search foi usada para verificar o grau de satisfação inerente às postagens, ou seja, uma análise de sentimentos.

Em relação às informações financeiras, dados do primeiro trimestre de 2020 (1T20) e de 2021 (1T21) foram coletados. O acesso a esses dados foi feito diretamente nos relatórios financeiros disponibilizados no site de cada mantenedora (seção “relações com investidores”), por elas possuírem capital aberto uma vez que são S.A.

É importante ressaltar que, a partir de janeiro de 2021, a Kroton foi incorporada pela Cogna Edução S. A. (Exame, 2021) e que, em julho de 2019, a antiga mantenedora Estácio modificou seu nome para Yduqs Participações S. A (Infomoney, 2021). Sendo assim, no que diz respeito os dados das mídias sociais, foi feito uma soma dos valores encontrados nas mantenedoras antigas com as respectivas nomenclaturas novas.

A metodologia deste trabalho é inspirada no trabalho de Sena et al (2020).

3. Resultados e Discussões

Esta seção mostra e discute os resultados encontrados em cada perfil oficial das mantenedoras e os valores financeiros e de quantidade de alunos de cada instituição. Ao final, os resultados são sumarizados estatisticamente utilizando normalização de dados e calculando os coeficientes de correlação.

3.1. Twitter

O Twitter é uma rede social com cerca de 35 milhões de usuários ativos mensais que permite aos usuários troca de mensagens curtas, limitadas a 240 caracteres. Foi criado em 21 de março de 2006 em São Francisco, Califórnia, por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass. É usado com frequência para publicações e atualizações corporativas e noticiarias, devido a sua rapidez de disseminação das informações postadas.

A tabela 1 apresenta os dados coletados nos perfis oficiais de cada mantenedora. Nota-se que todas as mantenedoras possuem perfil oficial no Twitter, exceto a Ser Educacional. A mantenedora que possui mais publicações e número de seguidores é a Cruzeiro do Sul e que possui menos postagens e quantidade de seguidores é a Yduqs/Estácio.

Tabela 1 Dados do Twitter 

Mantenedora Publicações Número de seguidores Seguindo Proporção de seguidores
Ânima Holding S.A. 1.204 1.421 84 16,91
Cogna Educação S.A. e Kroton 199 1.100 3 366,66
Cruzeiro Do Sul Educacional S.A. 6.467 9.693 25 387,72
Ser Educacional S.A. Não possui perfil oficial no Twitter.
Yduqs Participações S.A. e Estácio 258 132 0 0,00
TOTAL 8.128 12.346 112 110,23

3.2. Youtube

O YouTube é uma plataforma para compartilhamento de vídeos. Foi fundado em 14 de Fevereiro de 2005, São Francisco, Califórnia, por Jawed Karim, Steve Chen e Chad Hurley. Em 2006 foi adquirida pelo Google, a qual continua sendo proprietária desde então.

A tabela 2 mostra os dados coletados nos canais oficiais de cada mantenedora. Percebe-se que a Ser Educacional mais uma vez não possui perfil da mídia social em pauta. Em termos quantitativos, a Yduqs/Estácio é a mantenedora que criou há mais tempo o seu canal no Youtube (na época da Estácio), possuindo maior quantidade de inscritos, de vídeos publicados e de visualizações quando comparada com as outras mantenedoras.

Tabela 2 Dados do Youtube 

Mantenedora Data criação Inscritos Vídeos Visualizações
Ânima Holding S.A. 14/04/2011 16,3 mil 167 341 mil
Cogna Educação S.A. e Kroton 12/08/2016 14,9 mil 80 200 mil
Cruzeiro Do Sul Educacional S.A. 27/11/2011 26 mil 84 3 milhões
Ser Educacional S.A. Não possui canal oficial no Youtube.
Yduqs Participações S.A. e Estácio 09/01/2006 417 mil 1193 359 milhões
TOTAL - 474 mil 1.524 362,5 milhões

3.3. Facebook

O Facebook é um conglomerado estadunidense de tecnologia e mídia social, com mais de 3 bilhão de contas ativas sendo a rede social mais utilizada no mundo todo. Foi fundad0 em 2004, na cidade de Massachusetts nos Estados Unidos, pelos estudantes Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. Atualmente, com sede em Menlo Park no estado da Califórnia no Estados Unidos, ela atua como plataforma de rede social, incluindo o Facebook Messenger, Facebook Watch e Facebook Porta e também adquirindo o Instagram e WhatsApp.

A tabela 3 exibe os dados coletados nos perfis oficiais de cada mantenedora. Verifica-se que todas as mantenedoras possuem perfil oficial ativo no Facebook. Os números da Yduqs/Estácio, mais uma vez, são os maiores em todos os parâmetros, exceto no número de check-in, fator que a Ser Educacional domina.

Tabela 3 Dados do Facebook 

Mantenedora Data criação Curtidas Seguidores Check-in Soma das curtidas das últimas cinco postagens
Ânima Holding S.A. 01/03/2011 9 mil 10 mil 360 64
Cogna Educação S.A. e Kroton 11/10/2019 30/08/2017 12 mil 13 mil 7 mil 49
Cruzeiro Do Sul Educacional S.A. 02/09/2010 164 mil 168 mil 0 211
Ser Educacional S.A. 13/01/2011 10 mil 10 mil 126 mil 6
Yduqs Participações S.A. e Estácio 27/04/2020 05/06/2010 1,5 milhões 1,5 milhões 0 2.005
TOTAL - 1,7 milhões 1,7 milhões 134 mil 2.335

3.4. Instagram

O Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos entre os usuários, que permite que os usuários apliquem uma variedade de filtros digitais e compartilhá-los entre uma variedade de redes sociais, como Facebook, Twitter, Tumblr e Flickr. Foi fundada em 2010 por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger e em 2011 foi comprada pelo Facebook por um bilhão de dólares.

A tabela 4 apresenta os dados coletados nos perfis oficiais de cada mantenedora. Nota-se que embora a Cruzeiro do Sul possua o perfil mais antigo do Instagram, A Yduqs/Estácio domina nos quesitos quantidade de postagens, número de seguidores e de hashtags.

Tabela 4 Dados do Instagram 

Mantenedora Data de criação Postagens Seguidores Seguindo Hashtags
Ânima Holding S.A. 17/12/2018 319 15,4 mil 52 2.620
Cogna Educação S.A. e Kroton 29/06/2020 13/02/2020 25 4 mil 79 9.952
Cruzeiro Do Sul Educacional S.A. 22/08/2013 327 32,9 mil 15 1.358
Ser Educacional S.A. 23/08/2019 438 14,4 mil 53 15.465
Yduqs Participações S.A. e Estácio 07/11/2013 2.334 286 mil 136 231.709
TOTAL - 3.443 352,7 mil 335 261,1 mil

3.5. LinkedIn

O LinkedIn é uma rede corporativa gratuita, com cerca de 756 milhões de usuários em mais de 200 países e territórios em todo o mundo, cujo objetivo é conectar profissionais do mundo inteiro. Fundada em 2002 e lançada em 2005, a rede social, diferentemente das redes sociais clássicas, tem como objetivo principal fazer o contato entre profissionais e empresas.

A tabela 5 sumariza os dados coletados nos perfis oficiais de cada mantenedora. Ratifica-se, mais uma vez, a superioridade da Yduqs/Estácio em quantidade de seguidores, de funcionários atrelados à empresa, de postagens em 2020 e de vagas de emprego cadastradas, perdendo apenas no parâmetro soma de curtidas das últimas cinco postagens para a Cogna/Kroton.

Tabela 5 Dados do LinkedIn 

Mantenedora Seguidores Funcioná-rios Posta-gens em 2020 Vagas de emprego abertas Soma de curtidas das últimas cinco postagens
Ânima Holding S.A. 69.107 1.312 137 34 1.892
Cogna Educação S.A. e Kroton 324.746 5.060 131 29 2.168
Cruzeiro Do Sul Educacional S.A. 23.074 429 18 0 507
Ser Educacional S.A. 26.485 1.721 18 0 513
Yduqs Participações S.A. e Estácio 888.475 16.427 469 354 1.483
TOTAL 1,3 milhões 24,9 mil 773 417 6.563

3.6. Análise de Sentimento com o Social Searcher

O Social Searcher é uma ferramenta para mensurar o grau de satisfação e ver o que as pessoas estão falando na internet sobre a empresa, marca, produto ou serviço em uma única plataforma. Para fazer uso da ferramenta é possível não realizar um cadastro, no entanto, há limitações como alertas de e-mail, monitoramentos, etc. Contudo, para quem quer ter uma experiência mais completa da ferramenta, durante o cadastro, informar um e-mail e uma senha são o suficiente, e dentro da plataforma preenche os espaços pendentes do formulário que complementam o perfil.

A tabela 6 sintetiza os dados coletados no Social Searcher para cada mantenedora. Verifica-se que, no que diz respeito aos comentários positivos, a Cogna/Kroton é líder e a Ser Educional ficou em último lugar. Em relação aos comentários negativos, a Ser Educional é a que possui menor quantidade e a Yduqs/Estácio a que possui maior número desse tipo de comentário. Sobre os comentários neutros, a Yduqs/Estácio possui mais comentários desse tipo do que as outras mantenedoras e a Ânima Holding é a que menos foi comentada com neutralidade.

Tabela 6 Dados do Social Searcher 

Mantenedora Positivo % Negativo % Neutro %
Ânima Holding S.A. 34 8,79 86 22,22 267 68,99
Cogna Educação S.A. e Kroton 105 14,71 51 7,14 558 78,15
Cruzeiro Do Sul Educacional S.A. 61 9,05 105 15,58 508 75,37
Ser Educacional S.A. 7 2,09 44 13,13 284 84,78
Yduqs Participações S.A. e Estácio 32 4,36 132 17,98 570 77,66
TOTAL 239 8,40 418 14,70 2.187 76,90

3.7. Base de alunos e dados financeiros das mantenedoras

Como já foi mencionado anteriormente, as mantenedoras em pauta possuem capital aberto e são obrigadas a disponibilizar, trimestralmente, relatórios financeiros e quantitativos para seus acionista. A tabela 7 exibe a base de alunos - considerando todas as modalidades - para os primeiros trimestres de 2020 e de 2021 e a variação (delta) entre os anos mencionados, sendo possível inferir o crescimento ou a redução da quantidade de alunos matriculados. Nota-se que a Cogna/Kroton possui a maior quantidade de alunos matriculados seguida da Yduqs/Estácio, porém, a Cogna/Kroton foi a única que demonstrou redução da base de alunos entre o 1T20 e 1T21. Além disso, a mantenedora que demonstrou maior delta positivo na quantidade de alunos é a Ser Educacional, em segundo lugar está novamente a Yduqs/Estácio.

Tabela 7 Dados de quantidade de alunos por mantenedora 

Mantenedora Base de Alunos 1T20 Base de Alunos 1T21 Delta 1T21 / 1T20
Ânima Holding S.A. 121.856 135.613 +11,3%
Cogna Educação S.A. e Kroton 921.378 920.607 -0,1%
Cruzeiro Do Sul Educacional S.A. 345.097 358.121 +3,6%
Ser Educacional S.A. 185.200 218.100 +17,8%
Yduqs Participações S.A. e Estácio 632.500 716.500 +13,3%
TOTAL 2,20 milhões 2,34 milhões +6,1%

Sobre a receita líquida de cada mantenedora, os números (em reais) foram agregados na tabela 8. Percebe-se que a Yduqs/Estácio detém a maior receita nos primeiros trimestres de 2020 e 2021; entretanto, a Ânima mais que duplicou a sua receita líquida. As mantenedoras Cogna/Kroton e Ser Educacional apresentaram retração nos trimestres citados, no que diz respeito à receita líquida.

Tabela 8 Dados de receita líquida por mantenedora 

Mantenedora Receita Líquida 1T20 Receita Líquida 1T21 Delta 1T21 / 1T20
Ânima Holding S.A. 212,3 milhões 416,0 milhões +51%
Cogna Educação S.A. e Kroton 883 milhões 713 milhões -19%
Cruzeiro Do Sul Educacional S.A. 417,5 milhões 421,1 milhões +0,9%
Ser Educacional S.A. 308,5 milhões 306,7 milhões -0,6%
Yduqs Participações S.A. e Estácio 923 milhões 1,1 bilhões +15%
TOTAL 2,74 bilhões 2,85 bilhões +3,85%

Levando em conta o lucro de cada mantenedora, os números (em reais) constam na tabela 9. Verifica-se que a Cogna/Kroton foi a mantenedora que mais lucrou no 1T20, porém, obteve a maior recessão, dentre todas as instituições, nos lucros, quando comparada com o lucro do 1T21. A Yduqs/Estácio representa a mantenedora mais lucrativa no 1T21. A Ânima alcançou a maior variação de lucros de todas as mantenedoras.

Tabela 9 Dados de lucro bruto por mantenedora 

Mantenedora Lucro Bruto 1T20 Lucro Bruto 1T21 Delta 1T21 / 1T20
Ânima Holding S.A. 212,3 milhões 268,5 milhões +21%
Cogna Educação S.A. e Kroton 685,3 milhões 574,0 milhões -16%
Cruzeiro Do Sul Educacional S.A. 176,0 milhões 200,3 milhões +12%
Ser Educacional S.A. 194,7 milhões 204,3 milhões +4,7%
Yduqs Participações S.A. e Estácio 576,0 milhões 625,5 milhões +8,0%
TOTAL 1,84 bilhões 1,87 bilhões +1,5%

3.8. Sumarização dos dados

De posse dos dados sobre o uso de mídias sociais e de parâmetros de quantidade de alunos e financeiros de cada mantenedora, a média dos valores foi calculada e permitiu criar o ranking mostrado na tabela 10.

Tabela 10 Ranking das mantenedoras 

Mídia Social 1ª posição 2ª posição 3ª posição 4ª posição 5ª posição
Twitter Cruzeiro do Sul Ânima Cogna/ Kroton Yduqs/ Estácio Ser Educacional
Youtube Yduqs/ Estácio Cruzeiro do Sul Ânima Cogna/ Kroton Ser Educacional
Facebook Yduqs/ Estácio Cruzeiro do Sul Cogna/ Kroton Ser Educacional Ânima
Instagram Yduqs/ Estácio Cruzeiro do Sul Ânima Ser Educacional Cogna/ Kroton
LinkedIn Yduqs/ Estácio Cogna/ Kroton Ânima Ser Educacional Cruzeiro do Sul
Alunos/Financeiro (média 1T20 e 1T21)
Base de alunos Cogna/ Kroton Yduqs/ Estácio Cruzeiro do Sul Ser Educacional Ânima
Receita Líquida Yduqs/ Estácio Cogna/ Kroton Cruzeiro do Sul Ânima Ser Educacional
Lucro Bruto Cogna/ Kroton Yduqs/ Estácio Ânima Ser Educacional Cruzeiro do Sul

Além disso, para tornar a análise dos dados mais pragmática, normalizações de dados, entre 0 e 1, para cada mídia social e para cada parâmetro quantitativo e financeiro das mantenedoras foram realizadas de acordo com a equação 1. É importante ressaltar que quando a mantenedora não possui perfil oficial em determinada mídia social, o valor considerado foi -1. Por isso, a Ser Educacional ficou com somatório negativo, já que ela não possui perfil oficial nem no Twitter e nem no Youtube.

(1)

Em seguida, efetuou-se a soma de todos os valores normalizados por mantenedora, levando em conta as mídias sociais, quantidade de alunos e atributos financeiros, que são sumarizados na figura 1. Vale ressaltar que o coeficiente de correlação dos dados entre mídias sociais e quantidade de alunos resultou em 0,59; entre mídias sociais e dados financeiros, 0,75 e entre quantidade de alunos e dados financeiros, 0,91. Esses valores reforçam o comportamento diretamente proporcional entre as variáveis em pauta.

Figura 1 Soma de dados normalizados por mantenedoras 

4. Conclusões

Com base nos dados mostrados e discutidos na seção anterior, conclui-se que as mídias sociais que produzem mais engajamento são, na ordem, Facebook, LinkedIn, Youtube, Instagram e Twitter. Além disso, percebe-se que a Yduqs/Estácio possui os melhores índices de engajamento para todas as mídias sociais pesquisadas, quando comparada com as outras mantenedoras, exceto para o Twitter. Por outro lado, em relação à análise de sentimento, a Yduqs/Estácio obteve a maior quantidade de mensagens classificadas como negativas e neutras. Essas análises respondem a PP 01 (Qual é o panorama de mídias sociais das mantenedoras de ensino superior do Brasil que possuem capital aberto?).

Realizando um cruzamento dos resultados das mídias com os dados de quantidade de alunos e financeiros, conclui-se, considerando a soma dos dados normalizados, que a Cogna/Kroton e a Yduqs/Estácio estão nas primeiras posições de mídias sociais e também na quantidade de alunos. Em contrapartida, Ânima e Ser Educional possuem pouca participação em mídias sociais e baixa quantidade de alunos Isso ajuda a responder a PP 02 (Existe uma relação entre a quantidade de alunos matriculados em uma instituição e o número de seguidores ou de engajamento nas mídias sociais?).

Outro cruzamento de dados efetuado foi levar em conta dados de mídias socais e indicadores financeiros. Em termos de mídias sociais, receita líquida e lucro bruto no 1T21, a Yduqs/Estácio está em primeiro lugar, como mostra o gráfico de dados normalizados. Isso permite responder a PP 03 (Existe uma relação entre a lucratividade das mantenedoras e a quantidade de seguidores e de engajamento nas mídias sociais?). Por outro lado, Ânima e Ser Educacional estão em últimos lugares tanto no ranking de mídias sociais quanto no de quantidade de alunos e financeiro. Esse é mais um achado que reforça a resposta para a PP 02 e PP 03.

Ainda em relação aos dados de quantidade de alunos e financeiros, quando o 1T20 e o 1T21 são comparados, percebe-se que, em termos totais, houve aumento de 6,1% na base de alunos, crescimento de 3,85% da receita líquida e de 1,5% no lucro bruto. Portanto, constata-se que o setor de ensino superior no Brasil, analisando apenas as mantenedoras em pauta, não sofreu recessão em consequência da pandemia do Covid-19.

Referências

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Recebido: 25 de Setembro de 2021; Aceito: 06 de Novembro de 2021

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