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RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

RISTI  no.46 Porto jun. 2022  Epub 30-Jun-2022

https://doi.org/10.17013/risti.46.1-4 

Editorial

Os Sistemas e Tecnologias de Informação para a transformação digital das organizações e sociedade

Technologies and Information Systems for digital transformation in organizations and society

Isaías Scalabrin Bianchi1 

1 Universidade Federal de Santa Catarina, R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n - Trindade, Florianópolis, Brasil. isaias.bianchi@ufsc.br


1. Introdução

As Tecnologias de informação (TI) tornaram-se essenciais para apoiar o crescimento e a sustentabilidade de todos os tipos de organizações. As organizações têm utilizado as TI para automatizar e realizar a integração de processos conectando negócios entre clientes, fornecedores e distribuidores para obter vantagem competitiva sustentável.

As organizações públicas e privadas estão inseridas cada vez mais em um ambiente complexo e turbulento e devido às pressões fazem com que as mesmas sejam forçadas a responder rapidamente às mudanças, exigindo agilidade nas tomadas de decisões. Tomar decisões pode exigir quantidades consideráveis de dados, informações e conhecimento e o apoio de sistemas computacionais é imprescindível. O uso da tecnologia da informação tem grande importância na disponibilização de informações para o apoio à tomada de decisões.

A informação organizacional e o conhecimento que dela decorre tornaram-se recursos fundamentais, sendo que a falta de informação pode conduzir a erros e perda de oportunidades de negócio. As organizações que dispõem de informação precisa, de boa qualidade e disponibilizadas no tempo certo têm melhores condições para alcançarem seus objetivos e vantagem competitiva. Por isso, os dados passaram a ser valorizados, pois são insumos para a geração de informação e conhecimento. Atualmente, a necessidade de consolidar a informação extraída a partir de diversas fontes de dados é comum na maioria das organizações, tal situação tem levado as organizações a investir em sistemas de Business Intelligence (BI), inteligência artifical, Big Data, ferramentas de mineração de dados e em metodologias de projetos que facilitam essa gestão.

Essa necessidade pelas organizações e sociedade em integrar e criar soluções mais eficentes e eficazes criam oportuniades e desafios para diferentes áreas de conhecimento na academia que têm recebido atenção e merecem ser investigadas.

Neste contexto foram selecionados sete artigos para publicação nesta edição da RISTI de diferentes países, sendo um artigo da Argentina, três artigos do Brasil, um artigo da Colômbia e dois artigos do Peru.

2.Estrutura

O primeiro artigo, com o título “Uma Experiência com Business Intelligence para apoiar a Gestão Acadêmica em uma Universidade Federal Brasileira” apresenta uma investigação sobre a experiência da aplicação de uma solução de Business Intelligence (BI) para a gestão acadêmica de uma universidade pública brasileira. Os resultados mostram a viabilidade do uso de BI como instrumento importante no auxílio aos gestores universitários no processo de visualização e entendimento das informações existentes sobre o fenômeno específico da evasão estudantil, para posterior construção de medidas visando combater este fenômeno.

O segundo artigo, com o título “El Podcast: un recurso virtual para el aprendizaje autónomo en estudiantes universitarios” teve o objetivo de determinar a influência da elaboração e uso do Podcast no fortalecimento da aprendizagem autônoma, em suas dimensões de autorregulação, competências informacionais e trabalho colaborativo, em estudantes universitários. A amostra foi composta por 293 estudantes de cinco universidades peruanas. Os resultados mostram que o uso do recurso virtual Podcast influenciou significativamente no fortalecimento da aprendizagem autônoma dos alunos.

O terceiro artigo, com o título “Revisión Sistemática de Instrumentos de Evaluación de Calidad de Objetos de Aprendizaje” apresenta uma revisão de ferramentas de avaliação da qualidade de objetos de aprendizagem propostos na literatura para determinar se é necessário desenvolver um novo instrumento que atenda necessidades não previstas neles. Os resultados mostram que o modelo da norma da Agência Espanhola de Normalização, UNE 71362 Qualidade de materiais educativos digitais, possui os requisitos para ser aplicado na Universidad Tecnológica Nacional de Argentina.

O quarto artigo, com o título “Requisitos para a ciência de dados: analisando anúncios de vagas de emprego com mineração de texto” identificou os requisitos para cientistas de dados no Brasil em anúncios de emprego. Os resultados apontam uma concentração de vagas na maior cidade do Brasil, São Paulo e revelam que a modalidade remota é a segunda mais ofertada. Além disso, destaca que os salários no Brasil estão abaixo da média de outros países, mesmo que as organizações procurem por profissionais experientes e com alto nível educacional. As principais habilidades técnicas requisitadas são machine learning, modelos estatísticos, python, banco de dados enquanto para as técnicas de mineração p n-grama e o agrupamento são mais adequadas que a modelagem de tópicos.

O quinto artigo, com o título “Agile Short Unified Process - ASUP: Uma metodologia híbrida apoiada na adaptação do framework Scrum e do modelo Unified Process” apresenta uma metodologia híbrida, denominada Agile Short Unified Process - ASUP. A proposta tem como base elementos extraídos do framework Scrum inseridos nas quatro fases do Unified Process - UP: Concepção, Elaboração, Construção e Transição. Em cada fase encontra-se um ciclo de vida representada e tipificada com todos os seus elementos. A metodologia foi aplicada em quatro projetos de duas instituições de educação superiores públicas brasileiras. Os resultados demostraram ganhos significativos nas atividades de gerenciamento dos projetos.

O sexto artigo, com o título “La importancia de la seguridad de la información en el sector público en Colombia” apresenta a importância que a proteção das informações compartilhadas com os usuários tem assumido no setor público na busca por uma gestão baseada na transparência que garanta processos eficientes que beneficiem todas as partes interessadas. A investigação explora a origem e os fundamentos do governo online, bem como o seu enquadramento legislativo além de fazer uma descrição do significado do setor público e o alcance que as entidades que o compõem tiveram em relação à implementação da estratégia digital, permitindo também que o país seja comparado com outros da América Latina. Os resultados do estudo apresentam aspectos que devem ser levados em consideração para a implementação da estratégia de Governo online, apoiada pelo Decreto 2.693 de 2012 e que deve conter os componentes de: a) elementos transversais, b) informação online, c) interação online, d) transação online, e d) democracia online.

O sétimos e último artigo, com o título “La inteligencia artificial en la Psicología: nuevos enfoques para la detección de las declaraciones falsas ” propoem novas abordagens baseadas em inteligência artificial como um novo mecanismo para as técnicas psicológicas existentes para a detecção precoce de falsidade em declarações escritas. Os resultados preliminares demonstram a viabilidade da Inteligência Artificial para a previsão de falsidade, o que permitirá ao profissional de psicologia dispor de novas ferramentas no processo de detecção de mentiras.

3.Agradecimentos

Os editores gostariam de agradecer a todas as pessoas envolvidas direta ou indertamente que colaboraram e contribuiram nessa edição. Os artigos recebidos por autores de diferentes países em diferentes tópicos contribuem para o avanço no campo do conhecimento em sistemas e tecnologias de informação especialmente na era da transformação digital.

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