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Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental  no.esp8 Porto mar. 2021  Epub 31-Mar-2021

https://doi.org/10.19131/rpesm.340 

Artigo de revisão

Eficácia de programas de biofeedback na redução da ansiedade - revisão integrativa da literatura

Effectiveness of biofeedback programs in anxiety reduction - integrative literature review

Efectividad de los programas de biofeedback en la reducción de la ansiedad - revisión integral de la literatura

Graça Sebastião1  , Conceptualização, Curadoria dos dados, Análise formal, Metodologia, Redação

Hélder Almeida1  , Conceptualização, Curadoria dos dados, Análise formal, Metodologia, Redação

Jéssica Costa1  , Conceptualização, Curadoria dos dados, Análise formal, Metodologia, Redação

Sandra Tejo2  , Conceptualização, Curadoria dos dados, Análise formal, Metodologia, Redação

Rosa Lopes3  , Conceptualização, Curadoria dos dados, Análise formal, Metodologia, Redação, Supervisão, Validação
http://orcid.org/0000-0003-2930-9194

1 Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, Portugal.

2 Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Pólo Hospitais da Universidade de Coimbra, Portugal.

3 Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal.


Resumo

Contexto:

A ansiedade é uma emoção, traduz-se num mecanismo adaptativo e transitório em resposta a stressores, cursa com o aumento da atividade autonómica, favorece o desenvolvimento e desempenho da pessoa, promove a criatividade e a cooperação interpessoal. O Biofeedback (BFB) é uma técnica mente-corpo, na qual se aprende como modificar a fisiologia, com o objetivo de melhorar a saúde física, mental, emocional e espiritual da própria pessoa.

Objetivos:

Identificar a eficácia do BFB na redução da ansiedade e da sintomatologia associada na pessoa adulta; conhecer os instrumentos utilizados na avaliação; analisar a complementaridade do BFB e outras técnicas de intervenção.

Métodos:

Nesta revisão integrativa da literatura (RIL) recorreu-se à estratégia P[I][C]OD na elaboração da questão de pesquisa: “Qual a eficácia do BFB na redução da ansiedade e sintomatologia associada na pessoa adulta?”. A pesquisa realizou-se em março de 2019, nas bases de dados MEDLINE complete, CINAHL complete e Psychology & Behavioral Sciences Collection através da plataforma EBSCO, com descritores (MESH): “biofeedback” e “anxiety”. Estudos publicados entre 2015-2019; idiomas: português, inglês e espanhol; disponíveis em texto completo. Amostra com 14 artigos.

Resultados:

O BFB evidenciou eficácia no controlo da ansiedade e sintomatologia associada em jovens universitários, grávidas, atletas, pessoas com perturbação de ansiedade. Em alguns estudos, o BFB é utilizado com outras técnicas: relaxamento, respiração, imaginação guiada e mindfulness.

Conclusões:

Existe evidência científica da eficácia do BFB na redução da ansiedade e da sintomatologia associada, ainda mais evidente quando combinado com outras técnicas.

Palavras-Chave: Biofeedback; Ansiedade; Enfermagem; Saúde mental

Abstract

Background:

Anxiety is an emotion, it translates into an adaptive and transient mechanism in response to stressors, it increases autonomic activity, favours the development and performance of the person, promotes creativity and interpersonal cooperation. Biofeedback (BFB) is a mind-body technique in which one learns how to modify physiology to improve one's physical, mental, emotional and spiritual health.

Aim:

To identify the efficacy of BFB in reducing anxiety and associated symptoms in adults. know the instruments used in the assessment; analyze the complementarity of the BFB and other intervention techniques.

Methods:

In this integrative literature review, the P[I][C]OD strategy was used to elaborate the research question: "How effective is BFB in reducing anxiety and associated symptomatology in adults?". The research was conducted in March 2019 in the databases MEDLINE complete, CINAHL complete and Psychology & Behavioral Sciences Collection through the EBSCO platform, with descriptors (MESH): “biofeedback” and “anxiety”. Studies published 2015-2019 were included; Languages: Portuguese, English and Spanish; available in full text. Sample with 14 articles.

Results:

BFB showed efficacy in controlling anxiety and associated symptoms in college students, pregnant women, athletes, people with anxiety disorder. In some studies, BFB is used with other techniques: relaxation, breathing, guided imagination and mindfulness.

Conclusions:

There is scientific evidence of the efficacy of BFB in reducing anxiety and associated symptomatology, even more evident when combined with other techniques.

Keywords: Biofeedback; Anxiety; Nursing; Mental health

Resumen

Contexto:

La ansiedad es una emoción, se traduce en un mecanismo adaptativo y transitorio en respuesta a factores estresantes, aumenta la actividad autónoma, favorece el desarrollo y el desempeño de la persona, promueve la creatividad y la cooperación interpersonal. Lo biofeedback (BFB) es una técnica de cuerpo y mente en la que se aprende a modificar la fisiología para mejorar la salud física, mental, emocional y espiritual.

Objetivos:

Identificar la efectividad de lo BFB en la reducción de la ansiedad y los síntomas asociados en adultos; conocer los instrumentos utilizados en la evaluación; analizar la complementariedad del BFB y otras técnicas de intervención.

Metodología:

En esta revisión integral de la literatura (RIL), la estrategia P[I][C]OD se utilizó para elaborar la pregunta de investigación: “Qué tan efectiva es lo BFB para reducir la ansiedad y la sintomatología asociada en adultos?".

La investigación se realizó en marzo de 2019 en las bases de datos MEDLINE complete, CINAHL complete y Psychology & Behavioral Sciences Collection a través de la plataforma EBSCO, con descriptores (MESH): “biofeedback” y “ansiedad”. Se incluyeron los estudios publicados entre 2015-2019; Idiomas: portugués, inglés y español; disponible en texto completo. Muestra con 14 artículos.

Resultados:

BFB mostró eficacia en el control de la ansiedad y los síntomas asociados en estudiantes universitarios, mujeres embarazadas, atletas, personas con trastorno de ansiedad. En algunos estudios, BFB se usa con otras técnicas: relajación, respiración, imaginación guiada y atención plena.

Conclusiones:

Existe evidencia científica de la eficacia de BFB en la reducción de la ansiedad y sintomatología asociada, aún más evidente cuando se combina con otras técnicas.

Palabras Clave: Biofeedback; Ansiedad; Enfermería; Salud mental

Introdução

A ansiedade é uma emoção sentida ocasionalmente pela pessoa, traduz-se num mecanismo adaptativo e transitório em resposta a situações stressoras, cursa com o aumento da atividade do sistema nervoso autónomo (SNA) simpático, favorecedora do desenvolvimento e desempenho da pessoa, promove criatividade e cooperação interpessoal (Than, 2007, citado por Saraiva e Cerejeira, 2014).

Em Portugal, o Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental de 2013, mostra que a prevalência anual das perturbações psiquiátricas afeta 22,9% da população portuguesa, e que a prevalência das perturbações da ansiedade é de 16,5% (Direção Geral da Saúde, 2014).

O BFB é uma técnica de autorregulação de mecanismos autónomos, dado que as informações facilitam a aprendizagem do controlo fisiológico e o feedback facilita a aprendizagem de qualquer habilidade. É considerado uma técnica mente-corpo, na qual se aprende como modificar a fisiologia de modo a melhorar a saúde física, mental, emocional e espiritual da própria pessoa (Frank, Khorshid, Kiffer, Moravec, & McKee, 2010). O BFB clínico pode ser usado para controlar sintomas de doenças, melhorar a saúde geral e o bem-estar, através de treino para gestão do stresse e da ansiedade.

Esta revisão integrativa da literatura objetivou: identificar a eficácia do BFB na redução da ansiedade e sintomatologia associada na pessoa adulta; conhecer os instrumentos utilizados na avaliação; analisar a complementaridade do BFB e outras técnicas de intervenção.

Métodos

Nesta revisão integrativa da literatura (RIL) utilizou-se o método P[I][C]OD na elaboração da questão de pesquisa. Definiu-se a população (P) pessoas com ansiedade; intervenção (I) programas de BFB para reduzir a ansiedade; comparação (C) avaliação antes e após a intervenção/comparação com outras intervenções; resultados (O) eficácia do programa BFB e desenho de estudo (D) primários: quantitativo e/ou qualitativo. Assim, a questão de pesquisa: “Qual a evidência científica sobre a eficácia do BFB nas pessoas com ansiedade?” com os objetivos: identificar a eficácia do BFB na redução da ansiedade e da sintomatologia associada na pessoa adulta; conhecer os instrumentos utilizados na avaliação. Consideraram-se critérios de inclusão: disponibilidade de texto integral; idioma português, inglês e espanhol; espaço temporal 2015-2019; e critérios de exclusão: impossibilidade de avaliação com BFB e outra patologia psiquiátrica prévia.

A pesquisa realizada a 8 de março de 2019, na plataforma EBSCO - bases científicas MEDLINE complete, CINAHL complete, Psychology & Behavioral Sciences Collection; descritores “biofeedback” e “anxiety” e operador booleano “AND”, resultando na equação de pesquisa “biofeedback AND anxiety”, obrigatoriamente presente no abstract dos artigos.

Da pesquisa nas bases de dados obtiveram-se 80 estudos, sendo foram removidos 15 por repetição. Posteriormente, os 65 estudos foram analisados por título e resumo, sendo excluídos 29. Nesta fase todos os revisores (4) participaram na decisão de inclusão/exclusão dos estudos. Seguidamente, na fase de leitura do texto completo, foram analisados 16 estudos dos quais 2 foram eliminados por não cumprirem os critérios de inclusão. Também nesta fase, os estudos foram analisados de forma independente pelos revisores e a decisão final de inclusão/exclusão foi discutida com todos os revisores (4), de modo a limitar o risco de erro. Assim, nesta RIL foram incluídos 14 estudos.

O processo de seleção dos estudos está representado na figura 1 .

Figura 1: Processo de seleção dos estudos 

Resultados

A síntese dos resultados e sua organização é apresentada na Tabela 1.

Tabela 1: Resultados dos 14 estudos científicos incluídos 

Intervenção breve de biofeedback em estudantes universitários ansiosos Autores: Chaló, P., Pereira, A., Batista, P., Sancho L. Ano/País: 2017/Portugal
Tipo/ Objetivo/ Descrição do estudo Estudo quasi-experimental com objetivo de verificar o impacto de programa curto de BFB em 50 estudantes universitários do 1º ano. Utilizou escala traço (STAI-Y2) em dois grupos com score superior a 75%. 25 estudantes receberam 15 minutos de sessão, durante 8 semanas. O GC não recebeu nenhuma intervenção. Em cada sessão foi utilizado BFB X-Pert software e pedido aos participantes que realizassem exercícios respiratórios e encorajados a pensamentos e emoções positivas.
Instrumentos SCL (Eletromiografia de superfície); escala STAI-Y2
Resultados Verificou-se uma redução significativa de ansiedade e stress pós-intervenção avaliados pela STAI-Y2. No grupo controlo verificou-se uma diminuição não significativa. O programa demonstrou efeitos benéficos na redução da ansiedade em estudantes universitários.
Effect of short-term heart rate variability biofeedback on long-term abstinence in alcohol dependent patients - a one-year follow-up Autores: Penzlin, A., Barlinn, K., Illigens, B., Weidner, K., Siepmann, M., Siepmann, T. Ano/País: 2017/Alemanha
Tipo/ Objetivo/ Descrição do estudo Estudo randomizado controlado com objetivo de verificar o impacto do BFB por variabilidade de frequência cardíaca (VFC) em dependentes de álcool e a taxa de abstinência, um ano após a aplicação do programa. Dos 48 participantes, apenas 27 completaram o estudo, sendo 15 do grupo de estudo e 12 do grupo de controlo. O VFC - BFB foi aplicado 1 vez por semana durante 2 semanas. O teste psicométrico, a função neurovascular e a função cardíaca foi avaliada antes e imediatamente após a última sessão de BFB.
Instrumentos VFC - BFB
Resultados Verificou-se que uso VFC poderá ser benéfico no aumento da abstinência alcoólica a longo prazo.
Limitações O elevado número de pessoas que desistiram do estudo pode ter enviesado os resultados, pois presume-se que estas pessoas possam ter recaído.
Effect on Healthcare Utilization of Incorporating Biofeedback into the Management of Pain and Anxiety in Adolescents Autores: Sahler, O., Zhao, J. Ano/País: 2017/ EUA
Tipo/ Objetivo/ Descrição do estudo Estudo quasi-experimental com objetivo de avaliar a eficácia de um programa de BFB-termal, combinado com técnicas de relaxamento no controlo da dor e ansiedade em adolescentes. Selecionados 52 pacientes em período de 18 meses. Os pacientes selecionados tinham indicação para sessões de relaxamento, ao que se acrescentou o BFB-termal e incluídos os que foram a consulta, telefone/e-mails, as visitas às urgências e as hospitalizações antes e depois da primeira aplicação de BFB. Durantes as sessões o paciente é incentivado a pensamentos e emoções positivas.
Instrumentos BFB termal e técnicas de relaxamento
Resultados Verificou-se redução significativa dos níveis de dor/ansiedade; redução de consultas físicas e por telefone/e-mail. Redução pouco significativa nas idas à urgência. A utilização do BFB-termal combinada com técnicas de relaxamento pode reduzir significativamente recursos na saúde e custos associados.
Effects of heart rate variability biofeedback during exposure to fear-provoking stimuli within spider-fearful individuals: study protocol for a randomized controlled trial Autores: Schafer, S., Ihmig, F., Lara, H., Neurohr, F., Kiefer, S., Staginnus, M., Lass-Hennemann, J., Michael, T. Ano/País: 2018/Alemanha
Tipo/ Objetivo/ Descrição do estudo Estudo randomizado controlado com o objetivo de estudar o efeito da utilização do VFC-BFB antes e durante a exposição em pessoas com aracnofobia (n=80). Participantes frequentaram sessão de treino onde praticam 2 tarefas (VFC-BFB e 1 tarefa de pseudo-BFB motor ou 2 tarefas de pseudo-BFB motoras). Treino em casa das tarefas durante 6 dias. Uma semana depois, durante a sessão de exposição, assistem a vídeo de 16 min. Constituídos 4 grupos: o grupo 1, VFC-BFB e uma pseudo-tarefa motora antes da exposição e utiliza o VFC-BFB durante a exposição; grupo 2, recebe o mesmo treino, mas continua a tarefa de pseudo-BFB durante a exposição; grupo 3, pratica duas tarefas de pseudo-BFB e continua uma delas durante a exposição; grupo 4, treina duas tarefas de pseudo-BFB e não tem tarefa adicional durante a exposição.
Resultados Os resultados mostram evidência de eficácia do BFB VFC durante a exposição. Este estudo foi o primeiro a utilizar o BFB pré-treinado durante a exposição ao medo. Este tipo de programa representa uma ferramenta fácil de usar e capaz de melhorar os resultados da terapia de exposição.
Resting Heart Rate Variability and the Effects of Biofeedback Intervention in Women With Low-Risk Pregnancy and Prenatal Childbirth Fear Autores: Narita,Y., Shinohara, H., Kodama, H. Ano/País: 2018/Japão
Tipo/ Objetivo/ Descrição do estudo Estudo quasi-experimental com objetivo de investigar se gestantes de baixo risco com medo do parto durante o último trimestre demonstravam diferenças significativas em relação à variabilidade da frequência cardíaca (VFC) de repouso e avaliar se VFC-BFB pode reduzir esse medo e alterar a VFC em repouso. Foram estabelecidos os índices de VFC em 97 gestantes de baixo risco entre a 32ª-34ª semana gestação, e aconselhado às mulheres com W-DEQ≥66 (n=40) a realizar treino de VFC-BFB em casa. Reavaliação 3-4 semanas depois (36ª-37ª semana gestação), independentemente gestantes praticarem o método.
Instrumentos VFC; Wijma delivery expectance/experience questionnaire (W-DEQ versão A); Pittsburg Sleep Quality Index (PSQI); Visual analog scale (Fatigue-VAS)
Resultados O medo do parto não teve efeito significativo nos índices de VFC em repouso, quando o ponto de corte W-DEQ≥66 (definido convencionalmente). No entanto, mulheres com scores Q≥90 (n=5) tiveram um poder significativamente menor de alta frequência do que do GC. Os scores do W-DEQ diminuíram significativamente nas mulheres que realizaram a VFC-BFB (n=18), mas não houve mudança naqueles que não realizaram o método (n=20). Os resultados sugerem que scores W-DEQ muito altos (≥90), e não o critério convencional (W-DEQ≥66), do medo do parto foram atribuídos à baixa atividade parassimpática entre gestantes de baixo risco e que a VFC-BFB da intervenção pode efetivamente diminuir o medo do parto nessas mulheres.
The Effectiveness of Diaphragmatic Breathing Relaxation Training for Reducing Anxiety Autores: Chen, Y., Huang, X., Chien, C., Cheng, J. Ano/País: 2016/ Tailândia
Tipo/ Objetivo/ Descrição do estudo Estudo randomizado controlado com objetivo de avaliar a eficácia de um programa de treino de relaxamento com respiração diafragmática na redução da ansiedade. Pré-teste e pós-teste experimental com medidas repetidas, utilizou BFB condutividade da pele, fluxo sanguíneo periférico, frequência cardíaca e frequência respiratória. 46 participantes distribuídos aleatoriamente, através tabela números aleatórios, grupo DBR (n=24) e GC (n=22). 30 participantes completaram ciclo de 8 semanas: 15 no grupo DBR e 15 no GC. 16 participantes não continuaram o tratamento antes de completar o pós-teste.
Instrumentos BFB para condutividade da pele, fluxo sanguíneo periférico, FC e FR; Beck Anxiety Inventory (BAI)
Resultados O GE obteve redução significativa nos scores do BAI, temperatura periférica, frequência cardíaca e frequência respiratória nas 8 sessões de treino semanal e na taxa de respiração.
The House is Crashing down on me: Integrating Mindfulness, Breath Training, and Heart Rate Variability Biofeedback for an Anxiety Disorder in a 71-years-old Caregiver Autores: Moss, D. Ano/País: 2016/EUA
Tipo/ Objetivo/ Descrição do estudo Estudo de caso com objetivo de demonstrar eficácia do mindfulness, treino de respiração e BFB-VFC na perturbação de ansiedade; desenvolver estratégias de autorregulação e alteração do estilo de vida, de modo a aumentar a resiliência do cuidador. Narrativa de caso de pessoa reformada, 71 anos, cuidadora do marido com demência, cujo stress do papel de cuidador desencadeou a recorrência de perturbação de ansiedade previamente tratada.
Instrumentos Treino de respiração; Mindfulness; BFB-VFC; Beck Depression e Anxiety Inventory
Resultados Caso ilustra o valor da atenção plena, treino de respiração BFB-VFC no transtorno de ansiedade, bem como o esforço para instilar habilidades de autorregulação sustentáveis ​​e mudanças de estilo de vida para maior resiliência nessa situação de longo prazo.
Walking versus biofeedback: a comparison of acute interventions for stressed students Autores: Meier, N., Welch, A. Ano/País: 2015/EUA
Tipo/ Objetivo/ Descrição do estudo Estudo quasi-experimental com objetivo de comparar o efeito da respiração guiada com BFB versus intervenções de exercícios sobre a variabilidade da frequência cardíaca, estado de ansiedade e efeitos. Avalia estudantes (n=32) com altos níveis de estresse percebido, que completam três intervenções de 10 minutos em dias separados: respiração guiada com BFB, caminhada individual (Exercício) e uma condição de controlo da atenção de estudo tranquilo (Silêncio Estudo). Ansiedade e afeto foram medidos antes, imediatamente após (Pós 0) e 15 min após (Pós 15) a intervenção. A VFC foi avaliada pré e pós intervenção com eletrocardiograma.
Instrumentos STAI; Lista de verificação do adjetivo de desativação de ativação (AD-ACL). Escalas: PSS
Resultados O BFB reduziu mais a ansiedade que a condição de exercício (Pré e Pós): BFB d = -0,48, Exercício d = -0,13). Em segundo lugar, o Exercício aumentou temporariamente a energia (Pré para Pós 0: d = 0,67), enquanto o BFB aumentou temporariamente a calma (Pré para Pós): d = 0,51). Todas as condições aumentaram significativamente a variabilidade da frequência cardíaca total (p <0,05).
Biofeedback-Aided Relaxation Training Helps Emotional Disturbances in Undergraduate Students Before Examination Autores: Tahsini, Z., Hosseini, S., Kianersi, F., Rashn, S., Majdara, E. Ano/País: 2017/Irão
Tipo/ Objetivo/ Descrição do estudo Estudo randomizado controlado com objetivo de determinar a eficácia do treino de relaxamento auxiliado por BFB (BFRT) no alivio de sintomas de depressão, ansiedade e stress, em estudantes universitários e na preparação para os exames finais. Participaram 29 estudantes, sexo masculino e feminino, com níveis elevados depressão, ansiedade e stress. Foram escolhidos aleatoriamente para BFRT ou GC. O GE recebeu 8 sessões de BFRT, durante 4 semanas, nas quais foram treinados para diminuir a eletromiografia (EMG), a taxa de respiração (RESP) e para aumentar a temperatura da pele (TEMP).
Instrumentos Depression, anxiety and stress scale (Lovibond and Lovibond 1995); BFB 2000 x-pert System Version 4 e os módulos EMG, RESP, TEMP
Resultados Estudantes que receberam o BFRT revelaram reduções significativas nos sintomas quando comparados aos do grupo de controlo. Aqueles que receberam BFRT também mostraram mudanças significativas para as três modalidades psicofisiológicas alvo (EMG, RESP e TEMP). Concluiu-se que o BFRT pode ser útil para reduzir os sintomas de distúrbios emocionais em estudantes universitários durante um período particularmente stressante e que isso, por sua vez, pode ajudar a promover a saúde psicológica geral.
A RCT Comparing Daily Mindfulness Meditations, Biofeedback Exercises, and Daily Physical Exercise on Attention Control, Executive Functioning, Mindful Awareness, Self-Compassion, and Worrying in Stressed Young Adults Autores: Bruin, E., Zwan, J., Bögels, S. Ano/País: 2016/Holanda
Tipo/ Objetivo/ Descrição do estudo Estudo randomizado controlado com objetivo de avaliar efeitos de meditações diárias de mindfulness (MM) versus VFC-BFB e exercício físico diário (PE) no controlo da atenção, função executiva, consciência consciente, auto compaixão e preocupação. Estudo randomizado, com 75 adultos jovens, 18 a 40 anos, com níveis elevados de stress, randomizados para MM, VFC-BFB e PE, com avaliações no pré-teste, pós-teste e acompanhamento. Os 3 grupos foram alvo de intervenções autoguiadas durante 5 semanas. Os processos cognitivos de controlo da atenção, função executiva, consciência consciente, autocompaixão, preocupação foram avaliados pré-teste, pós-teste e acompanhamento 6 semanas depois. Os participantes foram mantidos cegos para a intervenção, até ao final do pré-teste.
Instrumentos VFC-BFB; Attention Control Scale (ACS); (BRIEF-A); Five Facet Mindfulness Questionnaire (FFMQ-SF); Self-Compassion Scale (SCS-SF); Questionário de Preocupação do Estado de Penn (PSWQ)
Resultados As meditações diárias autorreguladas em geral, o VFC-BFB diário e os exercícios físicos diários levam a um melhor controlo da atenção, funcionamento executivo, aumento da conscientização e autocompaixão conscientes e menos preocupações. A meditação consciente não superou o VFC-BFB ou o exercício físico diário em relação a esses processos cognitivos.
Effects of Heart Rate Variability Biofeedback on EEG Alpha Asymmetry and Anxiety Symptoms in Male Athletes: A Pilot Study Autores: Dziembowska, I., Izdebski, P., Rasmus, A., Brudny, J., Grzelczak, M., Cysewski, P. Ano/País: 2015/Polónia
Tipo/ Objetivo/ Descrição do estudo Estudo randomizado controlado com objetivo de investigar se o BFB (respiração rítmica, emoções positivas ativamente auto-geradas e dispositivo portátil de BFB) induz alterações nos valores de VFC, EEG dos atletas e na auto-estima e ansiedade percecionadas. Estudo experimental com GC (n=21) e GE (n=20), participaram jovens atletas do sexo masculino, idade entre 16 e 21 anos, com pelo menos 3 anos de prática desportiva de futebol e basquete. O GE foi submetido a programa de 10 sessões em 3 semanas de treino de BFB de VFC. Foram avaliados os níveis de ansiedade antes e após em ambos os grupos através do STAI.
Instrumentos VFC e EEG (emWave PC); STAI
Resultados Em ambos os grupos não se verificaram diferenças significativas ao nível da autoestima e ao nível da ansiedade traço, porém os níveis de ansiedade estado reduziram de forma significativa no GE, bem como melhorias a nível da frequência cardíaca e no EEG.
Effects of heart rate variability biofeedback training in athletes exposed to stress of university examinations Autores: Deschodt-Arsac, V., Lalanne, R., Spiluttini, B., Bertin, C., Arsac, L. Ano/País: 2018/ França
Tipo/ Objetivo/ Descrição do estudo Estudo experimental com objetivo de investigar potenciais benefícios do treino de BFB-VFC em jovens atletas de competição expostos ao stress de exames universitários, nomeadamente a persistência dos benefícios após o término da intervenção. Participantes distribuídos aleatoriamente (GE=12; GC=6), GE submetido programa de 5 semanas de BFB-VFC, no qual têm de respirar 6 ciclos/min por período de 5 minutos, duas vezes por dia (manhã (8h-10h) e noite (19h-22h). Antes e depois do programa foi aplicada o STAI; testes adaptados de Skinner e Brewer (traços de ansiedade). Participantes submetidos a exames como um evento stressor. O exame 1, realizado após 5 semanas do programa e o exame 2, 12 semanas após o términos do programa, foi avaliada a VFC em ambos os momentos.
Instrumentos VFC; software: URGOFeel; STAI
Resultados No exame 1 não se verificaram diferenças na ansiedade estado entre GE e GC, mas após 12 semanas, no exame 2, verificou-se diminuição da ansiedade estado nos indivíduos submetidos ao programa VFC-BFB. No GC os níveis ansiedade estado mantiveram-se altos em ambos os exames.
Heart rate variability biofeedback: implications for cognitive and psychiatric effects in older adults Autores: Jester, D., Rozek, E., McKelley, R. Ano/País: 2018/EUA
Tipo/ Objetivo/ Descrição do estudo Estudo quasi-experimental com objetivo de estudar a eficácia do BFB-VFC como novo tratamento para diminuição de sintomas psiquiátricos e melhorar a função cognitiva em idosos. Os 20 participantes idosos com idades entre 63 e 96 anos (excluídos idosos com défices cognitivos graves), a maioria do sexo feminino (70%) e com patologias cardíacas (45%) e psiquiátricas (depressão, ansiedade e bipolaridade). Realizada avaliação pré e pós teste, com recurso STAI e BFB com 3 semanas de duração, com pelo menos 2 sessões semanais, perfazendo um total de 6 sessões de 30 minutos cada.
Instrumentos VFC, software: LLC emWave Pro; STAI
Resultados Verificou-se uma diminuição estatisticamente significativa na ansiedade de estado e na ansiedade de traço, além de melhorias a nível da cognição e da perturbação depressiva.
Reducing Anxiety and Improving Academic Performance Through a Biofeedback Relaxation Training Program Autores: Aritzeta, A., Soroa, G., Balluerka, N., Muela, A., Gorostiaga, A., Aliri, J. Ano/País: 2017/Espanha
Tipo/ Objetivo/ Descrição do estudo Estudo quasi-experimental com objetivo de analisar a influência de programa de treino de relaxamento de BFB na ansiedade e nos resultados académicos em estudantes do 2º ano de psicologia (GE=152; GC=81), mais de 75% do sexo feminino. Programa de 5 sessões BFB associado a 3 atividades de treino de respiração profunda, relaxamento muscular e imaginação guiada, duração 8 semanas, participantes submetidos a 3 testes de avaliação académica, feita avaliação pré e pós-teste.
Instrumentos VFC, software: emWave; escala: STAI
Resultados O GE demonstrou diferenças estatisticamente significativas depois de submetidos ao programa de BFB, evidenciou níveis de ansiedade traço e estado mais baixos e melhor desempenho académico comparativamente ao GC, níveis de ansiedade traço e estado semelhantes entre si.

Discussão

Os estudos analisados revelam a eficácia do BFB no controlo de ansiedade em jovens universitários, grávidas, atletas, pessoas com perturbações de ansiedade e comportamento aditivo. Também a RIL de Morais, Correia, Vicente e Lopes (2018), na maior parte dos estudos analisados, verificou eficácia do BFB na redução de ansiedade e da sintomatologia associada bem como da complementaridade com outras técnicas.

Na utilização de VFC-BFB, verificaram-se benefícios no aumento da abstinência alcoólica a longo prazo (Penzlin et al., 2017); na redução da ansiedade durante a exposição em pessoas com fobia de aranhas (Schafer, et al., 2018); diminuição do medo do parto em grávidas de baixo risco com medo do parto pré-natal (Narita, Shinohara & Kodama, 2018); eficácia na diminuição dos níveis de ansiedade estado em estudantes atletas, após 12 semanas (Dziembowska et al.,2015), reforço da autorregulação e capacidade de resiliência no cuidador informal (Moss, 2016); diminuição de sintomas psiquiátricos (ansiedade traço e estado), melhoria da cognição e da perturbação depressiva em idosos (Jester, Rozek & McKelley, 2018).

Na complementaridade com outras intervenções, o BFB reduziu mais a ansiedade e a caminhada aumentou os níveis de energia, contribuindo para o aumento da variação da frequência cardíaca em estudantes universitários (Meier & Welch, 2015); o treino de respiração profunda, relaxamento muscular e imaginação guiada com universitários revelou eficácia nos níveis de ansiedade traço e na ansiedade estado (Aritzeta, et al., 2017); meditação diária autorregulada, VFC-BFB diário e exercícios físicos diários melhoraram controlo da atenção, funcionamento executivo, aumento da conscientização e autocompaixão conscientes e menos preocupações em adultos jovens com ansiedade (Bruin, Zwan & Bögels, 2016); exercícios respiratórios, pensamentos e emoções positivas durante o SCL-BFB em universitários evidenciou redução significativa da ansiedade (Chaló, Pereira, Batista & Sancho, 2017) técnicas de relaxamento e BFB termal no tratamento da dor e ansiedade em adolescentes, pode reduzir significativamente recursos na saúde e custos associados (Sahler & Zhao, 2017).

Duração dos programas de BFB variou entre 1 sessão/semana durante 2 semanas (Penzelin, et al., 2017) e 8 semanas (Chaló, et al., 2017). Tamanho amostra variou de um (Moss, 2016) e mais de duzentos participantes (Aritzeta et al., 2017). Instrumento utilizado na avaliação da ansiedade: STAI (Chaló et al., 2017; Deschodt-Arsac, Lalanne, Spiluttini, Bertin & Arsac, 2018; Dziembowska et al., 2015; Meier & Welch, 2015; Schäfer et al., 2018) e BAI (Chen, Huang, Chien & Cheng, 2016; Moss, 2016).

Conclusão

Os resultados evidenciam que a aplicação do BFB é eficaz como recurso terapêutico no controlo da ansiedade e da sintomatologia associada, resultante de diversas situações, em jovens universitários, grávidas, atletas, idosos e pessoas com diagnóstico de perturbação de ansiedade. Esta eficácia torna-se ainda mais evidente quando combinado com outras técnicas. Paralelamente, os resultados apontam também a eficácia do BFB na redução da dor, no desempenho académico de jovens universitários, na cognição, na perturbação depressiva em idosos e no tratamento de pessoas com dependência de álcool.

A pesquisa revelou escassez de estudos com BFB em Portugal e, considerando a evidência de eficácia, pode ter interesse a replicação de alguns estudos realizados noutros países.

O tamanho da amostra e a duração dos programas podem ser fatores condicionantes dos resultados finais, sugerindo-se a análise futura de estudos sujeitos às mesmas condições de forma a obter resultados com maior validade, permitindo a sua extrapolação.

Implicações para a Prática Clínica

O BFB como intervenção terapêutica não-farmacológica, ao dispor do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, permite uma intervenção psicoterapêutica no controlo da ansiedade e da sintomatologia associada, na pessoa doente, mas também na pessoa exposta a situações stressoras.

Referências Bibliográficas

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Recebido: 31 de Dezembro de 2019; Aceito: 02 de Maio de 2020

Autor de Correspondência: Rosa Lopes, rlopes@esenfc.pt

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