SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue5Outside Estúdio author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista :Estúdio

Print version ISSN 1647-6158

Estúdio vol.3 no.5 Lisboa June 2012

 

EDITORIAL

:Estúdio 5

:Estúdio 5

 

João Paulo Queiroz*

*Editor. Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal.

Endereço para correspondência

 

 

Nota editorial

 

 

Editorial notice

 

 

A revista :Estúdio tem desafiado, ao longo das suas 5 edições, os criadores dos países de língua portuguesa ou espanhola a escreverem, apresentarem e refletirem sobre as obras de seus companheiros de profissão, sobre a obra de outros artistas. Procura-se sobretudo dar a conhecer uma teia de cumplicidades artísticas e criativas que permita estabelecer uma nova geografia, menos cêntrica e mais rica de diferenças, mais reveladora de autores fora do circuito instituído.

Sucede ser este um número ímpar, o número 5. Coincide, como acontece com todos os seus números ímpares, com o Congresso Internacional CSO' "Criadores Sobre Outras Obras" reunido na sua terceira edição, em Lisboa, na Faculdade de Belas-Artes, de 29 de março e 3 de abril de 2012. Pudemos contar com 113 delegados vindos de Portugal, Espanha, Brasil, Perú, Roménia, e público em igual número, perfazendo no total um congresso de cerca de 250 pessoas. Este congresso publicou as suas atas, em volume eletrónico. Mas as comunicações consideradas mais categorizadas pelo Conselho editorial da :Estúdio deram origem ao presente volume: um conjunto de artigos formatados rigorosamente segundo as normas de publicação do meta-artigo da :Estúdio (cf. páginas no final deste volume) e apreciados pelo conselho editorial em duas fases, fase de resumos e fase de Artigo completo submetido em 19 de janeiro e aprovado em 8 de fevereiro de 2012. submetido em 19 de janeiro e aprovado em 8 de fevereiro de 2012.

Já as quatro edições anteriores da Estúdio puderam manter, e estabelecer para futuro, a periodicidade bianual e um elevado número de participações, onde a exogenia é uma característica sempre presente: mais de 70% de todos os artigos publicados, em todos os números, são de origem exterior ao CIEBA e à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Também a seleção das submissões se exerceu com a mesma imparcialidade que só o método da arbitragem cega permite tornar realidade.

Este número 5 da :Estúdio pôde congregar assim uma seleção de 56 artigos, apreciados e selecionados com base na arbitragem duplamente cega (double blind review) em que se garantiu adicionalmente que um revisor científico não apreciasse textos provenientes da mesma zona – critério de salvaguarda geográfica – que se tem observado rigorosamente desde o primeiro número.

Foram selecionados, neste número 5 da :Estúdio, 56 artigos a partir de um conjunto de 130 (resumos, na primeira fase, até 15 de dezembro 2011) e de 103 artigos completos selecionados na segunda fase. Destes 56 artigos, 24 são provenientes do Brasil, 15 são provenientes de Espanha, 14 são provenientes de Portugal e 2 são provenientes do Perú, sendo ainda uma das duas autoras, deste último país, de origem Romena.

São assim princípios consistentes da publicação :Estúdio:

  • A periodicidade semestral.
  • Os números ímpares integram uma seleção apertada dos textos mais apreciados pelo Congresso Internacional CSO de cada ano.
  • Os números pares são independentes do Congresso e compreendem as melhores respostas aos temas lançados a desafio, diferentes anualmente.
  • Mais de 70% dos artigos publicados em todos os números é de origem exterior à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa ou ao seu centro de investigação, o CIEBA, sendo originários das mais diversas instituições de reconhecimento internacional.
  • Também a maioria dos membros do Conselho Editorial / revisores científicos, são de origem exterior (69%). Do mesmo modo, 46% dos membros são de afiliação internacional.
  • A revisão científica por arbitragem cega e salvaguarda geográfica.

Sobretudo o traço que distinguirá esta publicação é a delimitação programática comum a todos os números da Estúdio: a palavra aos artistas, que abordam, sob perspetivas que lhes são únicas, as obras de outros artistas, seus colegas de profissão, e nas línguas de expressão ibérica.

 

 

Endereço para correspondência

Correio eletrónico: joao.queiroz@fba.ul.pt (João Paulo Queiroz).

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License