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GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versão On-line ISSN 2182-1267

GOT  no.12 Porto dez. 2017

https://doi.org/10.17127/got/2017.12.012 

ARTIGO

 

Política, cultura e espaço

Politic, culture and space

 

Paulo, Filipe1

1 Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Geociências da UFRJ, Departamento de Geografia; Av. Athos da Silveira Ramos, 274 - Prédio do CCMN - Bloco I - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Cidade Unversitária; 21949-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - Caixa-postal: 68537; filipegeouerj@gmail.com 

 

 

RESUMO

Este texto tem por objetivo estudar as formas simbólicas espaciais. Isto consolida a temática, denotando ao mesmo tempo a sua importância na análise geográfica. As formas simbólicas espaciais constituem representações criadas e recriadas, objetos de celebração e contestação, inseridas efetivamente na organização espacial. Desempenham um ativo papel na sociedade, podendo ser consideradas como reflexos, meios e condições sociais. Neste trabalho discutem-se inicialmente e muito brevemente as relações entre geografia cultural, política e significados, seguindo-se três partes nas quais são abordadas as relações toponímia e política, monumentos, política e identidade e, finalmente, os lugares de densidade política.

 

Palavras-chave: espaço, política, densidade, cultura

 

ABSTRACT
This text continues the studies on symbolic spatial forms, seeking to bring to the surface other symbolic forms and other contexts. This consolidates the theme, denoting at the same time its importance in geographic analysis. Spatial symbolic forms constitute created and recreated representations, objects of celebration and contestation, effectively inserted into spatial organization. They play an active role in society, and can be considered as reflexes, means and social conditions. In this work, the relations between cultural geography, politics and meanings are discussed first and very briefly, following three parts in which the relations toponymy and politics, monuments, politics and identity are approached, and finally the places of political density.

 

Keywords: espace, politics, urban, density

 

 

1. Introdução

A política manifesta-se de diferentes modos. Suas manifestações espaciais também se fazem de diferentes modos, um deles sendo os territórios político-administrativos com limites rigidamente estabelecidos, configurando municípios, estados e países. Os territórios diocesanos da Igreja Católica e os territórios das unidades da grande corporação multilocalizada são outras manifestações, assim como, na escala do espaço urbano, os territórios dos mais diversos grupos sociais. A manifestação espacial da política se faz também por meio da ‘iconografia política do território’, como aponta Leib (2002), com base em Jean Gottmann. Trata-se de formas simbólicas espaciais como os monumentos em geral. Nestes casos não há limites espaciais formais mas um alcance espacial até onde a mensagem intencionada é irradiada. A superfície terrestre está impregnada de iconografias políticas, mas o seu interesse por parte dos geógrafos é relativamente recente.

A incorporação da política à geografia cultural, incluindo-se o estudo da iconografia política, verifica-se durante as décadas de 1970 e 1980, a partir de bases distintas. De um lado está o Centre for Contemporary Cultural Studies (CCCS) da Universidade de Birmingham que, sobretudo com Stuart Hall, desenvolve uma visão crítica de cultura (Schulman, 2004). Associado ao CCCS Raymond Williams, professor em Oxford, introduz as noções de cultura da classe dominante, emergente e residual. Resgata a noção gramcsiana de hegemonia cultural e contribui decisivamente para descontruir a visão de cultura como superestrutura, subordinada à base econômica (Williams, 2004). O caminho para a incorporação da política nas análises culturais está aberto.

A influência de Clifford Geertz, de outro lado, foi também fundamental. Geertz (1989) considera como cultura os significados criados pelos diferentes grupos sociais a respeito das diversas esferas da vida. A visão abrangente de cultura, adotada pela perspectiva saueriana, é deixada de lado por muitos geógrafos. A geografia cultural que se renova tem como foco os “mapas de significados” que recobrem a superfície terrestre, uma expressão cunhada no CCCS (Jackson, 1989).

As relações entre política e cultura são explicitadas por Geertz por meio da “política de significados”, uma expressão que articula dois termos distintos e aparentemente dissociados. Política de significados constitui-se no embate entre grupos sociais visando a imposição de significados.

Hall, Williams e Geertz, com suas formulações contribuíram decisivamente para que as relações entre política, cultura e espaço fossem incorporadas à geografia cultural. A contribuição de Erwin Panofsky foi também decisiva, ao possibilitar um modelo de interpretação das formas simbólicas espaciais (Panofsky, 2004), modelo adotado pelos geógrafos que participaram da coletânea organizada por Cosgrove e Daniels (1988) sobre a iconografia da paisagem, e por Eyles e Peach (1990) ao estudarem os signos e símbolos da cidade industrial canadense de Hamilton.

Incorporar a dimensão política ao estudo das relações entre cultura e espaço pressupõe compreender a natureza rizomática da ciência, na qual todos os seus sub-campos se interpenetram, sendo cada um enriquecido pelos demais, ao mesmo tempo que os enriquece. A concepção rizomática opõe-se àquela que considera a ciência à semelhança de uma árvore, de cujo tronco saem ramos e galhos que não se comunicam diretamente entre si. Segundo a concepção rizomática a cultura manifesta-se politicamente e a política tem um sentido cultural. O mesmo se pode dizer das relações entre economia e cultura.

A política de significados pode ser efetivada por meio do espaço, adquirindo assim uma espacialidade. Trata-se das formas simbólicas espaciais (Corrêa, 2005, 2008), por meio das quais mensagens são comunicadas a respeito de diversas esferas da vida, com a intenção de influenciar na preservação ou transformação daquelas esferas. Assim, por exemplo, reconstrói-se o passado e anuncia-se o futuro. Poder e identidade são temas centrais nessas intenções, como transparece nos artigos da coletânea sobre diversos monumentos na cidade do Rio de Janeiro (Knauss, 1999).

As formas simbólicas espaciais podem ser fixas ou móveis. Entre as primeiras estão as estátuas, obeliscos, templos e memoriais, de longa ancoragem na paisagem, assim como os modernos shopping centers e parques temáticos. As procissões, paradas e marchas são exemplos de formas simbólicas espaciais móveis. As primeiras podem ser consideradas como metáforas visuais (Gombrich, 1954), enquanto as segundas, de acordo com Turner (1982), metáforas rituais.

 

 

2. Toponímia e política

A língua é considerada a partir de Herder, comentado por Gade (2003), como o mais relevante meio para expressar a identidade de um grupo. Constitui-se ela na primeira forma simbólica, conforme apontado em 1923 por Cassirer (2001). Por meio dela conceitos e significados são criados e comunicados, estabelecendo-se diferenças entre grupos lingüísticos. Marca e matriz identitária a língua exibe uma espacialidade manifesta no território lingüístico seja por meio da fala e das diversas grafias, seja pela toponímia, isto é, o nome de montanhas, rios, países, regiões, cidades, bairros e ruas.

A toponímia reafirma a identidade dos lugares e de seus habitantes, podendo adquirir um explícito sentido político quando um dado território é objeto de disputa entre grupos sociais distintos, quando é objeto de conquista ou ainda quando submetido a profundas transformações políticas. Nestes casos a toponímia pode ser vista como uma articulação entre língua, poder territorial e identidade, como apontam Azaryahu e Golan (2001). Como objeto de política cultural a toponímia está impregnada de tensões e negociações entre grupos distintos.

Vejamos alguns exemplos, em que as relações entre toponímia e política revelam e afirmam identidades de grupos. Os exemplos nos remetem a duas escalas espaciais, a do território nacional ou regional, de um lado, e a do espaço urbano, de outro. Em que sentido as duas escalas afetam a toponímia é uma questão para investigação.

A Amazônia pombalina (1755. 1778) constitui um eloquente exemplo de política toponímica visando evidenciar simbolicamente o domínio português sobre um território economicamente sob o monopólio da Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão, empresa criada pelo Marquês de Pombal, Primeiro-Ministro português (Nunes Dias, 1970). A política toponímica inseria-se em política mais ampla, que incluia, entre outras ações a elevação de aldeias, com nomes indígenas, à categoria de vilas, a introdução do gado bovino, das culturas do anil e do cacau, assim como de escravos africanos.

O domínio econômico é referendado pela alteração toponímica das aldeias, agora erigidas em vilas, adotando-se nomes de povoações portuguesas. Os exemplos são numerosos, entre eles Almeirim, Barcelos, Breves, Ega, Faro, Ourém, Santarém e Soure. Esta toponímia seria divulgada nos mapas e nas conversas de marinheiros. Deste modo difundia-se a posse portuguesa do território amazônico, estabelecendo-se uma identidade lusa à Amazônia.

A política toponímica foi ativa em inúmeros contextos culturais, a exemplo da hebraicização, após a criação de Israel em 1948, dos topônimos pré-existentes, como é o caso de Tel-Rabia renomeada Tel-Aviv (Azaryahu e Golan, 2001) e da desrussificação dos topônimos, após 1991, do Casaquistão, exemplificada com o nome da nova capital nacional, Astana, em substituição ao nome anterior, Tselinograd (Brunet, 2001).

Dado o muito elevado nome de logradouros públicos existentes em uma cidade, admite-se que o nome de bairros, praças e ruas sejam oriundos de amplas e complexas lógicas. Uma hipótese para as cidades brasileiras diz respeito à influência de proprietários fundiários urbanos, transformados ou não em loteadores, na designação de muitos logradouros e bairros. O nome deles pode constituir-se em prática de valorização fundiária, ao mesmo tempo que inscreve no espaço uma estrutura de poder e identidade de classe. Os exemplos na cidade do Rio de Janeiro, como em outras, são numerosos e significativos. Mas nomear logradouros públicos e bairros pode envolver tensões e negociações políticas tornadas públicas e objetos de ações diversas. Dois exemplos apontam para essas tensões e negociações a respeito da nomeação de logradouros públicos, envolvem contextos culturais distintos.

O primeiro diz respeito à política em torno de renomear ruas de cidades norte-americanas, especialmente no Sul, homenageando o líder negro Martin Luther King Jr., defensor dos direitos civis (Alderman, 2000). Os debates envolvendo o movimento negro e as lideranças brancas foram focalizados em torno da localização das ruas a serem renomeadas, tendo menor importância o debate em torno de se aceitar ou não que ruas fossem renomeadas. O movimento negro insistia que essas ruas deveriam ter centralidade, ruas de comércio e de tráfego intenso, conferindo assim visibilidade e força simbólica ao nome do líder negro. Os interesses dominantes, brancos e conservadores, temiam que renomear uma importante via poderia influenciar negativamente as vendas comerciais e o valor dos imóveis. Sugeriram que ruas pequenas, escondidas e sem expressão fossem renomeadas homenageando Martin Luther King Jr. O debate ressaltou as conexões entre política, cultura e espaço.

O segundo exemplo reporta-se à parte oriental da cidade de Berlim (Azaryahu, 1997). Este setor da capital alemã foi submetido a diversas alterações no nome de diversas ruas, refletindo as profundas mudanças políticas a que a cidade passou, sobretudo a partir de 1871, com a formação do 2º Reich. O nazismo e o comunismo renomearam diversos logradouros públicos. A reunificação alemã em 1989 trouxe à tona inúmeros problemas políticos, envolvendo distintos grupos, a exemplo daqueles ligados à democracia cristã alemã e à antiga Alemanha Ocidental, que desejavam eliminar qualquer vestígio do antigo regime comunista, e daqueles moderados que queriam preservar os nomes que conceberam o socialismo, como Rosa Luxemburgo. Nomes associados a posições políticas antagônicas definiram inúmeros logradouros públicos da cidade, a exemplo de Bismarck, Hitler, Stalin, Wilhelm Pieck, Marx e Engels. A história moderna da cidade está inscrita na memória toponímica, revelando a sua dramática trajetória.

As relações entre toponímia e política, contudo, ainda necessitam de mais estudos empíricos e reflexões. Há muitas questões a serem respondidas. Uma delas envolve as condições políticas sob as quais alterações toponímicas são efetivadas e, inversamente, em que condições mudanças políticas não implicaram em alterações toponímicas. Em relação a este ponto o exemplo do oeste norte-americano é notável. Após a efetiva incorporação de grande área localizada então no norte do México, verificou-se a preservação da toponímia em língua espanhola, que incluía topônimos vinculados ao catolicismo, a despeito do predomínio de protestantes entre os novos ocupantes. San Francisco, San José, Sacramento, Santa Barbara, Los Angeles, San Diego, San Antonio, El Paso, Albuquerque e Las Vegas são exemplos significativos. Os centros urbanos criados após a incorporação norte-americana, contudo, foram nomeados com termos na língua inglesa. Tolerância ou política de anti-conquista, de que nos fala Herman (1999) em seu estudo sobre os nomes de lugares no Hawai, após a conquista e incorporação do arquipélago à União? Esta política implica em criar, por meio da manutenção de alguns traços da vida cultural, a impressão de respeito às diferenças entre os conquistadores e conquistados.

 

 

3. Monumentos, política e espaço

Os monumentos como estátuas, obeliscos, memoriais e templos são representações culturais, metáforas visuais que, em muitos casos, denotam um sentido político, no qual a afirmação identitária étnica, de classe ou religiosa constitui-se em motivação fundamental, associando-se a outros aspectos sociais. Tanto quanto a toponímia os monumentos comunicam mensagens e por isso sua localização é elemento chave para a sua eficiência comunicativa. Contudo, os monumentos são objetos cuja interpretação é aberta, polivocal, construída com base na experiência de diferentes grupos sociais (Duncan e Sharp, 1993, Hall, 1997).

Nesta seção serão considerados, de um lado, dois monumentos associados à conquista territorial e identidade, em contextos que guardam entre si algumas semelhanças. De outro, serão considerados monumentos na antiga União Soviética, após 1991, quando mudanças políticas estabeleceram novas interpretações a esses monumentos.

Poder, conquista territorial e identidade podem se constituir em bases para a construção de formas simbólicas espaciais que denotam um nítido sentido político. Os exemplos dos monumentos dedicados aos Bandeirantes localizado em São Paulo (Diniz Filho, 1992) e aos pioneiros holandeses (Voortrekker) localizado em Pretoria, África do Sul (Crampton, 2001) são contundentes a esse respeito. Há inúmeras diferenças entre eles, mas ambos descrevem a marcha de desbravadores visando ampliar e efetivamente apropriar-se de um território já apropriado.

Inaugurados respectivamente em 1954 e 1949, ambos buscam no passado a inspiração e motivação para o futuro. A identidade bandeirante e dos pioneiros ‘afrikaners’ é enfatizada. No caso paulista a sua inauguração marca a data do 4º centenário da fundação de São Paulo, em um momento de plena expansão econômica da metrópole paulistana. O monumento aos Bandeirantes procura difundir os valores daqueles desbravadores, valores dos quais a elite paulistana seria portadora, força, coragem, espírito de solidariedade e liderança, sendo assim, capaz de, sob sua égide, construir uma moderna nação. A construção do monumento dedicado aos pioneiros holandeses se deu, diferentemente do contexto da construção do monumento paulistano. Tratava-se de um momento de crise em razão do empobrecimento dos agricultores ‘afrikaners’ e enriquecimento daqueles de língua inglesa, ao mesmo tempo que os ‘afrikaners’ tinham maior consciência da presença de uma maioria negra. Contextos políticos e econômicos diferentes, no entanto, geraram formas simbólicas espaciais semelhantes, conforme se pode depreender dos textos de Diniz Filho e Crampton.

Mudanças políticas drásticas podem gerar a resignificação de formas simbólicas espaciais que em um passado recente foram vistas positivamente. As representações políticas materiais como as estátuas podem ser objeto de ações que denotam o novo sentido a elas atribuído. Forest e Johnson (2002) apontam que após a dissolução da União Soviética as elites russas, visando reconstruir a identidade russa, estabeleceram três formas de tratamento aos monumentos da era soviética erguidos em Moscou. A primeira forma, segundo os autores, foi definida como cooptação e glorificação. Assim, alguns monumentos, incluindo templos e mosteiros foram redefinidos em seus sentidos originais, resgatando-se as heranças culturais russa e czarista. Por outro lado, glorifica-se os heróis russos da Grande Guerra Patriótica (Segunda Guerra Mundial) e constroem-se novos memoriais, templos e mosteiros.

A segunda forma traduz-se em contestação, que gera tanto a retirada de símbolos soviéticos de lugares públicos, como o corte de recursos monetários públicos para a manutenção do mausoléu de Lenin na Praça Vermelha, mantido, a partir de então, com recursos oriundos de uma Fundação de Caridade. A terceira forma diz respeito a ignorar-se os monumentos, que foram removidos, fechados ou alterados de tal modo que os seus significados originais se perderam. O exemplo mais contundente é o de uma Exposição permanente relativa ao talento e criatividade econômica das repúblicas soviéticas. Em 1991 deixa de receber verbas, sendo transformado, pouco a pouco, em um centro de negócios.

Também em Tashkent, capital da ex-república soviética do Usbequistão, as elites nacionais removeram as estátuas de Lenin e de Marx, substituindo-as, respectivamente, por enorme globo onde aparece em relevo os limites do novo Estado independente e pela estátua eqüestre de Tamerlão, o herói guerreiro medieval da Ásia Central, considerado então como o fundador do Usbequistão (Bell, 1999).

Os exemplos de Moscou e o de Tashkent colocam em evidência que as relações entre política, cultura e espaço não estão fixadas para sempre, variando em razão de mudança de regime político. As formas simbólicas espaciais, como os monumentos em geral, apresentam em realidade três papéis desempenhados simultaneamente, o de serem reflexos da política vigente, meios para essa mesma política e condição, não exclusiva, para o seu bom desempenho.

 

 

4. Lugares de densidade política

As relações entre política, cultura e espaço manifestam-se nos lugares retóricos (rhetorical topoi) e lugares vernaculares (verccular topoi), como aponta Boyer (1994). Os lugares retóricos são entendidos como locais onde a memória oficial e o culto aos heróis nacionais, são cultivados por meio de rituais oficiais: nesses locais ensina-se os valores dominantes, visando a continuidade da estrutura política da nação. Os lugares vernaculares, por outro lado, são locais de manifestação da cultura popular, onde crenças e valores populares são transmitidos às gerações mais jovens. Os dois lugares, contudo, não necessitam estar separados entre si, verificando-se, frequentemente, uma superposição espacial entre eles. Contudo, os rituais de cada um tendem a verificar-se em momentos distintos.

A Plaza de Mayo, localizada no centro de Buenos Aires constitui um exemplo de lugar retórico tradicional, no qual um processo de contestação redefiniu a sua identidade. Celebração e contestação convivem no mesmo espaço por meio de formas simbólicas espaciais antigas e recentes incorporadas à paisagem, como aponta Torre (2000). Trata-se do mais importante espaço cívico da capital argentina, equivalente, segundo Torre, ao Mall da capital norte-americana, no qual o poder está representado. Antiga Plaza de Armas da Buenos Aires colonial, ali estão localizados a Casa Rosada, sede do governo argentino, a Catedral, com o túmulo de San Martin, o herói da independência nacional, o prédio do antigo Cabildo e a Pirâmide de Mayo, que comemora a independência nacional.

Entre 1976 e 1983 o lugar retórico, de manifestação do poder, transforma-se, tornando-se um espaço de contestação, conhecido como o lugar das ‘Madres de la Plaza de Mayo’. A contestação esteve centrada nos protestos de mulheres, mães e viúvas daqueles mortos ou desaparecidos durante o regime militar no país. Semanalmente as mulheres, portando um lenço na cabeça, se reuniam, formando um círculo em torno da Pirâmide de Mayo, no meio da praça. A materialização desse protesto se fez pela construção em cimento de lenços em torno da Pirâmide, corporificando simbolicamente o protesto e, ao mesmo tempo, imprimindo a manifestação na paisagem do lugar retórico. As duas características permitem falar em lugar de densidade política.

Lugares da retórica e lugares vernaculares podem ser vistos como lugares de densidade política, que condensam intenções e práticas portadoras de significados políticos. Em muitos deles esta densidade política verifica-se há muito tempo, mesmo que as formas simbólicas espaciais, monumentos e rituais, assim como os agentes sociais e intenções implícitas, tenham mudado ao longo do tempo. Fala-se em lugar de densidade simbólica, com múltiplas camadas de significados, como argumenta Mandoki (2003) ao estudar o Zócalo, ponto focal da vida da nação mexicana, cuja força simbólica tem suas raízes na mitologia azteca. Mandoki reconheceu no Zócalo quatro camadas de significados, caracterizando-o como lugar mítico, foco principal de Tecnochtilán, a capital azteca, ‘plaza de armas’ do período colonial e ponto focal da atual cidade e nação mexicana. Prédios governamentais e a catedral convivem com a multidão, ora festejando, ora protestando.

A Praça do Portão da Paz Celestial, Tiananmen, em Beijing é outro desses lugares retóricos e vernaculares, dotada de inúmeras camadas de significados, garantindo assim o seu caráter de lugar de enorme expressão na vida chinesa, como aponta Hershkovitz (1993). Criada no final do século XIV, juntamente com a cidade, Tiananmen já nasce dotada de importante papel simbólico, pois separa a Cidade Proibida, sede do governo, do restante da cidade. Separa o espaço sagrado do espaço secular. Com a república o papel de Tiananmen é alterado, assim como a morfologia da área em torno. Torna-se um espaço público, freqüentado pela população em geral. Ali foi construído o memorial dedicado a Sun Yatsen, o fundador da república chinesa em 1911, e na praça manifestações de contestação ocorreram durante a primeira metade do século XX. Tiananmen foi erigida como foco político do regime comunista, que estabeleceu nova iconografia, reafirmando a sua centralidade política. Os movimentos de contestação estudantil da década de 1980 tiveram em Tiananmen o seu epicentro. Verificou-se, portanto, uma continuidade da força política de Tiananmen, um local de densidade política, com inúmeras camadas de significados, lugar retórico e vernacular, de celebração e de contestação.

Os lugares de densidade política ocorrem em diversas escalas espaciais como o espaço público central de uma cidade, a exemplo do Zócalo e de Tiananmen, mas também na escala de toda uma cidade. Gernika no País Basco é um exemplo, como argumentam Raento e Watson (2000). Gernika pode ser vista como sinédoque do território basco, irradiando uma força simbólica que tem suas origens na Idade Média e da sua longa resistência ao domínio espanhol. Bombardeada pela aviação alemã durante a Guerra Civil Espanhola teve a sua centralidade política ampliada, para a qual muito contribuiu a tela de Pablo Picasso sobre a cidade.

A centralidade de Gernika tem como epicentro o local onde se encontram, próximos, os restos de um velho carvalho e um prédio que representa as velhas tradições agrárias do povo basco. Gernika, uma pequena cidade, tem apenas uma única camada de significados, porém espessa, pois nela estão inscritas as lutas de um povo.

 

 

5. Considerações finais

A política e a cultura estão em toda parte, manifestando-se espacialmente. Entre estas manifestações estão as formas simbólicas espaciais fixas como a toponímia, os monumentos e os lugares de densidade política. A despeito da diversidade das formas, conteúdos e mensagens a serem comunicadas, essas manifestações apresentam denominadores comuns, envolvendo o espaço, singularizando-o simbolicamente, dotando-o de força política e de sentido identitário. Assim, a mudança dos nomes das vilas amazônicas ribeirinhas no século XVIII e os embates em torno do nome Martin Luther King Jr. no sul dos Estados Unidos apresentam muito em comum. No mesmo sentido o Zócalo e Tiananmen exibem semelhanças entre si, assim como os monumentos aos desbravadores do território brasileiro e sul-africano. A geografia está em toda parte sem, contudo, gerar excepcionalismos em suas configurações.

 

 

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