SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47A produção de cidade e o direito a habitá-la. Uma conversa em dois momentos com Ermínia MaricatoReforma Administrativa das Freguesias Portuguesas 2013. Reflexões a partir do caso do Algarve índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


CIDADES, Comunidades e Territórios

versão On-line ISSN 2182-3030

CIDADES  no.47 Lisboa dez. 2023  Epub 29-Dez-2023

https://doi.org/10.15847/cct.30370 

RESENHA

Recensão de Cities and Affordable Housing: Planning, Design and Policy Nexus1

1Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), DINÂMIA’CET-Iscte, Portugal, sasls@iscte-iul.pt


O recente livro com edição da arquitecta, professora e investigadora Sasha Tsenkova, da Escola de Arquitetura, Planeamento e Arquitetura Paisagista da Universidade de Calgary no Canada, intitulado Cities and Affordable Housing: Planning, Design and Policy Nexus (figura 1) - publicado em 2022 pela editora Routledge - oferece uma perspectiva comparativa das políticas de habitação e planeamento que afectam o futuro das cidades, centrando-se nos resultados baseados nas pessoas e nos lugares, utilizando a articulação entre as temáticas do planeamento, design e política.

Tsenkova, 2022

Fonte Figura 1. Cities and Affordable Housing: Planning, Design and Policy Nexus (imagem de capa) 

O livro é o resultado de um projecto de investigação internacional colaborativa, “Housing Futures” (Futuros Habitacionais, em português), desenvolvida na Universidade de Calgary no Canadá ao longo de três anos. A iniciativa de investigação sobre habitação acessível foi promovida em 2018 e visava a intermediação de novos conhecimentos, bem como fomentar parcerias com a indústria e as comunidades, com o intuído de promover acção.

Como produção e divulgação desse projecto de investigação realizaram-se duas conferências internacionais, eventos públicos e exposições, que exploram as estratégias para criar habitações mistas de rendimento acessível em territórios urbanos com desenvolvimento compacto e conurbado. O projecto forneceu resultados de investigação rigorosos, disponíveis através de um centro de conhecimento como recurso para estudantes, planeadores, arquitectos, promotores, activistas comunitários e políticos, amplamente disponível a todos2. Esta primeira rede baseada na acção recebeu o “Canada Mortgage and Housing Corporation President’s Award for Best Housing Research” (Prémio do Presidente da Corporação Canadiana de Hipoteca e Habitação para a Melhor Pesquisa Habitacional, em português) em 2019, tendo sido reconhecida a sua abordagem inovadora e a liderança da Dra. Tsenkova (figura 2).

Tsenkova, 2022

Fonte Figura 2. Contribuintes para a Iniciativa de Investigação sobre Habitação Acessível 

O livro estrutura-se em cinco partes e dezanove capítulos, sendo precedidos pela introdução escrita da editora Sasha Tsenkova.

A introdução, apresenta uma perspectiva sobre o contributo da habitação acessível para o futuro das cidades, tendo em conta a escassez de habitações acessíveis nas cidades como um dos desafios globais mais significativos, que afecta 1,6 mil milhões de pessoas (um terço da população urbana) e que é uma prioridade fundamental para a mudança de políticas identificada pelas Nações Unidas na Nova Agenda Urbana (Tsenkova, 2016).

A primeira parte, intitulada ‘Cidades e habitação acessível’ (Cities and Affordable Housing, no título original em inglês), divide-se em 5 capítulos, escritos pelos autores Suzanne LaFerrière; Abrigail Bond; Sarah Woodgate, Teresa Goldstein, e Claire Noble; Jalene Anderson-Baron e Christel Kjenner; e Sean Gadon, na qual é discutida através de casos de estudo a inclusividade, a diversidade, os desafios e as respostas que a habitação acessível impõem nestas cidades.

A segunda parte, intitulada ‘Habitação acessível de rendimento misto e edifícios comunitários’ (Mixed-Income Affordable Housing and Community Building, no título original em inglês), divide-se em quatro capítulos, escritos pelos autores Shomon Shamsuddin; Joni Hirsch, Mark L. Joseph, e Amy T. Khare; Stéphane Dauphin e Hélène Schwoerer; e Vincent Tong, apresentando um enquadramento, as transformações e as experiências de regeneração deste tipo de habitação também através de casos de estudo.

A terceira parte, intitulada ‘Parcerias habitacionais acessíveis na prática’ (Affordable Housing Partnerships in Practice, no título original em inglês), divide-se em três capítulos, escritos pelos autores Alex F. Schwartz e Sasha Tsenkova; Kath Scanlon; e Sasha Tsenkova, e analisa através de casos de estudo das cidades as conquistas, desafios e lições, as parcerias e a resiliência da habitação acessível.

A quarta parte, intitulada ‘Inovação no design da habitação acessível’ (Design Innovation in Affordable Housing, no título original em inglês), divide-se em quatro capítulos, escritos pelos autores Avi Friedman; Christelle Avenier e Sasha Tsenkova; Paul Karakusevic e Jeroen Atteveld; e Bas Liesker, os quais pensam como podem ser desenhados novos edifícios de habitação acessível, social e comunitária.

A quinta e última parte, intitulada ‘Perspectivas sobre a concepção de políticas para habitação acessível’ (Perspectives on Policy Design for Affordable Housing, no título original em inglês), divide-se em três capítulos, escritos pelos autores Marietta E.A. Haffner; Meryn Severson e Esther de Vos; e J. David Hulchanski, perpectiva o desenho de políticas de sustentabilidade social da habitação acessível e de arrendamento público e privado.

O acesso à habitação a preços acessíveis nas cidades é de extrema importância no contexto da pandemia COVID-19 e das crises financeiras geradas pelo capitalismo e pela guerra, sublinhando a sua importância para a saúde pública e a resiliência urbana. A ênfase temática na política de habitação, planeamento urbano e desenho contribui para uma perspectiva comparativa multidisciplinar e sistemática sobre o futuro da habitação acessível que beneficiará académicos e profissionais. Os resultados apresentados neste livro vão além da divulgação de trabalhos baseados em provas de investigadores, designers e decisores políticos no domínio da habitação de importância fundamental para o bem-estar social e económico dos agregados familiares residentes nos territórios urbanos.

Este livro oferece um rico mosaico de casos de estudo que apresentam boas práticas de estratégias lideradas pelas cidades que apresentam oferta de habitação a preços acessíveis, bem como projectos individuais que capitalizam parcerias para construir habitações de rendimento misto e revitalizar os bairros. Proporciona ainda perspectivas únicas sobre a diversidade de abordagens em oito países e doze cidades na Europa, Canadá e EUA. Este livro combina o rigor académico com conhecimentos da prática crítica, utilizando uma análise empírica robusta e investigação de casos de estudo baseados em provas, para ilustrar o potencial de parcerias habitacionais a preços acessíveis para bairros de rendimento misto e socialmente inclusivos como modelo para reconstruir cidades.

As contribuições nas temáticas das cidades e da habitação a custo baixo ou acessível, abordam questões de fundamental importância para o futuro dos territórios urbanos. Fornecendo ainda uma síntese de conhecimentos académicos e práticas inovadoras de planeamento e concepção sobre os temas de parcerias de habitação a preços acessíveis para bairros de rendimento misto, bairros socialmente inclusivos como modelo para a reconstrução de cidades.

Dada a exaustiva compilação de informação, este livro apresenta-se como um importante contributo no campo da habitação acessível, social e comunitária e adiciona uma reflexão maturada e interdisciplinar sobre o planeamento e design que será de grande interesse para académicos e profissionais. O livro capacita profissionais, planeadores, urbanistas, arquitectos, decisores políticos e dirigentes comunitários, interessados em habitação, planeamento urbano e construção de cidades, através de narrativas convincentes, reflexões críticas sobre boas práticas, estratégias de concepção e abordagens baseadas em provas de habitação a preços acessíveis.

Financiamento

Este trabalho é financiado pela FCT - Fundação para a Ciência a Tecnologia: [2021/5568/BD]

Bibliografia

Tsenkova, S. (ed.) (2022). Cities and Affordable Housing: Planning, Design and Policy Nexus. New York: Routledge. [ Links ]

Tsenkova, S. (2016). Sustainable Housing & Livable Cities: The New Urban Agenda. Urban Research & Practice, 9(3), 322-326. [ Links ]

1Tsenkova, S. (ed.) (2022). Cities and Affordable Housing: Planning, Design and Policy Nexus. New York: Routledge, 299 pp.

2https://sapl.ucalgary.ca/labs/cities/housing-futures

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons