SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Ansiedade em tempos de COVID-19: Um estudo comparativo entre as cidades Lubango e Tômbwa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Internacional em Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 2182-4452versão On-line ISSN 2184-2043

RILP vol.41  Lisboa jun. 2022  Epub 30-Ago-2022

https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2022.41/pp.9-10 

Editorial

Apresentação

Albano Ferreira1 

Mohsin Sidat2 

Francisco Saute3 

Eduardo Samo Gudo4 

1 Universidade Katyavala Bwila. albanovlferreira@yahoo.com.br

2 Universidade Eduardo Mondlane. mohsin.sidat@uem.mzmmsidat@gmail.com

3 Centro de Investigação da Manhiça. francisco.saute@gmail.comfrancisco.saute@manhica.net

4 Instituto Nacional de Saúde de Moçambique. eduardo.samogudo@ins.gov.mz


O presente número da Revista Internacional em Língua Portuguesa assinala a primeira edição dedicada às ciências da saúde. Esta e as próximas edições passam a representar um espaço de divulgação e debate de questões de saúde de académicos e investigadores dos países falantes da língua portuguesa.

A infecção pelo vírus SARS-CoV-2, que passou a designar-se por COVID-19, surgida no final do ano 2019, foi identificada e declarada pandemia em 2020 pela Organização Mundial da Saúde, afectando todos os países do mundo que experimentaram profundas mudanças nos domínios da assistência médica, da saúde pública e em diversos sectores da economia mundial. Continua a ser, ainda hoje, um tema bastante actual a ser estudado sob vários ângulos e perspectivas, representando um vasto campo de investigação na busca de preenchimento de lacunas de conhecimento, não obstante o acelerado e elevado número de publicações existentes e disponíveis na literatura e dos progressos observados, desde os progressos alcançados no diagnóstico e sobretudo no desenvolvimento de vacinas.

Assim, agrupados sob o tema “Desafios Contemporâneos da Saúde” este primeiro número apresenta artigos relacionados com a pandemia da COVID-19, retratando aspectos que constituíram as preocupações iniciais dos países de língua portuguesa em relação à adoção das medidas restritivas e adaptação ao “novo normal”. Este tema é abordado com base na análise de dois casos relatados no início da pandemia, procurando estimular o estudo do seu impacto social, político e económico.

Numa perspectiva comparativa, também é discutido o impacto das políticas públicas emergenciais em dois países. Sendo amplo o espectro dos estudos relacionados com a pandemia, também foram eleitos para este número um artigo sobre a ansiedade e dois artigos relacionados com o uso das tecnologias digitais fundamentados no apoio e assistência a ser concedida a grupos vulneráveis mais afectados pelas medidas do afastamento e isolamento familiar. Finalmente destacamos uma revisão que compara as infecções por coronavírus alertando para a maior gravidade da letalidade por COVID-19.

Sendo o espaço dos países de língua portuguesa culturalmente diverso e geograficamente disperso, com realidades diferentes de desenvolvimento e nível socioeconómico bem como de uma vasta nosologia, este número da RILP marca o contexto histórico das abordagens iniciais relacionadas com a pandemia da COVID-19, e desafia e convida os seus académicos e investigadores à partilha de trabalhos que possam caracterizar esta realidade e à submissão dos mesmos, marcando assim a contribuição distinta das instituições integrantes da Associação das Universidade de Língua Portuguesa (AULP) na edificação do conhecimento científico mundial.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons