SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue19The Mediterranean Diet Concept and the Promotion of Healthy Eating in Portuguese Schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Nutrícias

On-line version ISSN 2182-7230

Nutrícias  no.19 Porto Dec. 2013

 

EDITORIAL

Editorial

 

Helena Ávila M.¹,²

1Presidente da Direcção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas
2Directora da Revista Nutrícias


Diz-nos George Steiner que “Ler bem é assumir grandes riscos. É tornarmos vulnerável a nossa identidade, a nossa posse de nós próprios. Quem tenha realmente lido e possa olhar para o espelho sem inquietação talvez seja capaz de ler os caracteres impressos, mas é analfabeto no único sentido que conta”.
O escritor referia-se à literatura, questionando-se como irá a linguagem reagir, no sentido tradicional de um idioma das relações efectivas, perante a pressão cada vez mais insistente e completa de formas mais exactas como a matemática e a notação simbólica, avançando com a hipótese da passagem de uma época histórica do primado do verbo para uma fase de declínio da linguagem, caracterizada por formas pós-linguísticas.
É uma questão seriamente pertinente, mesmo se analisada sob o ponto de vista da ciência, dado que a sua produção só faz sentido se se verificar a transferência do conhecimento proveniente, o que requer um receptor ávido do saber, com capacidade de discernimento e vulnerável ao desconhecido. A inquietação é o melhor tempero para o desenvolvimento das ciências da nutrição.
A Revista Nutrícias persegue a sua missão de tornar possível o acesso aberto ao resultado da investigação científica nas temáticas das ciências da nutrição, contribuindo para o progresso do ensino e da investigação, potenciando a circulação das ideias e o debate que promove o desenvolvimento da ciência e da sociedade.
Viabiliza ainda, de modo decisivo, o surgimento de perspectivas diferenciadoras, de novos campus de actuação, a descoberta de talentos. É desta conjugação de esforços de muitos que acreditam que há algo de importante a partilhar, do verbo à notação simbólica, que se constrói mais e melhor futuro para as ciências da nutrição e para a sociedade. Não me canso de evocar que cada novo profissional das ciências da nutrição deveria estrear-se com a submissão de um artigo para a Revista Nutrícias, no que seria incentivado e orientado pelos professores e colegas mais experientes. A promoção da saúde e a sustentabilidade da profissão também passam seguramente por aqui.
É certo que a Revista Nutrícias conta já com inúmeros artigos de inegável valor e importância, e que a presente edição reforça de modo exemplar, mas cremos que seria possível e desejável a publicação de muitos mais, no que entendemos ser um dever e um desafio a não descurar.
Dou por terminado, com a publicação deste novo número, o meu ciclo como directora da Revista Nutrícias, altura em que gostaria de evocar os responsáveis pela sua primeira edição, num projecto visionário e numa acção destemida, em que o presente testemunha a razão da sua ousadia. Todos os que deram continuidade e contribuíram para a sua maturação são dignos do nosso reconhecimento, podendo a Associação Portuguesa dos Nutricionistas orgulhar-se de uma publicação relevante em Portugal e além-fronteiras, que possibilita a inclusão de artigos bilingue, e que conta com uma competente coordenação editorial e um coordenador e conselho científico em que figuram distintos e reputados nomes, num processo permanente de submissão e de quatro publicações anuais.
Se “Ler bem é assumir grandes riscos”, a palavra final será sempre para os nossos leitores, desejando que aqui encontrem o idioma das relações efectivas. Ficam em boas mãos, começando com um mar mediterrâneo que une, num paralelismo perfeito com o propósito da Revista Nutrícias, e que veio a consolidar-se como património cultural imaterial da humanidade.
Até breve, bem hajam.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License