SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25A génese da Revista Nutrícias e o impacto no panorama nacional de publicações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Nutrícias

versión On-line ISSN 2182-7230

Nutrícias  no.25 Porto mayo 2015

 

Editorial

 

Célia Craveiro1

1Presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas

 

A Fernando Pessoa se deve o ideal de pensamento de que quando o Homem sonha a obra nasce. E o sonho da Associação Portuguesa dos Nutricionistas materializou-se na obra de uma revista científica na área das ciências da nutrição e da alimentação, que toma uma forma que a todos nos enche de orgulho. É de uma honra imensa poder escrever umas singelas palavras para este editorial, que se quer comemorativo.

As comemorações, na sua generalidade, podem ser sinónimo de felicidade por algo ou apenas por um acontecimento. Nesta edição especial, da única revista científica indexada em Portugal, que visa especificamente a área da nutrição e alimentação, são muitas as premissas para festejar. Junta-se nesta edição comemorativa uma dupla felicitação à Revista Nutrícias. Felicita-se os seus 15 anos de publicações, e complementando a mesma com vinte e cinco edições nesta roupagem, existente desde a sua génese. O caminho da consolidação, enquanto revista de referência no panorama nacional, fez-se com o empenho, dedicação e participação de todos os que, num formato mais directo ou indirecto, ao longo destes quinze anos apoiaram de forma constante a evolução que a Revista Nutrícias sofreu. A um corpo editorial que, de forma incansável, reuniu e reúne esforços para que a gestão e dinâmica se mantenha ao mais alto nível, para que em todas as edições haja um cumprimento dos padrões que a Revista nos foi presenteando. A um corpo editorial que espelha na Revista Nutrícias o cuidado e zelo com as publicações, autores e revisores, e especialmente com as ciências da nutrição e com os Nutricionistas. Aos directores da Revista, que com enorme sentido de responsabilidade foram traçando, em todas as fases que a Revista Nutrícias palmilhou, para que o resultado final e esperemos que também o início de novos caminhos, um trajecto que culminasse com uma indexação, processo que requereu esforço, dedicação, perseverança e altruísmo, principalmente a um tempo pessoal dedicado a uma causa de todos. Abraçaram o papel de timoneiros sem hesitar e com toda a solenidade de dever a cumprir. Aos revisores, peças-chave neste tabuleiro de xadrez, entrosando todo o saber e espírito de elevação da ciência que nos transporta para visualizações de mestres que se dedicam à partilha dos seus ideais, dos seus conhecimentos para um objectivo major, uma ciência de qualidade, de fiabilidade e de evidente e constante contributo para a elevação da Revista a nível nacional e, paralelamente, a nível internacional. Um agradecimento nunca será, de forma alguma, justo ao esforço e dedicação que demonstram para com a Revista. A todos os autores que, em 15 anos de publicações, constituíram um primordial móbil de sustentação e impulso da Revista Nutrícias. Fomentadores de todo o dinamismo que delineou a Revista nestes anos e que continuarão, sem dúvida alguma, a ser motores de impulso para que o crescimento e evolução da Revista seja exponencialmente positivo. A todos um agradecimento, esperando que se prolonguem no tempo todas estas colaborações e apoios.

Se o Homem sonha e a obra nasce, o que se depreenderá quando muitos Homens sonham? Uma obra não só nasce como impera. Como cresce. Como vive e sobrevive. Como evolui. A Revista Nutrícias toma assim a forma de Acta Portuguesa de Nutrição.

Uma nova etapa, um novo desafio.

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons