SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número8Desarrollo de una Politica de Gestión de Crisis para Desastres en el Turismo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

TMStudies  no.8 Faro  2012

 

Editorial

 

José António C. Santos

Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve

 

Até ao Nº 6 a nossa revista publicava um volume anual com artigos em inglês, espanhol e português. Desde dezembro de 2011, contudo, o Conselho Editorial, tentando dar resposta a um número crescente de submissões de artigos, que anualmente se aproximam das duas centenas, decidiu introduzir uma maior especialização linguística, passando a publicar anualmente um número em inglês e outro em espanhol e português. Consequentemente, o Nº 7 já saiu inteiramente em inglês e o presente Nº 8 é publicado em português e espanhol. A atual política editorial tenta, assim, conciliar duas realidades de índole linguística, decorrentes da evolução histórica e da globalização: por um lado, o facto de a língua inglesa ser atualmente a mais importante língua utilizada na produção e divulgação científica a nível mundial; por outro, a importância crescente das línguas espanhola e portuguesa no mundo, contanto respetivamente com cerca de 450 e 220 milhões de falantes nativos. Interessa portanto fazer corresponder a importância, em termos demográficos e culturais destas duas línguas ibéricas também no plano científico. Muito está sendo feito, sendo elevadíssimo o número de revistas científicas nestas duas línguas, especialmente na América Latina. No caso da língua portuguesa, a sua importância atual, assim como o elevado potencial de desenvolvimento futuro prende-se sobretudo com o fenómeno relativamente recente de afirmação do Brasil como potência económica emergente, facto que tem, consequentemente, a sua correspondência num extraordinário aumento da produção científica em língua portuguesa. É nosso objetivo aumentar a publicação de artigos científicos com origem no Brasil. Relativamente à língua espanhola é de realçar, desde o início, a grande ligação por parte de investigadores espanhóis ao nosso projeto editorial, através da sua participação nos conselhos Editorial e Científico da revista, assim como o aumento constante da sua submissão de artigos, sobretudo em espanhol, mas também em inglês.

A maioria dos artigos publicados neste número provém de eventos científicos organizados ou patrocinados pela revistaTourism & Management Studies (TMS), nomeadamente a TMS International Conference on Tourism & Management Studies – Algarve 2011, que se realizou em Olhão e o XIII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial (2011), que se realizou em Évora. Presentemente a revista Tourism & Management Studies está a organizar a TMS Management Studies International Conference – Algarve 2012, a qual registou submissões de mais de 600 autores de cerca de 30 países. Foram e estão assim criadas as condições para:

1º Lançamento e afirmação de uma marca própria, Tourism & Management Studies (TMS), nascida no seio da Universidade do Algarve, intimamente ligada à investigação científica e à divulgação do conhecimento em duas grandes áreas: o Turismo e a Gestão;

2º Implementação de uma dinâmica de realização, conjuntamente com a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, de uma conferência anual de referência na sua área, com alternância bianual entre Turismo e Gestão, ou seja, em 2011 foi Turismo, em 2012 é Gestão, em 2013 será Turismo, 2014 Gestão e assim sucessivamente.

Tal como é habitual, o presente número encontra-se estruturado de acordo com as duas áreas da revista. Assim, na área do Turismo realçamos as seguintes temáticas: gestão de crises para desastres no turismo, os parques naturais em destinos maduros, os recursos humanos qualificados no turismo, a planificação turística (2 artigos), a questão da segurança no turismo, a imagem do destino turístico, turismo e gastronomia e informação turística.

Já na área da Gestão foram selecionadas as seguintes temáticas: práticas de custeio e controlo de gestão no setor hoteleiro, a tributação das agências de viagens, a criação de empresas, a administração inteligente, o protocolo familiar e seus instrumentos nas empresas familiares, a tributação de pequenas entidades e gestão da saúde através de uma análise das listas de espera por cirurgia.

Esperando ir ao encontro tanto das aspirações e interesses dos autores, através da divulgação dos seus trabalhos numa revista dinâmica e prestigiada, como das expetativas dos leitores, a todos desejamos boas leituras!