SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Factores con un especial impacto en el nivel de innovación del sector hotelero español índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

TMStudies vol.9 no.2 Faro jul. 2013

 

Editorial

José António C. Santos, Margarida Santos e Paulo Águas     

        

Em comunicado de imprensa de 25 de julho de 2012, a THOMSON REUTERS anunciou que os periódicos certificados da coleção SCIELO serão proximamente integrados no WEB OF KNOWLEDGE. Essa integração será comunicada em 23 de outubro de 2013 na Conferência dos 15 anos da SCIELO, que terá lugar em São Paulo no Brasil, sendo para o efeito lançado o SCIELO CITATION INDEX dentro do WEB OF KNOWLEDGE.

Uma novidade decorrente da referida indexação, e que já se reflete no presente número da nossa revista, tem a ver com um muito maior detalhe da informação que passa a ser exigida na afiliação dos autores, nomeadamente o nome da universidade, faculdade ou escola, departamento ou centro de investigação, o código postal, assim como a cidade e o país de cada autor. No caso do autor correspondente, essa informação deve conter também o seu endereço institucional completo. Segundo nos foi referido, a inclusão dessa informação é importante para a atribuição da produção científica não só aos autores, mas também às instituições e aos países onde a investigação é produzida.

Tal como foi tornado público no editorial do número 8 (2012), a nossa revista passou a publicar anualmente um número totalmente em inglês e outro em português e espanhol, sendo o presente número o segundo em português e espanhol. A nossa aposta nestas duas línguas ibéricas prende-se com o seu atual dinamismo e com o seu elevado potencial de desenvolvimento e importância crescente no mundo. Pretendemos acima de tudo atuar como ponte e plataforma de divulgação científica não só entre os investigadores dos dois países ibéricos, mas também entre este e o outro lado do Atlântico, proporcionando um conhecimento mútuo mais aprofundado da melhor investigação que aqui e aí se produz. Gostaríamos de salientar que a revista está igualmente aberta à cooperação no âmbito da investigação científica com outros espaços da lusofonia em África e na Ásia, assim como com outros espaços de língua espanhola.

No Brasil é de salientar a classificação da nossa revista como B1 pelo CAPES/QUALIS e o enorme interesse de autores brasileiros em publicar na TOURISM & MANAGEMENT STUDIES, o que se tem refletido num substancial aumento de artigos deste país nos últimos números. O nosso objetivo no Brasil passou a ser a consolidação da revista como uma referência nas áreas do Turismo e da Gestão. Almejamos também, numa próxima avaliação, conseguir a classificação A2 pelo CAPES/QUALIS, pelo que trabalharemos desde já com esse objetivo qualitativo em mente.

Se até aqui os nossos objetivos estratégicos passavam pela internacionalização e pela indexação em índices de referência, a partir de agora o nosso objetivo principal tem por nome “fator de impacto”. Abrem-se, assim, novas possibilidades, nomeadamente de valorização da revista e dos trabalhos nela publicados, mas aumenta também o peso da responsabilidade, que se fará sentir sobre todos os atores envolvidos, designadamente editores, revisores e autores.