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Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Sisyphus vol.9 no.1 Lisboa jun. 2021  Epub 26-Jul-2021

https://doi.org/10.25749/sis.23791 

Editorial

Temas de Investigação Educacional

 editores1 

iInstituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal


A revista “Sisyphus - Journal of Education” constitui um espaço de debate plurilingue sobre aspetos políticos, sociais, económicos, culturais, históricos, curriculares e organizacionais da educação. Trata-se de uma revista com uma agenda ampla de investigação que incentiva a publicação de trabalhos inovadores sobre as tendências e os desafios atuais no âmbito da agenda educativa global e que assume em pleno os princípios da edição em acesso aberto e da ciência aberta.

Os artigos deste número espelham bem o caráter internacional (com trabalhos provenientes de Angola, Brasil e Etiópia) e a diversidade temática da revista “Sisyphus - Journal of Education”. Em “On a Colonial Education”, da autoria de ሎ. ኮ. (Etiópia), apresenta-se uma avaliação crítica do ensino superior como um processo de enculturação que perpetua atitudes, hierarquias, instituições e lógicas coloniais. O artigo “Política Pública de Ação Afirmativa na Educação Superior para a População Cigana em Portugal: Programa Operacional de Promoção da Educação (OPRE)”, de Margarida de Cássia Campos (Brasil), problematiza a primeira política pública de ação afirmativa direcionada à permanência dos estudantes ciganos no ensino superior português - o Programa Operacional de Promoção da Educação. Em “The Potential of a Didactic Sequence Using Web 2.0 for Teaching History”, Willyan da Silva Caetano e Claudio Zarate Sanavria (Brasil) investigam os resultados da aplicação de uma sequência didática interativa com apoio dos recursos da Web 2.0 para o ensino de História numa turma de Ensino Médio integrado à Educação Profissional, numa escola pública brasileira. O artigo “Tele e Rádio Aulas: Aperfeiçoamento Profissional do Professor do Ensino Básico”, de Nádia Bengo (Angola), investiga o impacto das tele e rádio aulas no aperfeiçoamento profissional do professor do ensino básico angolano durante a pandemia da COVID-19. Em “Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio”, Lucas Melgaço Silva e Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca (Brasil) apresentam evidências do carácter decisivo da disciplina no sucesso educativo de alunos do ensino profissional brasileiro. O artigo “Elaboração de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem como Oportunidade para a Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática”, de Pamela Emanueli Alves Ferreira, João Ricardo Viola dos Santos e Hallynnee Hellenn Pires Rossetto (Brasil), descreve e analisa os elementos constituintes das Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem, elaboradas por professores que ensinam matemática, num contexto de formação continuada.

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