SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Educação para os Media no Âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania: Um Estudo com Escolas Portuguesas que Integram o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Sisyphus vol.9 no.3 Lisboa fev. 2022  Epub 13-Dez-2021

https://doi.org/10.25749/sis.25727 

Editorial

Temas de Investigação Educacional

 editores1 

iInstituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal


A revista Sisyphus - Journal of Education constitui um espaço de debate plurilingue sobre aspetos políticos, sociais, económicos, culturais, históricos, curriculares e organizacionais da educação. Trata-se de uma revista com uma agenda ampla de investigação que incentiva a publicação de trabalhos inovadores sobre as tendências e os desafios atuais no âmbito da agenda educativa global e que assume em pleno os princípios da edição em acesso aberto e da ciência aberta.

Os artigos deste número espelham bem, mais uma vez, o caráter internacional (com trabalhos provenientes de Angola, Brasil, Paquistão, Portugal e Suécia) e a diversidade temática da revista Sisyphus - Journal of Education. Em “Media Education within the National Strategy for Citizenship Education: A Study with Portuguese Schools Integrating the Project for Autonomy and Curriculum Flexibility”, da autoria de Bobrowicz-Campos, Matos, Festas e Seixas (Portugal), apresenta-se uma avaliação da presença de conteúdos de educação para os média em projetos educativos desenvolvidos por escolas portuguesas no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. O artigo “Redes de Coletivos de Jovens Periféricos e Práticas Socioeducativas”, de Pimentel, Bomfim e Santana (Brasil), investiga o processo de formação dos coletivos de jovens de periferias urbanas, com o objetivo de desvelar práticas socioeducativas que contribuam para o desenvolvimento da Educação em Periferias Urbanas. Em “Inclusive Education and Teachers’ Perceptions of Lesson Planning and Lesson Work from a Student Inclusive Perspective”, Kotte (Suécia) discute o conceito multifacetado de inclusão. O artigo “Possibilidade de Utilização Educativa do Facebook Zero no Ensino Superior”, de Barbante e Oliveira (Angola e Portugal), reflete sobre a possibilidade de utilização da rede social Facebook para fins educativos no ensino superior em Angola. Em “The Impact of Reading Instructional Time in the Classroom: Early Grade Reading Time Policy Initiative in Pakistan”, Rehman (Paquistão) apresenta e discute a iniciativa política de tempo de ensino dedicado à leitura na educação básica no Paquistão. O artigo “Visão Docente sobre Sustentabilidade em uma Instituição de Ensino Brasileira”, de Mello, Sarmento Junior, Bernardes e Magalhães (Brasil), identifica as percepções docentes de uma instituição de ensino em relação à inserção da temática sustentabilidade nos conteúdos escolares.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons