SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3Interventional Radiology in Portugal: towards a subspeciality?Precision Imaging for Quantitative Analysis of Lung Neoplasms: State-of-the-Art author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Acta Radiológica Portuguesa

Print version ISSN 2183-1351

Acta Radiol Port vol.32 no.3 Lisboa Dec. 2020  Epub July 12, 2021

https://doi.org/10.25748/arp.21960 

Institucional Colegio Radiologia

A SUBESPECIALIZAÇÃO

SUBESPECIALIZATION

1Colégio da Especialidade de Radiologia, Ordem dos Médicos, Lisboa, Portugal


Figura 1: Hugo Marques  

Caros Colegas, foi com enorme prazer que aceitei o convite da Acta Radiológica para escrever sobre este assunto que julgo ser do interesse de todos.

A medicina actual, personalizada, implica uma multidisciplinaridade com grau de diferenciação crescente. A necessidade dessa diferenciação é sentida transversalmente no saber médico e tem sido correspondida pelos diversos profissionais, sobretudo num contexto de subespecialização de equipa.

São já reconhecidos a nível europeu diversas áreas de subespecialização em radiologia, correspondendo ao nível III de formação.

Existem hoje diversos colegas que obtiveram o reconhecimento desse grau de formação nas instituições europeias e que o não vêm reconhecido em Portugal, pela sua inexistência.

Neste contexto a Direcção do Colégio, atenta a esta realidade e aproveitando a modificação de regras na Ordem dos Médicos, tem por objectivo propor a criação das subespecialidades em radiologia, nas áreas consensualmente definidas a nível Europeu (serão igualmente âmbito do novo currículo de formação do internato de Radiologia em Portugal, quer em formação de nível I - formação geral nos três primeiro anos de internato, quer em formação de nível II - formação diferenciada, nos dois últimos anos do internato), nomeadamente, em imagem:

  • Cabeça e pescoço;

  • Torácica;

  • Mamária;

  • Cardíaca e vascular;

  • Gastro-intestinal e abdominal;

  • Génito-urinária;

  • Musculo-esquelética;

  • Intervenção;

  • Oncológica;

  • Pediátrica;

  • Urgência

Este processo irá permitir aos nossos colegas obter a certificação nacional de subespecialização, assim como criar programas formativos, para que após o internato da especialidade em Radiologia, seja possível obter este grau de formação e diferenciação, de forma estruturada no nosso país.

Para esse efeito, serão constituídas equipas para cada uma das áreas acima referenciadas, por forma a concluir o processo de proposta à Ordem doa Médicos em 2021/2022.

Cabe realçar que apesar da relevância da subespecialização, esta não só não retira, como acrescenta importância à formação em radiologia geral e à actividade como radiologista geral. Só alicerçada numa radiologia geral de excelência é que as áreas de subespecialização fazem sentido.

Aproveito esta oportunidade para desejar a todos um feliz natal e um óptimo 2021.(Fig. 1)

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons