SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.ser2 número11Algumas observações sobre prática médica e cultura no Hospital Real de Todos-os-Santos de Lisboa durante o período iluminista índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos do Arquivo Municipal

versão On-line ISSN 2183-3176

Cadernos do Arquivo Municipal vol.ser2 no.11 Lisboa jun. 2019

 

EDITORIAL

Editorial

Helena Neves

 

O número 11 dos Cadernos do Arquivo Municipal desenvolve-se em torno do Projeto Hospital Real de Todos-os-Santos, revelando-nos a importância deste Hospital não só na promoção da saúde na cidade de Lisboa, como no desenvolvimento científico que potenciou. Este número dos Cadernos proporciona uma leitura integrada de temas relacionados com aquela instituição hospitalar, assim como com outras da mesma época.

O levantamento de fontes do Arquivo Municipal de Lisboa (AML) sobre esta temática revelou um manancial de informação que, em conjunto com o legado arqueológico, nos dá a conhecer a inovação funcional do edifício, o seu papel na renovação urbanística e a influência do Hospital Real de Todos-os-Santos nas práticas e na regulamentação dos oficiais de saúde na cidade de Lisboa.

O tema deste número dos Cadernos do Arquivo Municipal e as fontes disponíveis para o seu estudo motivaram a apresentação de um conjunto significativo de artigos científicos, que não se esgotam no Hospital Real de Todos-os-Santos. A Casa de São Lázaro, em Lisboa, e as práticas preventivas no domínio da saúde nos portos atlânticos das coroas portuguesa e espanhola, são outros artigos que contribuem para o estudo destes temas na Época Moderna. A sistematização de informação inédita, apresentada na rubrica VARIA, constitui um instrumento fundamental para a produção de novos estudos a partir das fontes do AML.

Impõe-se uma palavra de agradecimento aos investigadores que partilharam os seus estudos e conhecimentos através dos artigos que integram este número, aos elementos da Comissão Externa de Avaliadores, ao Conselho Editorial e naturalmente aos técnicos do Arquivo Municipal que asseguraram a descrição e disponibilização dos documentos, sem os quais não seria possível a concretização deste número.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons