SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número2Perfil dos consumidores face ao desperdício e reaproveitamento de hortofrutícolas em ambiente doméstico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Portuguesa de Nutrição

versão On-line ISSN 2183-5985

Acta Port Nutr  no.2 Porto set. 2015

 

EDITORIAL

Editorial

 

Nuno Borges1
1Director da Revista Nutrícias

A Acta Portuguesa de Nutrição nasceu com o propósito de ser uma revista científica, com revisão por pares e que, estando já indexada na base de dados SciELO, pretende submeter-se à indexação por outras, e assim tornar-se uma publicação madura e referencial na área das Ciências da Nutrição. Deste modo, está aberta à colaboração de todos quantos trabalham nesta área e o único critério de aceitação é o do mérito científico das propostas.

No entanto, o conjunto de artigos que fazem parte desta edição foca-nos no tema do Nutricionista e da sua importância em diversos contextos de atuação. Hoje, como nunca, a alimentação tem um papel central no desenvolvimento das sociedades humanas, desde a decisiva influência que demonstradamente tem na nossa saúde até ao enorme impacto que a produção alimentar tem sobre o ambiente do nosso planeta. O Nutricionista tem assim uma grande responsabilidade no nosso futuro coletivo, responsabilidade essa que deve ser valorizada por todos. Ao recente enquadramento da profissão numa Ordem profissional, com o consequente aumento da exigência ética e técnica do seu exercício, deverá agora corresponder uma melhoria qualitativa na formação pré-graduada das licenciaturas que lhe dão acesso. Só assim estaremos em condições de garantir uma prática impecável e uma imagem prestigiante dos Nutricionistas na sociedade.

A investigação científica, que aqui promovemos e divulgamos, é a via de excelência para a criação de profissionais de qualidade nesta área. Saibamos todos cultivá-la com exigência e ambição intelectuais.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons