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Acta Portuguesa de Nutrição

versão On-line ISSN 2183-5985

Acta Port Nutr  no.8 Porto mar. 2017

https://doi.org/10.21011/apn.2017.0805 

ARTIGO ORIGINAL

Uma avaliação das aplicações mobile classificadas em saúde e fitness

An Evaluation of Mobile Applications Classified in Health and Fitness

 

Mayumi Delgado1*; Sandra Miranda2; Paulo Farias Rodrigues2

1Sonae MCH, Estrada da Outurela, n.º 118, Edifício Imopolis, Bloco D, 2790-114 Carnaxide, Portugal

2Escola Superior de Comunicação Social, Campus de Benfica do IPL, 1549-014 Lisboa, Portugal

Endereço para correspondência

 

RESUMO

Nas últimas décadas tem-se assistido ao aumento da prevalência da obesidade, representando esta doença um dos desafios mais graves de saúde pública a nível mundial. Paralelamente, verifica-se que as inovações tecnológicas não param de emergir e, se por um lado esta evolução tecnológica diminuiu a atividade física e aumentou o sedentarismo, por outro podem ser aliadas na promoção de comportamentos mais saudáveis. As aplicações mobile, principalmente as de saúde e fitness, estão cada vez mais presentes no quotidiano das pessoas, e podem, por isso, revelar-se num meio privilegiado para as apoiar na adoção de estilos de vida mais saudáveis.

Assim, a presente investigação teve como principal objetivo rever e sumarizar os conteúdos das aplicações mobile da área da saúde e fitness mais populares e comparar as gratuitas com as pagas para a obtenção de contributos para a construção de um protótipo de app credível nesta mesma área. Utilizou-se uma metodologia do tipo quantitativa. Dada a variabilidade de apps e funcionalidades encontradas, não foi possível determinar um padrão que pudesse facilitar a escolha das melhores apps. Verificou-se que as apps gratuitas têm um maior número de funcionalidades do que as apps pagas, pelo que o preço não pode ser fator de decisão de escolha.

Palavras-Chave

Aplicações mobile, Fitness, Nutrição, Obesidade, Saúde

 


 

ABSTRACT

In recent decades the prevalence of obesity has increased, and this disease represents one of the most serious public health challenges worldwide. At the same time, it appears that technological innovations are constantly emerging and on the one hand this technological evolution has decreased physical activity and increased sedentary lifestyles, on the other hand can be an ally in promoting healthier behaviors. The mobile applications, especially those related to health and fitness, are increasingly present in the daily lives of people, and may therefore prove to be a privileged way for supporting them to adopt healthier lifestyles.

Thus, the aim of this research was to review and summarize the contents of most popular mobile applications in the health and fitness field with a higher average rating and compare paid and free apps to obtain insights to build a credible app prototype in this same area. We used a quantitative methodology. Given the variability of apps and functionalities found it was not possible to determine a pattern that could facilitate the choice of the best apps. It was found that free apps have a greater number of functions than the paid apps, so that the price cannot be a factor of choice.

Keywords

Mobile Applications, Fitness, Nutrition, Obesity, Health

 


 

INTRODUÇÃO

O Programa Nacional de Combate à Obesidade, desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), indica que a prevalência da obesidade, a nível mundial, é tão elevada que a World Health Organization(WHO) considerou esta doença como a epidemia do século XXI e, se não forem tomadas medidas drásticas, mais de metade da população mundial será obesa dentro de 20 anos (1). Segundo os últimos dados da WHO, em Portugal as estimativas de excesso de peso e obesidade, comparáveis entre países no ano de 2008, mostram que 59,1% da população adulta (com mais de 20 anos) estava acima do peso desejável e 24% eram já obesos (2).

Caracterizada pelo excesso de gordura corporal acumulada, a obesidade é considerada uma doença crónica não transmissível, com grande prevalência nos países desenvolvidos, atingindo homens e mulheres de todas as idades, sendo as crianças um dos grupos de maior risco. Na maioria dos casos, a mesma é provocada pelo sedentarismo e pela alimentação desequilibrada.

Vive-se na era da tecnologia e, se por um lado a evolução tecnológica aumentou o sedentarismo e a diminuição da atividade física, por outro pode ser uma aliada na promoção de comportamentos mais saudáveis. Com efeito, as aplicações informáticas podem fazer a diferença na vida das pessoas já que servem, muitas vezes, como agregadores de uma série de conteúdos e serviços que os indivíduos podem utilizar a qualquer hora e em qualquer lugar (3). Assim, crê-se que também a promoção de comportamentos mais saudáveis pode ser feita por esta via.

Segundo os dados da Nielsen de 2014, os adultos norte-americanos que utilizam sistemas Android ou iPhone, despendem mensalmente 65% mais tempo utilizando apps do que o fizeram há dois anos (4). Os consumidores norte-americanos fazem com que as apps de saúde sejam parte da sua rotina diária, acedendo cerca de 16 vezes por mês e despendendo, em média, mais do que uma hora com elas (5). A juntar a estes dados, em 2011 a categoria de conteúdos que mais cresceu foi a referente às informações de saúde e em 2012 mais de metade dos utilizadores de smartphones recolheu informações de saúde por telemóvel (6). Também um estudo recente do Pew Research Center’s Internet & American Life Project  ;apontou que 31% dos donos de telemóveis utilizam--no para aceder a informações de saúde e que 19% dos proprietários de smartphones instalaram uma app para gerir a sua saúde (7).

As apps de saúde são definidas como “qualquer ferramenta eletrónica, tecnologia ou aplicativo desenvolvido para interagir diretamente com os consumidores, com ou sem a presença de um profissional de saúde, e que fornece ou utiliza informações individualizadas/pessoais para ajudar um paciente a gerir melhor a sua saúde” (8).

Existem efeitos positivos pelo uso deste tipo de tecnologias para prevenção e tratamento do excesso de peso e da obesidade, principalmente as intervenções que utilizem estratégias como o estabelecimento de metas e a automonitorização. Além disso, as intervenções que utilizam mensagens de texto pelos telemóveis já mostraram a sua eficácia na perda de peso a curto prazo, tendo tido melhores resultados que as intervenções que utilizam materiais impressos (9). Acresce que as apps são uma oportunidade para prestar melhores serviços, nomeadamente na educação do paciente, na autogestão da doença e na monitorização à distância dos pacientes (10). Esta última característica leva a que muitos profissionais de saúde possam querer aconselhar a utilização de algumas aplicações (11).

Para que se logre aproveitar o que de positivo possa trazer a utilização das apps na área da saúde e fitness é necessário o correto desenvolvimento das aplicações mobile para que as suas potencialidades surtam um efeito concreto na vida dos utilizadores.

OBJETIVOS

Rever e sumarizar os conteúdos das aplicações mobile da área da saúde e fitness mais populares e com uma classificação média mais alta, bem como comparar, em termos de funcionalidades, as aplicações pagas com as gratuitas, com o intuito de obter contributos para a construção de um protótipo de app nesta mesma área que seja credível e uma mais-valia para os utilizadores para a adoção e/ou manutenção de estilos de vida saudáveis.

METODOLOGIA

Seguindo as orientações da literatura da especialidade utilizou-se uma metodologia do tipo quantitativa (12-15). Os dados foram recolhidos a 31 de julho de 2015 através de uma grelha de análise construída para o efeito. Esta grelha (ver Tabela 1), foi composta por 37 pontos, 32 dos quais com resposta dicotómica do tipo sim/não, codificada com “0” para “não” ou “ausente” e “1” para “sim” ou “presente”, estando dividida em 7 partes:

  1. Informações Genéricas - neste campo foram recolhidas informações como o nome da app, o nome do programador, o preço, a popularidade e a classificação média. Segundo Direito e seus colaboradores (2014) e Breton, Fuemmeler e Abroms (2011), estes dois últimos parâmetros são importantes para a seleção das apps a serem analisadas (13,14).
  2. Credibilidade - foram utilizadas duas questões subjetivas, tendo as mesmas sido analisadas por um nutricionista (15). Para avaliar estes pontos, após download das apps, o profissional introduziu uma altura (1,72 m) e um peso (60 kg) fictícios e definiu como objetivo a perda de 10 kg. Estes valores traduzem-se por um Índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 18 kg/m2, que representa baixo peso. Foram consideradas credíveis as apps que emitiram um alerta para os perigos de tal objetivo ou que não permitiram o estabelecimento de um objetivo ponderal que levasse a um IMC inferior a 18 kg/m2.
  3. Alimentação Saudável – selecionaram-se sete práticas relativas à alimentação, das 13 baseadas em evidências empíricas comuns a diferentes agências governamentais, nomeadamente o Centers for Disease Control and Prevention, o National Institutes of Health, a Food and Drug Administration e o United States Department of Agriculture (14). Acrescentou-se ainda um ponto sobre a disponibilização de receitas saudáveis (15).
  4. Medidas Antropométricas - foram selecionadas três questões relacionadas com o peso e com o IMC (14).
  5. Exercício Físico – foram selecionadas cinco questões sobre exercício físico (14,15).
  6. Comportamento – dado que as intervenções que contemplam técnicas de mudança de comportamento têm sido associadas a uma maior eficácia (13) e existem, pelo menos, cinco técnicas eficazes em intervenções relativas à atividade física e à alimentação saudável, como a automonitorização, a formação de intenção, o estabelecimento de objetivos específicos, a revisão das metas comportamentais e o feedback sobre o desempenho (19), acrescentaram-se esses pontos à tabela de análise. Acrescentou-se ainda uma questão relativa ao suporte/interação com treinadores ou técnicos de saúde, no sentido de se obter o encorajamento para a continuação do programa (14, 15).
  7. Características de Construção - para a elaboração deste ponto teve-se em consideração o artigo Designing health literate mobile apps do Institute of Medicine (6). Relativamente ao procedimento para a recolha de dados, uma vez que o sistema Android continua a ser o sistema operativo para smartphones dominante em todo o mundo (16), optou--se por realizar o download através deste sistema, utilizando para tal o Google Play (12-15). Todas as aplicações mobile foram instaladas num smartphone Sony Xperia M2 D2303 com a versão de Android 4.4.4..

Usou-se a expressão “dieta” quer para o filtro “gratuitas” como para o “pagas” (13).

Utilizaram-se dois parâmetros para avaliar e selecionar cada aplicação: a popularidade e a classificação média (12, 13, 17, 18, 20).

Assim, das aplicações que foram devolvidas para cada um dos filtros, selecionaram-se as apps apenas catalogadas em “Saúde e fitness” que tivessem uma abordagem aos comportamentos alimentares e/ou às medidas antropométricas. Para esta primeira seleção, analisou-se a descrição de cada app disponibilizada no site do Google Play (12, 15). Escolheram-se as apps com mais downloads efetuados e com uma classificação igual ou superior a 4 (escala 0 a 5 estrelas). Ordenaram-se de forma decrescente de downloads, tanto as apps gratuitas como as pagas, e contabilizou-se o número de apps que preenchiam os critérios de inclusão até perfazer 10 aplicações em cada filtro (pagas e gratuitas).

Foram excluídas as aplicações elaboradas noutras línguas que não o português ou inglês, as que fossem exclusivamente direcionadas para o exercício físico, as que se centravam em “dietas da moda”, as que consistiam em dietas relacionadas com condições especiais de saúde, as listagens de restaurantes e as simples calculadoras do Índice de Massa Corporal (IMC).

RESULTADOS

Foram levadas a cabo estatísticas descritivas, com o cálculo das frequências e percentagens de cada funcionalidade incluída nas 20 apps.

Cumprindo os critérios de seleção para download, das 250 apps gratuitas devolvidas, conseguiram incluir-se três aplicações com um número de downloads entre os 10.000.000 e os 50.000.000 (o intervalo máximo encontrado nesta categoria) (Contador de calorias, Contador de calorias FatSecret e Noom Coach: perda de peso), duas com downloads entre os 5.000.000 e os 10.000.000 (Meu orientador de Dieta e Fitbit) e cinco com downloads entre os 1.000.000 e os 5.000.000 (Lose weight without dietingTecnoNutri, Dieta e Saúde, ~Lifesum e Diet Point: Weight Loss).

Voltando a cumprir os critérios de seleção para download, no que se refere às 250 apps pagas devolvidas, conseguiu incluir-se apenas uma aplicação com um número de downloads entre os 100.000 e os 500.000 (o intervalo máximo encontrado nesta categoria) (Meu orientador de Dieta), uma outra com um número de downloads entre os 50.000 e os 100.000 (Dieta watchers diário), três entre os 10.000 e os 50.000 downloads (Ultimate Food Value Diary, Nutritionist-Dieting made easy e Diet Assistant Pro-Weight Loss), quatro entre os 1.000 e os 5.000 (Eat Fit - Diet and Health, Ponto por Ponto – Dieta, Daily Meals Pro e Slim Plan) e uma com downloads entre os 500 e os 1.000 (Nutrieduc).

Relativamente às médias das classificações de satisfação, ambas estão muito próximas, sendo de 4,3 estrelas para as gratuitas e 4,4 para as pagas (ver Tabela 1).

No que concerne às funcionalidades, verificou-se que as apps gratuitas apresentaram mais funcionalidades, com 140 respostas positivas (“sim”) versus 109 respostas positivas nas apps pagas. Contudo, apenas 25% de todas as apps foram consideradas credíveis e só 10% seriam recomendadas por um profissional de saúde.

Todas as apps analisadas (n=20) apresentavam funções relacionadas com a alimentação saudável e com as medidas antropométricas. 60% das apps (n=12) apresentavam funcionalidades de exercício físico, sendo o valor superior nas apps gratuitas (7 apps vs. 5 apps). Apenas 25% das apps (n=5) possuíam funcionalidades de comportamento, também neste caso um valor ligeiramente superior nas apps gratuitas (3 apps vs. 2 apps) (ver Tabela 1).

Na amostra analisada, nenhuma das aplicações mobile avaliadas apresentou todas as práticas baseadas em evidências empíricas comuns às recomendadas por diferentes agências governamentais (ver Tabela 1).

Relativamente ao suporte social (incluindo quadros de mensagens, chat rooms, possibilidade de enviar um email a um profissional de saúde ou entrar numa rede social como, por exemplo, o Twitter), verificou-se que 80% das apps pagas e todas as apps gratuitas permitem pelo menos uma interação social (ver Tabela 1).

No que concerne questões sobre o exercício físico, verificou-se que apenas 50% das apps pagas têm pelo menos um ponto sobre este tema, um valor inferior ao das gratuitas (70%). Nenhuma das apps, pagas ou gratuitas, tem alertas para a localização de ginásios e locais que permitam a realização de exercício físico (por exemplo, parques) através de GPS, nem divulga eventos de desporto, como corridas e maratonas (ver Tabela 1).

Neste estudo, a maioria das apps analisadas não incluía funcionalidades relativas ao comportamento. Verificou-se que só 20% das apps pagas e 30% das apps gratuitas possuíam pelo menos uma funcionalidade dedicada a esta temática. Relativamente à disponibilização de feedback sobre o desempenho comportamental do utilizador nenhuma app tinha esta possibilidade. Acresce a esta situação que nenhuma das apps analisadas apresentava a hipótese de interagir com um profissional de saúde (ver Tabela 1).

Em relação às características de construção, todas as aplicações avaliadas utilizavam uma linguagem simples.

Quando comparadas, uma maior percentagem de apps gratuitas apresenta mais funcionalidades do que as pagas, nomeadamente em relação à integração com os wereables devices (30% e 0%, respetivamente), à incorporação de áudio e vídeo (20% vs. 0%) e possibilidade de emissão ou receção de mensagens de texto (10% vs. 0%).

Verificou-se ainda que 90% das apps gratuitas e 50% das apps pagas apresentava alertas para os horários de refeições, exercício físico, ou outros (ver Tabela 1).

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Pela análise dos dados encontrados comparativamente aos resultados de Breton, Fuemmeler e Abroms (2011) verificou-se que existe claramente uma melhoria das funcionalidades disponibilizadas por ambos os tipos de aplicações mobile (pagas e gratuitas) (14). Excetuam-se algumas funcionalidades em que houve uma descida, nomeadamente as relacionadas com: a leitura dos rótulos alimentares, sendo que no presente estudo nenhuma das apps tinha essa função disponível; a disponibilização de uma calculadora para o IMC e respetiva interpretação; a sugestão de dicas, informações e programas de exercício físico diário; e a apresentação do tamanho das porções ideais de consumo, apenas no caso das apps pagas. Este panorama pode, por um lado, revelar que existem aplicações específicas para cada uma destas funcionalidades, mas por outro, pode representar uma lacuna nestas apps que pretendem surtir um efeito positivo na mudança nos estilos de vida dos utilizadores. Serão necessários mais estudos para se confirmar tal pressuposto.

Apesar de estar comprovado que as intervenções que contemplam técnicas de mudança de comportamentos são mais eficazes (13), menos de metade de ambos os tipos de app não apresentava as mesmas. Além disso, ficou claro que também não são desenvolvidas tendo em conta todas as práticas baseadas em evidências empíricas comuns às recomendadas por diferentes agências governamentais (14) o que, acrescido ao facto de também menos de metade das mesmas não ser considerada credível, pode denotar que existe uma lacuna na construção deste tipo de apps que se pretende útil para os utilizadores.

Direito e colaboradores (2014), bem como Breton, Fuemmeler e Abroms (2011), destacaram que as intervenções baseadas em mensagens de texto para modificar comportamentos prejudiciais à saúde são comprovadamente eficazes, pelo que as aplicações mobile que pretendam promover a mudança de comportamentos deverão ter esta característica disponível (13, 14). Contudo, no presente estudo verificou-se praticamente a inexistência dessa funcionalidade, mas a maioria destas aplicações disponibilizava alertas para os horários de refeições, exercício físico, ou outros. Este facto pode, na verdade, contribuir de igual forma para a modificação de comportamentos, mas não existem ainda estudos que o comprovem. Em relação ao suporte social, verificou-se que ao longo dos anos tem havido uma melhoria clara da disponibilização dessa funcionalidade. Em 2011, no estudo de Breton, Fuemmeler e Abroms, apenas 3% disponibilizava essa funcionalidade (14), já em 2013, no estudo de Pagoto e colaboradores, esta percentagem aumentou, sendo que 27% das apps pagas e 60% das gratuitas incluíam redes sociais (15). Na presente investigação, 80% das apps pagas e 100% das apps gratuitas permitem uma interação social, facto que reforça a evolução constante e rápida que existe nesta área das novas tecnologias, mais precisamente nas aplicações mobile, ao mesmo tempo que deixa transparecer que neste campo as apps gratuitas acabam por se destacar positivamente face às pagas.

West e colaboradores (2012) encontraram nos seus estudos que as apps quanto mais caras fossem mais eram percecionadas como credíveis e recomendáveis pelos profissionais de saúde (15). Desta forma, sugerem que quanto mais funcionalidades tenha a app, mais cara deve ser. Contudo, na presente investigação, verificou-se que as apps gratuitas apresentavam mais funcionalidades, o que, apesar de ir contra os resultados obtidos pelos autores anteriormente referidos, pode não representar a totalidade das apps, já que a amostra selecionada é reduzida. No entanto, se tivermos em conta o estudo de Pagoto e colaboradores (2013), em relação às estratégias motivacionais, verifica-se que as aplicações pagas, face às gratuitas, não incluíam uma percentagem maior dessas estratégias, facto que vem também sugerir, contrariamente ao proposto por West e colaboradores (2012), que o preço pode não refletir a qualidade dos conteúdos e sofisticação da tecnologia (15, 16). Também o presente estudo ajuda a corroborar o proposto por Pagoto e colaboradores (2013), já que as apps gratuitas apresentaram mais funcionalidades relativas ao comportamento (16).

CONCLUSÕES

O crescente número e diversidade de aplicações mobile disponíveis nas lojas online, torna difícil a sua avaliação e, portanto, a sua escolha, quer pelo consumidor, quer pelos profissionais de saúde que pretendam recomendá-las, já que ambos acabam por não ter capacidade para analisá-las individualmente e previamente.

Acresce que a variedade de apps encontradas e a variabilidade de funcionalidades disponibilizada não permite estabelecer um padrão dentro das apps de Saúde e Fitness o que agrava a decisão de escolha, sendo, no entanto, possível obter contributos sobre as ferramentas a disponibilizar.

Apesar de existirem estudos que comprovem a alteração de comportamentos através de algumas estratégias mobile, é necessário que mais apps disponham dessas mesmas ferramentas.

Poder-se-ia conjeturar que o preço seria um fator de garantia para a disponibilização de mais funcionalidades e uma maior qualidade dos conteúdos, contudo, tal também não foi possível concluir, não sendo, por isso, um fator decisor de escolha.

Tendo em conta estes factos, como sugestão futura propõe-se que sejam criadas guidelines de saúde para influenciar os programadores de aplicações mobile a desenvolverem apps que possam ser uma mais-valia na vida dos utilizadores proporcionando um potencial para a mudança de comportamentos. A criação de uma entidade certificadora poderá também fazer a diferença na distinção de apps que sejam credíveis, facilitando o processo de decisão dos utilizadores ou prescritores.

Até lá, a colaboração direta entre os profissionais de saúde e os programadores deverá ser tida em conta na elaboração de novas aplicações mobile na categoria de Saúde e Fitness com o objetivo de se ter uma app com as funcionalidades relevantes para a alteração de comportamentos.

 

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  •  

    Endereço para correspondência

    Mayumi Delgado

    Alameda das Linhas de Torres, n.º 230 – 7.º C,

    1750-150 Lisboa

    mayumidelgado@gmail.com

     

    Recebido a 10 de maio de 2016

    Aceite a 20 de janeiro de 2017

     

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