Editorial |
| |
| · Editorial Fernandes, José António; Martinho, Maria Helena; Pires Pereira, Íris Susana
|
| |
Artigos Originais |
| |
| · Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professores Souza, Mariana Aranha de; Salgado, Priscila Aparecida Dias; Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira; Fazenda, Ivani Catarina Arantes
|
| |
| · Aposta na igualdade, imperativos da inclusão: Posições docentes no trabalho com sobre-idade em escolas públicas de ensino básico na Argentina Vassiliades, Alejandro
|
| |
| · Educação para a cidadania no Chile e pensamento crítico Vallejos Silva, Natalia; Redon Pantoja, Silvia; Del Prete, Annachiara
|
| |
| · Programa de monitoria como estratégia de permanência e êxito para estudantes com deficiência visual no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí: Um relato de experiência Freitas Ribeiro, Natércia; Monte Alvarenga, Elenice; Galasso, Bruno J. B.
|
| |
| · Relação das habilidades auditivas e linguísticas com a aprendizagem: O olhar do professor Padilha Lordão, Hanna; Fernandes Teixeira, Cleide; Xavier Cavalcante, Manoelina; Olímpia de Melo, Jéssica Katarina; Manchester de Queiroga, Bianca Arruda
|
| |
| · Perspetivas múltiplas sobre a competência bilingue de crianças lusodescendentes residentes na Suíça: A investigação linguística em diálogo com a didática Flores, Cristina; Gonçalves, Maria Lurdes; Rinke, Esther; Torregrossa, Jacopo
|
| |
| · Perceções dos professores sobre o impacto da gaguez no quotidiano dos seus alunos que gaguejam Rocha, Mónica S.; Rato, Joana R.; Yaruss, J. Scott
|
| |
| · O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar Simão Henriques, Andreia; da Silva Reis, Helena Isabel; Góis Ribeiro Silva, Cláudia Sofia
|
| |
| · Fazendo covas na areia: Desaprender para aprender, movimentos decoloniais na Educação Matemática Tuchapesk da Silva, Michela; Tamayo, Carolina
|
| |
| · Das missivas aos modos: Experimentação e prudência como ethos de pesquisa Ribeiro Guimarães Vinci, Christian Fernando; Ribeiro, Cintya Regina
|
| |
| · O conceito de experiência em Dewey e Gadamer e as suas implicações para a formação Torres Santana, Anthony Fábio; Colla, Rodrigo Avila; Pereira, Marcos Villela
|
| |
| · “Eu não gosto dessa história de mentiras!”: Sigilo, anonimato e ética na pesquisa com crianças Moraes, Jéssica Tairâne de; Felipe, Jane
|
| |
| · Adaptação ao ensino superior: Perspectiva de alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica Miranda Lery Santos, Marina; Pessôa da Cunha Lacaz, Cristiane; Telles, Marta Maria
|
| |
| · Educação doutoral em Portugal: Mapeamento do cenário Freires, Thiago; Santos, Sandra; Cardoso, Sónia
|
| |
| · Perspectiva histórica e emocionalidade na formação de professores de História portugueses e espanhóis Carril-Merino, María Teresa; Solé, Maria Glória Parra Santos; Sánchez-Agustí, María
|
| |
| · Gestão curricular inclusiva e formação de professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: Perceções de coordenadores de cursos de formação inicial Inês, Helena; Seabra, Filipa; Pacheco, José Augusto
|
| |
| · Artes, ofícios e saberes locais: Desenvolvimento a Escala Humana e Bem Viver para um microsistema educativo em São Gonçalo Beira Rio, Brasil Vallejos, Iván Ibarra; Alcântara, Liliane Christine Schlemer; Zúñiga, Christian Henríquez
|
| |
| · (Re)conhecendo a dimensão da gestão em saúde em um currículo médico Ribeiro Rodrigues, Luciane Cristine; Casquel Monti Juliani, Carmen Maria; Ribeiro Mattar Damiance, Patrícia; Garbellotti, Thayná Maria
|
| |
| · O bem-estar subjetivo das crianças em tempos de confinamento Barra, Marlene; Fernandes, Natália; Sani, Ana Isabel
|
| |
Núcleo Temático |
| |
| · Desafios da inovação curricular: Perspetivas de professores veteranos Torres, Ana Cristina; Mouraz, Ana; Monteiro, Angélica
|
| |
| · Tecnologias móveis como estratégia de desenvolvimento e (re)encantamento profissional docente: O que pensam os professores veteranos Morgado, José Carlos; Bento, Marco; Freires, Thiago
|
| |
| · Saberes e identidades profissionais em formação de professores com mais de 50 anos em novas tecnologias digitais Pereira, Fátima; Lopes, Amélia; Dotta, Leanete Thomas
|
| |
| · Avaliação neuropsicológica e afetiva de professores com mais de 50 anos antes e depois de uma formação focada nas TIC: Aumento da satisfação profissional e relação com fatores afetivos Ferreira-Santos, Fernando
|
| |