Editorial |
| |
| |
| |
Artigos |
| |
| · Expert knowledge, external support and educational reform in the neo-liberal age: focus on World Bank and the issue of moral responsibilities in the Third World educational reform Torres, Carlos Alberto
|
| |
| · Re-configuration of the State and Education: New educational institutions and processes Antunes, Fátima
|
| |
| · Promoting the theoretical debate on local development: an essay built on research experience Fragoso, António
|
| |
| · The educational narrativity in the first period of Oliveira Salazars government. Womens voices in the National Assembly (1935-1945) Adão, Áurea; Remédios, Maria José
|
| |
| · Education Missionaries and the Instituto Ponte Nova in Bahia Nascimento, Ester Fraga Villas-Bôas Carvalho do
|
| |
| · Understanding, Acting, Changing, Including. From Investigation-action to Inclusive Education Sanches, Isabel
|
| |
| · Educational professionals and their training to intervene in pre-primary education and the beginning years of basic education Gonçalves, Rosana Peixoto
|
| |
| · From Continuity to Innovation. The Nursing Course and the Pedagogical Practices Marques, Maria de Fátima Mendes
|
| |
| · Emancipation, rupture and innovation: the focus group as an investigation tool Galego, Carla; Gomes, Alberto A.
|
| |
Documentos |
| |
| · Declaração de Fortaleza Declaração dos Ministros responsáveis pelo Ensino Superior da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Neto, António Burity da Silva; Genro, Tarso; Martins, Filomena de Fátima Ribeiro Vieira; Barbeiro, Marciano da Silva Pereira; Nguenha, Alcido Eduardo; Justino, José David Gomes; Silva, Jorge Moreira da; Santiago, Álvaro João; Maia, Armindo
|
| |
| · Espaço Lusófono de Ensino Superior (ELES): ir além da Declaração de Luanda e da Declaração de Fortaleza? Neves, Fernando Santos
|
| |
Recensão Temática |
| |
| · (In)disciplina na aula Uma revisão bibliográfica de autores portugueses Pereira, Amélia Neves
|
| |
Recensão Crítica |
| |
| · Pedagogia do Oprimido Cabral, Arlinda
|
| |
| · Motivação e formação de professores Lopes, Custódia Nunes
|
| |
| · As Crianças de Rua em Angola. Um Estudo das Necessidades e dos Potenciais para a Introdução do Ensino Básico Informal Kandingi, Adelina de
|
| |
Dissertações |
| |
| · Externato António Sérgio. Génese e desenvolvimento de uma instituição escolar no Alentejo (1960-1990) Santos, Ana Paula Lança dos Santos Ferro
|
| |
| · Espaço geográfico. Estratégias de aprendizagem dos conceitos geográficos e a construção deste saber pelo estudante Sotero, Aurilene Cerqueira
|
| |
| · Os manuais escolares (CTV/Port. B) de 10.º ano, a construção de saberes e a autonomia do aluno. Auscultação aos sujeitos (alunos e professores) mediada por um estudo de caso instrumental Santo, Esmeralda Maria Gomes do Espírito
|
| |
| · Escola, professores e cidadania. Concepções e práticas Silva, Idalina de Jesus Serra Maçãs da
|
| |
| · Educação virtual: a rede eliminando distâncias Guimarães, Jane Mary de Medeiros
|
| |
| · Prostituição: percursos (com) sentidos. Leitura integrativa das trajectórias familiar e escolar no percurso prostitutivo Martins, Jorge Augusto de Jesus
|
| |
| · Do saber ser ao saber fazer: missão sócio-educativa e prática docente no ensino superior. Um estudo sobre as representações Gemin, Jorgete Maria Zewe
|
| |
| · A formação inicial do professor para os anos iniciais da Educação Básica no Brasil e em Portugal. Uma análise contextual sobre as reformas educativas da década de 90 Pariz, Josiane Domingas Bertoja
|
| |
| · A avaliação da aprendizagem em escolas públicas de ensino médio: um estudo sobre a cultura avaliativa dos professores Barrichello, Lígia Schiavon Ferreira
|
| |
| · As percepções sobre conceitos e práticas de interdisciplinaridade de professores do ensino médio na área das Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias Ramos, Luiza Olívia Lacerda
|
| |
| · As mulheres e o atendimento médico. Salvador- Bahia (1850-1888) Lyrio, Luzinete Barbosa
|
| |
| · As faces de Janus. As políticas educativas em matéria de cidadania nos anos 90 em Portugal Mendes, Maria Madalena Cabrita
|
| |
| · Do mundo da leitura para uma releitura do mundo (dialogando com os alunos do projeto de regularização do fluxo escolar - 5.a a 8.a séries) Barreto, Maria Raidalva Nery
|
| |
| · Encontros e desencontros no Ensino Clínico em Enfermagem. Uma abordagem qualitativa centrada na orientação clínica dos enfermeiros num contexto de parcerias Silvestre, Maria Rosa dos Santos Pereira
|
| |
| · Liderança pedagógica e Projeto Educativo. Um estudo de caso Zorzi, Maria
|
| |
| · Escola - Relações de prazer e desconforto. Função pedagógica do afeto nas relações educativas Faccin, Neli
|
| |
| · Professores e encarregados de Educação. O que pensam uns dos outros sobre as funções que têm a desempenhar na vida escolar Martins, Susete de Jesus Patrício
|
| |
| · O véu e a máscara: um contributo à compreensão dos processos e significados das avaliações de instituições de educação superior Camatta, Sônia Maria Marinho
|
| |
| · Construção de uma trilha como perspectiva de novas oportunidades no contexto social: análise de Projeto de Regularização de Fluxo Escolar implantado no Estado da Bahia Britto, Tatiana Gordilho
|
| |