ISSN 1646–2408
[versão impressa]

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

 

Arbitragem Científica

A Revista Encontros Científicos – Tourism & Management Studies conta com um Conselho Científico próprio, composto por cerca de 60 membros, quase todos doutorados, que representam cerca de 30 instituições de Ensino Superior de Portugal, Espanha, Brasil e Reino Unido. A função principal do Conselho Científico é garantir a qualidade científica dos artigos publicados, através de um processo de dupla revisão anónima (double blind referee). Para o efeito, cada artigo é submetido aos seguintes procedimentos: após chegar ao Conselho Editorial na sequência do call for papers, o artigo é alvo de uma primeira avaliação formal e temática pelo Conselho Editorial para aferir se o artigo segue as normas formais pedidas no call for papers, nomeadamente em relação à sua extensão, apresentação formal, incluindo bibliografia, e se o mesmo se enquadra nas áreas da revista que são Turismo e Gestão. Caso o artigo não siga as normas formais é devolvido e pedido aos seus autores para reformularem formalmente o artigo de acordo com as normas. Se o artigo não se enquadra nas áreas da revista é devolvido aos seus autores, acompanhado de uma explicação do motivo da rejeição. Cada artigo que passa essa primeira avaliação formal e temática é depois enviado para dois revisores membros do Conselho Científico, cujas áreas de investigação coincidam com a temática e a abordagem do artigo. Antes do envio do artigo, estes revisores seleccionados são contactados pelo Conselho Editorial, sendo informados acerca do título e da temática do artigo e se manifestam disponibilidade para efectuar a revisão num determinado prazo. Caso esses revisores manifestem indisponibilidade, serão contactados outros. Após o envio do artigo para os revisores segue-se a avaliação científica do artigo, nomeadamente em termos de metodologia, estrutura, conteúdo e forma. Cada revisor deve então emitir um parecer acerca do artigo, preenchendo uma grelha de revisão, onde deve mencionar se o artigo se encontra pronto a publicar na sua forma actual, se poderá ser publicado de forma condicionada após a introdução das alterações que se descrevem, ou se, pelo contrário o artigo não apresenta os requisitos mínimos para ser publicado. O espírito que deve prevalecer é que os revisores contribuam também, através das suas sugestões, pedidos e comentários, para a melhoria dos artigos a publicar.

A regra é que para ser publicado, um artigo deve obter dois pareceres positivos à sua publicação e que para ser recusado deve igualmente obter dois pareceres negativos. Em caso de empate, ou seja, quando obtenha um parecer positivo e outro negativo, o Conselho Editorial designa um terceiro revisor que, sem conhecer os antecedentes do artigo, faz uma terceira revisão. O seu parecer positivo ou negativo decide a publicação ou não publicação do artigo, podendo também dar um parecer positivo, condicionado a alterações a introduzir. No caso de alterações pedidas pelos revisores, os autores devem efectuá-las, ou, em alternativa, fundamentar por escrito as suas opções num relatório para o revisor, que deverá ser enviado ao Conselho Editorial, acompanhado do artigo. Estes documentos são então reenviados pelo Conselho Editorial para os revisores, que devem verificar as alterações efectuadas, assim como as explicações dadas pelo autor e emitir um parecer definitivo. Os autores são sempre informados do conteúdo dos pareceres definitivos.

Depois de aprovado, antes de ser introduzido no layout da revista, cada artigo é ainda lido por um membro do Conselho Editorial para verificar a correcção ortográfica e gramatical, assim como ainda os aspectos formais, que devem ser harmonizados de acordo com as normas da revista.

 

Forma e preparação de manuscritos

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão com todos os itens listados a seguir. Serão devolvidas aos autores as submissões que não estiverem de acordo com as normas.

1. Os idiomas permitidos são: Inglês, Português e Espanhol.

2. Os artigos não devem ultrapassar as 15 páginas em formato Microsoft Word, fonte Times New Roman 12, com espaçamento simples, incluindo bibliografia, figuras e anexos. Contudo, o Conselho Editorial poderá autorizar a submissão de artigos mais longos, desde que os mesmos se revistam de interesse manifesto para a revista.

3. Cada artigo deve incluir resumos até um máximo de 200 palavras e cerca de 5 palavras-chave no seu idioma original e num segundo idioma, sendo que um dos idiomas obrigatórios dos resumos e palavras-chave é o Inglês. O resumo deve expor os objectivos do artigo, a metodologia seguida, os resultados obtidos e as conclusões alcançadas.

4. O título do artigo deve ser apresentado também em Inglês caso este não seja o seu idioma original.

5. O artigo deve apresentar uma estrutura própria, de preferência com introdução ou apresentação, metodologia, desenvolvimento e conclusão, assim como bibliografia ou referências bibliográficas. Devem ser indicadas as palavras ou expressões a imprimir a itálico ou a destacar de qualquer outra forma gráfica.

6. Em documento anexo deve ser enviado o Curriculum Vitae resumido do autor (ou autores) numa extensão máxima de cinco linhas, incluindo: identificação, endereço postal e electrónico, telefone, habilitações académicas, categoria profissional, departamento e instituição.

7. Os autores dos artigos têm direito a dois exemplares da revista, que lhes serão enviados para os endereços postais especificados.

8. A hifenização não pode, em caso algum, ser inserida manualmente.

9. As tabelas, gráficos e figuras devem ser inseridas no documento Word, assim como fornecidas em separado no formato do programa em que foram criadas.

10. As referências bibliográficas devem ser apresentadas de acordo com o sistema americano Autor - Data: (Jakobson, 1995: 25).

11. A apresentação da bibliografia deve ser feita no seguinte formato:

- Livros: JAKOBSON, R. (1995): Linguística e Comunicação, Editora Cultrix, São Paulo.

- Artigos: MONTEGOMERY, J., (1995): “Urban Vitality and Culture of Cities”, in: Planning Practice and Research, 10, (2), pp. 101-109.

12. As notas são de fim de documento e não de rodapé.

13. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Submissões online

O registo e o login são obrigatórios para submissão de documentos online e verificação do estado das submissões.

Normas de Publicação

Todos os artigos científicos submetidos deverão ser originais ainda não publicados e isentos de plágio. Poderão também ser submetidas comunicações apresentadas em congressos, conferências ou seminários, desde que não tenham ainda sido publicadas.

Para além de Artigos Científicos originais, a Revista publica também Comunicações apresentadas em Seminários e Congressos e ainda não publicadas anteriormente, assim como recensões e apresentações de livros nas áreas do Turismo e da Gestão publicados recentemente. Ao passo que os artigos científicos são submetidos a um processo de dupla revisão anónima, as Comunicações e as recensões e apresentações de livros não são submetidas a tal processo, necessitando apenas da aprovação do Conselho Editorial, sendo sujeitas a revisão estilística e de conteúdo por este conselho.

Poderão submeter artigos científicos para publicação todos os investigadores das áreas do Turismo e da Gestão nas suas mais variadas vertentes.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]


© 2010 Universidade do Algarve

Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo

Campus da Penha
8005-139 Faro– Portugal

e-mail: encontroscientificos@ualg.pt

http://www.esght.ualg.pt/encontros/