Scielo RSS <![CDATA[Revista de Enfermagem Referência]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-028320250001&lang=en vol. serVI num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[The Use of Technologies in The Development of Preschool Children: Parents’ Perspectives]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832025000100201&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Enquadramento: A utilização de tecnologias pelas crianças em idade pré-escolar tem aumentado nos últimos anos, com a primeira exposição cada vez mais precoce, o que pode influenciar o seu desenvolvimento e a dinâmica familiar. Objetivo: Analisar a perspetiva dos pais sobre a utilização das tecnologias no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. Metodologia: Estudo descritivo de abordagem mista. A recolha de dados foi realizada através de questionário a pais de crianças entre os 12 meses e os 6 anos no período de 9 a 15 de junho de 2023. Resultados: Participaram no estudo 152 pais. Desses, 94,2% das crianças utilizam tecnologias, sendo que 56% utilizam-nas diariamente. O aspeto positivo mais identificado é a aquisição de novos conhecimentos e o aspeto negativo a dependência. Conclusão: A perspetiva dos pais sobre as tecnologias no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar demonstrou-se relevante, sendo que estão cada vez mais presentes no seu quotidiano. Os pais percecionam a utilização das tecnologias como um recurso que estimula o desenvolvimento, mas prejudicial devido à dependência que causa.<hr/>Abstract Background: The use of technology by preschool children has increased in recent years, with the first exposure occurring at an earlier age, which can influence their development and family dynamics. Objective: To analyze parents’ perspectives on the influence of technology use on the development of preschool children. Methodology: Descriptive study with a mixed approach. Data were collected through a questionnaire sent to parents of children aged 12 months to 6 years between June 9 and June 15, 2023. Results: The sample consisted of 152 parents. In total, 94.2% of the children used technologies, with 56% using them daily. The most frequent positive aspect was the acquisition of new knowledge, and the most frequent negative aspect was dependence. Conclusion: Parents’ perspectives on the influence of technology on the development of preschool children proved to be relevant as technology is increasingly present in their daily lives. Parents believe that technology use supports the development of their children, but it can also lead to dependence.<hr/>Resumen Marco contextual: El uso de la tecnología por parte de los niños en edad preescolar ha aumentado en los últimos años y su primera exposición se produce a una edad cada vez más temprana, lo que puede influir en su desarrollo y en la dinámica familiar. Objetivo: Analizar las perspectivas de los padres sobre el uso de la tecnología en el desarrollo de los niños en edad preescolar. Metodología: Estudio descriptivo con un enfoque mixto. Los datos se recogieron mediante cuestionario a los padres de niños de edades comprendidas entre los 12 meses y los 6 años, del 9 al 15 de junio de 2023. Resultados: En el estudio participaron 152 padres. De ellos, el 94,2% utiliza la tecnología y el 56% lo hace a diario. El aspecto positivo más identificado es la adquisición de nuevos conocimientos y el negativo, la dependencia. Conclusión: Las perspectivas de los padres sobre la tecnología en el desarrollo de los niños en edad preescolar han demostrado ser relevantes, ya que está cada vez más presente en su vida cotidiana. Los padres perciben el uso de la tecnología como un recurso que estimula el desarrollo, pero perjudicial por la dependencia que provoca. <![CDATA[Nursing Assessment and Intervention in the Management of Delirium in Intensive Care: A Quantitative Study]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832025000100202&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Enquadramento: O delirium ainda é subdiagnosticado e negligenciado nas Unidades de Cuidados Intensivos, condicionando significativamente o prognóstico e recuperação da Pessoa em Situação Crítica. Objetivos: Avaliar o conhecimento dos enfermeiros sobre as escalas de avaliação do delirium na Pessoa em Situação Critica; identificar os motivos da sua não utilização, os fatores que concorrem para o delirium e intervenções de enfermagem implementadas. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo, exploratório e transversal, com 115 enfermeiros de uma Unidade Cuidados Intensivos. O instrumento de recolha de dados foi um questionário. Resultados: Verificou-se que 44,3% dos enfermeiros conhece uma escala de avaliação do delirium na Pessoa Situação Crítica, sendo a Confusion Assessment Method for Intensive Care Unit a mais referida. Apenas 5,2% dos enfermeiros aplica uma escala de avaliação de delirium e a intervenção de enfermagem mais apontada foi “promover ambiente tranquilo” (57,9%). Conclusão: O delirium não é habitualmente avaliado ou é avaliado de forma inadequada pelos enfermeiros, no entanto, estes implementam intervenções interdependentes e autónomas no cuidado à Pessoa em Situação Crítica com delirium.<hr/>Abstract Background: Delirium remains underdiagnosed and neglected in intensive care units (ICUs), significantly affecting the prognosis and recovery of critically ill patients. Objectives: To assess nurses’ knowledge of scales used to assess delirium in critically ill patients and to identify reasons for not using them, risk factors for delirium, and nursing interventions used. Methodology: A quantitative, descriptive, exploratory, and cross-sectional study involving 115 nurses from an ICU. The data collection instrument was a questionnaire. Results: It was found that 44.3% of nurses were familiar with a scale for assessing delirium in critically ill patients, with the most commonly cited scale being the Confusion Assessment Method for the Intensive Care Unit. Only 5.2% of nurses used a delirium assessment scale, and the most frequently reported nursing intervention was “Promote a quiet environment” (57.9%). Conclusion: Although nurses often do not assess delirium or assess it inadequately, they still implement interdependent and autonomous interventions to care for critically ill patients with delirium.<hr/>Resumen Marco contextual: El delirio sigue estando infradiagnosticado y desatendido en las unidades de cuidados intensivos, lo que afecta significativamente al pronóstico y la recuperación de los pacientes críticos. Objetivos: Evaluar el conocimiento de los enfermeros de las escalas utilizadas para valorar el delirio en pacientes críticos; identificar las razones para no utilizarlas, los factores que contribuyen al delirio y las intervenciones de enfermería aplicadas. Metodología: Estudio cuantitativo, descriptivo, exploratorio y transversal con 115 enfermeros de una unidad de cuidados intensivos. El instrumento de recogida de datos fue un cuestionario. Resultados: Se observó que el 44,3% de los enfermeros conoce una escala para evaluar el delirio en el enfermo crítico, y la Confusion Assessment Method for the Intensive Care Unit fue la más señalada. Sólo el 5,2% de los enfermeros aplica una escala de evaluación del delirio y la intervención de enfermería más mencionada fue “promover un entorno tranquilo” (57,9%). Conclusión: Los enfermeros no suelen evaluar el delirio o lo hacen de forma inadecuada, y, sin embargo, aplican intervenciones interdependientes y autónomas cuando atienden a enfermos críticos con delirio. <![CDATA[Oral Health Literacy of Parents of Primary School Children]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832025000100203&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Enquadramento: A saúde oral representa um problema de saúde pública mundial. Em Portugal 6,4% das crianças têm necessidades insatisfeitas nesta área. Objetivos: Caraterizar a literacia em saúde oral de encarregados de educação (EE) de crianças que frequentam o 1º e 2.º anos do ensino básico e avaliar a sua perceção acerca do seu nível de literacia em saúde oral. Metodologia: Estudo observacional, transversal, descritivo com uma amostra não probabilística de 84 EE, através de questionário online realizado pela equipa de investigação e validado por peritos. Resultados: A maioria dos participantes eram mães (89,3%), consideravam ter nível suficiente de literacia em saúde oral (91,7%) e menos de metade (46,4%) tinha formação ou informação na mesma (47,6%). A totalidade das crianças escovava os dentes. A maioria nunca apresentou problemas de saúde oral (72,6%) e foi a consulta (81%). Porém o estudo reflete algumas lacunas ao nível da higienização da cavidade oral e da escova de dentes. Conclusão: Os EE percecionam ter literacia em saúde oral, contudo apresentam lacunas em algumas áreas.<hr/>Abstract Background: Oral health is a global public health problem. In Portugal, 6.4 % of children do not have their needs met in this area. Objectives: To characterize the oral health literacy of legal parents of children in 1st and 2nd grade and assess their perception of their oral health literacy level. Methodology: An observational, cross-sectional, descriptive study was conducted with a non-probability sample of 84 legal parents. Data were collected using an online questionnaire administered by the research team and validated by experts. Results: Most of the participants were mothers (89.3%), considered themselves to have a sufficient level of oral health literacy (91.7%), and less than half (46.4%) had received oral health education or information (47.6%). All the children brushed their teeth. The majority had never had an oral health problem (72.6%) and had sought medical care (81%). However, the study revealed some shortcomings in terms of oral hygiene and tooth brushing. Conclusion: While parents perceive themselves as having oral health literacy, gaps remain in some areas.<hr/>Resumen Marco contextual: La salud bucodental es un problema de salud pública mundial. En Portugal, el 6,4% de los niños tienen necesidades no satisfechas en este ámbito. Objetivos: Caracterizar la alfabetización en salud bucodental de los padres de niños que cursan 1.º y 2.º de primaria y evaluar su percepción del nivel de alfabetización en salud bucodental. Metodología: Estudio observacional, transversal y descriptivo con una muestra no probabilística de 84 EE, mediante un cuestionario en línea realizado por el equipo de investigación y validado por expertos. Resultados: La mayoría de las participantes eran madres (89,3%), consideraban tener un nivel suficiente de conocimientos sobre salud bucodental (91,7%) y menos de la mitad (46,4%) tenían formación o información sobre salud bucodental (47,6%). Todos los niños se cepillaban los dientes. La mayoría nunca había tenido un problema de salud bucodental (72,6%) y había acudido a una consulta (81%). Sin embargo, el estudio refleja algunas deficiencias en cuanto a la higiene de la cavidad bucal y el cepillado de los dientes. Conclusión: Los EE perciben que tienen conocimientos sobre salud bucodental, pero presentan lagunas en algunas áreas. <![CDATA[Team Building as a Strategy for Retaining Health Professionals: A Descriptive Correlational Study]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832025000100204&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Enquadramento: A escassez global de profissionais de saúde torna emergente a sua retenção para garantir uma cobertura de saúde eficaz. A rotatividade externa dos profissionais de saúde constitui um desafio, com potenciais consequências para as organizações, os utentes e os próprios profissionais. Objetivo: Verificar se a participação num programa de formação de equipas está associada com a intenção de rotatividade dos profissionais de saúde de uma equipa de saúde. Metodologia: Foi realizada uma investigação quantitativa exploratória, descritiva e correlacional. Trinta e quatro profissionais de saúde participaram num programa estruturado de formação de equipas para explorar a sua associação com a intenção de rotatividade dos profissionais. Resultados: Verificou-se uma associação entre a participação no programa de formação de equipas e a intenção de rotatividade dos profissionais de saúde. A atividade escape room foi a percebida como a mais influente, enquanto as reuniões mensais foram as que menos contribuíram segundo a perceção dos participantes. Conclusão: Os profissionais de saúde que participam em atividades de formação de equipas descreveram menor intenção de rotatividade.<hr/>Abstract Background: There is a global shortage of healthcare professionals, making their retention urgently needed to ensure effective healthcare coverage. External turnover among healthcare professionals constitutes a significant challenge with potential consequences for organizations, patients, and professionals. Objective: To verify whether participation in a team training program is associated with the turnover intention of healthcare professionals in a healthcare team. Methodology: A quantitative exploratory study was carried out. Thirty-four healthcare professionals took part in a structured teambuilding program to explore its association with their turnover intention. Results: An association was found between participation in the team training program and the turnover intention of healthcare professionals. According to participants, the escape room activity was perceived as the most influential, while monthly meetings contributed the least. Conclusion: Healthcare professionals who participated in teambuilding activities reported a lower turnover intention.<hr/>Resumen Marco contextual: La escasez mundial de profesionales sanitarios hace que su retención sea esencial para garantizar una cobertura sanitaria eficaz. La rotación externa de los profesionales sanitarios es un reto, con posibles consecuencias para las organizaciones, los usuarios y los propios profesionales. Objetivo: Comprobar si la participación en un programa de formación de equipos se asocia con la intención de rotación de los profesionales sanitarios en un equipo sanitario. Metodología: Se llevó a cabo una investigación cuantitativa exploratoria, descriptiva y correlacional. Treinta y cuatro profesionales sanitarios participaron en un programa estructurado de formación de equipos para explorar su asociación con la intención de rotación del personal. Resultados: Se observó una asociación entre la participación en el programa de formación de equipos y la intención de rotación de los profesionales sanitarios. La actividad de escape room se percibió como la más influyente, mientras que las reuniones mensuales fueron las que menos contribuyeron, según la percepción de los participantes. Conclusión: Los profesionales sanitarios que participan en actividades de formación de equipos describen una menor intención de rotación. <![CDATA[The Effect of COVID-19 on Mortality: Underlying Causes of Excess of Deaths in Mainland Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832025000100205&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Introdução: O excedente de mortalidade durante a pandemia COVID-19 não é totalmente explicado pela infeção. Objetivos: Avaliar causas subjacentes ao excedente de mortes, durante a pandemia, em Portugal Continental (PC). Metodologia: Óbitos por causa subjacente e população, por género e idade (&lt; 60, 60-69, 70-79 e &gt; = 80), para 2015-2019 e 2020-2021 obtidos do INE. Avaliação de diferenças entre períodos através da razão padronizada de mortalidade (RPM) e respetivo intervalo de confiança a 95% (IC95%). Resultados: A mortalidade por “doenças mentais e do comportamento” foi superior ao esperado em todos os grupos, particularmente em mulheres mais jovens (RPM = 168%; IC95%:127-217) e mais velhas (RPM = 140%; IC95%:137-144). Mortalidade por “doenças do sistema genito-urinário” é superior ao expectável em idade mais avançada, com valores de RPM entre 110% (IC95%:105-114) e 113% (IC95%:104-122). Mortalidade por “doenças do aparelho circulatório”, é inferior ao expectável em grupos etários até aos 80 anos. Conclusão: Os “transtornos mentais e do comportamento”, e as “doenças do sistema genito-urinário” associam-se a vulnerabilidade no contexto de COVID-19.<hr/>Abstract Background: The excess mortality during COVID-19 pandemic is not completely explained by the infection. Objectives: To assess the underlying causes of the excess mortality during the pandemic in mainland Portugal (MP). Methodology: Deaths by underlying cause and population, by gender and age (&lt; 60, 60-69, 70-79 and &gt; = 80), for 2015-2019 and 2020-2021 were obtained from INE. Assessment of differences between periods using the standardized mortality ratio (SMR) and respective 95% confidence interval (95%CI). Results: The mortality due to “mental and behavioral disorders” was higher than expected in all groups, but particularly in younger (RPM = 168%; 95%CI:127-217) and older (RPM = 140%; 95%CI:137-144) women. Mortality due to “diseases of the genitourinary system” is higher than expected in older age groups, with SMR vbetween 110% (95%CI:105-114) and 113% (95%CI:104-122). Mortality due to “diseases of the circulatory system” is lower than expected in age groups up to 80 years old. Conclusion: “Mental and behavioral disorders” and “diseases of the genitourinary system” appear associated with vulnerability in the context of the COVID-19.<hr/>Resumen Introducción: El exceso de mortalidad durante la COVID-19 no se explica completamente por la infección. Objetivos: Evaluar las causas subyacentes del exceso de muertes durante la pandemia en Portugal continental (PC). Metodología: Defunciones por causa subyacente y población, por sexo y edad (&lt; 60, 60-69, 70-79 y &gt; = 80), para 2015-2019 y 2020-2021 obtenido del INE. Evaluación de diferencias entre períodos utilizando la razón de mortalidad estandarizada (RPM) y el respectivo intervalo de confianza del 95% (IC del 95%). Resultados: La mortalidad por “enfermedades mentales y Del comportamiento” fue mayor de lo esperado particularmente en mujeres más jóvenes (RPM = 168%; IC95%:127-217) y mayores (RPM = 140%; IC95%:137-144). La mortalidad por “enfermedades del aparato genitourinario” es mayor a la esperada en la mayor edad, con valores de RPM entre 110% (IC95%:105-114) y 113% (IC95%:104-122). La mortalidad por “enfermedades del sistema circulatorio” es menor de lo esperado en los grupos de edad de hasta 80 años. Conclusión: Los “trastornos mentales y del comportamiento” y las “enfermedades del sistema genitourinario” aparecen asociados a vulnerabilidad durante el COVID-19. <![CDATA[Clinical and Epidemiologic Profile of Newborns Admitted to Neonatal Care Units of a High-Risk Maternity Hospital]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832025000100206&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Enquadramento: A hospitalização de recém-nascidos devido a complicações após o nascimento exige assistência humanizada e integral nas Unidades Neonatais do Sistema Único de Saúde. Objetivo: Analisar o perfil clínico e epidemiológico dos recém-nascidos nas unidades neonatais de uma maternidade de referência. Metodologia: Estudo transversal de abordagem quantitativa, realizado em uma maternidade pública de referência do estado do Piauí. A amostra foi constituída de 85 recém-nascidos. Resultados: Do total de recém-nascidos, 54,1% foram internados na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru. A prevalência deu-se no sexo feminino (50,6%) com média de idade gestacional 34,5, variando de 29 a 42 semanas, tendo como principal motivo das internações os problemas respiratórios (67,1%), seguido da prematuridade (28,3%). Conclusão: As características dos recém-nascidos, que refletem a complexidade e a diversidade das condições presentes, tornam necessária a formulação de políticas de saúde, a implementação de práticas de cuidado baseadas em evidências e a promoção de resultados neonatais positivos.<hr/>Abstract Background: Due to the numerous complications that lead to the hospitalization of newborns after birth, comprehensive and humanized care is essential in neonatal care units within the Unified Health System. Objective: To analyze the clinical and epidemiologic profile of newborns admitted to the neonatal care units of a major maternity hospital. Methodology: A quantitative, cross-sectional study was conducted in a large public maternity hospital in the state of Piauí. The sample consisted of 85 newborns. Results: Of all newborns, 54.1% were admitted to the Neonatal Intermediate Kangaroo Care Unit. The majority (50.6%) were baby girls with a mean gestational age of 34.5 weeks, ranging from 29 to 42, with respiratory problems as the main reason for hospitalization (67.1%), followed by prematurity (28.3%). Conclusion: The characteristics of newborns, which reflect the complexity and diversity of conditions, require the formulation of health policies, the implementation of evidence-based care practices, and the promotion of positive neonatal outcomes.<hr/>Resumen Marco contextual: La hospitalización de los recién nacidos por complicaciones tras el parto requiere una atención humanizada e integral en las Unidades de Neonatología del Sistema Único de Salud. Objetivo: Análisis del perfil clínico y epidemiológico de los recién nacidos en las unidades neonatales de una maternidad de referencia. Metodología: Estudio transversal con abordaje cuantitativo, realizado en una maternidad pública del estado de Piauí. La muestra fue de 85 recién nacidos. Resultados: El 54,1% estaban hospitalizados en la Unidad de Cuidados Intermedios Neonatales Canguro. La prevalencia fue del sexo femenino (50,6%), con una media de edad gestacional de 34,5, que varió de 29 a 42 semanas, y cuyo principal motivo de ingreso fueron los problemas respiratorios (67,1%), seguidos de la prematuridad (28,3%). Conclusión: Las características de los recién nacidos, que reflejan la complejidad y diversidad de las afecciones, requieren la formulación de políticas sanitarias, la aplicación de prácticas asistenciales basadas en la evidencia y la promoción de resultados neonatales positivos. <![CDATA[Promotion of Healthy Intimate Relationships: Effectiveness of the Program Developed with Adolescents]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832025000100207&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Enquadramento: A adolescência é um período crucial para a intensificação das relações sociais e o início das primeiras relações de namoro. Período estratégico para a implementação de programas de promoção de relações intimidade saudáveis e prevenção da violência. Objetivo: Avaliar a efetividade do programa promoção de relações de intimidade saudáveis (PRIS), em estudantes do 3º ciclo do ensino básico. Metodologia: Estudo pré-experimental com grupo único, com avaliações pré e pós-intervenção, follow-up após 6 meses. Participaram 109 estudantes do 9.º ano, utilizando-se os questionários Conhecimento da Violência nas Relações de Intimidade (CVRI) e Deteção de Sexismo em Adolescentes (DSA). Resultados: O nível de conhecimentos dos adolescentes sobre violência nas relações de namoro aumentou e manteve-se elevado no follow-up. As adolescentes apresentaram níveis mais elevados, com diferença estatisticamente significativa (p &lt; 0,001). Os valores médios do DSA diminuíram para ambos os sexos após o programa e 6 meses após. Conclusão: A evolução dos conhecimentos VRI e a diminuição das crenças sexistas dos adolescentes indicam que intervenções educativas participativas promovem relacionamentos íntimos saudáveis.<hr/>Abstract Background: Adolescence is a crucial period for the intensification of social relationships and the beginning of the first romantic relationships. It is a strategic period for the implementation of programs that promote healthy intimate relationships and prevent violence. Objective: To evaluate the effectiveness of a program designed to promote healthy intimate relationships among 9th grade students. Methodology: A single-group pre-experimental study with pre- and post-intervention assessments and a 6-month follow-up. The sample consisted of 109 students in 9th grade. The Knowledge of Intimate Partner Violence (CVRI) and the Detection of Sexism in Adolescents (DSA) scales were used. Results: Adolescents’ knowledge of intimate partner violence increased and remained high at follow-up. Female adolescents showed higher levels of knowledge, with a statistically significant difference (p &lt; 0.001). Mean DSA scores d creased for both genders after the program and six months later. Conclusion: The improvement in the knowledge about intimate partner violence and the decrease in sexist beliefs among adolescents indicate that participatory educational interventions promote healthy intimate relationships.<hr/>Resumen Marco contextual: La adolescencia es un periodo crucial en el que se intensifican las relaciones sociales y comienzan las primeras relaciones de noviazgo. Es un periodo estratégico para poner en marcha programas que promuevan relaciones íntimas sanas y prevengan la violencia. Objetivo: Evaluación de la eficacia del programa de promoción de relaciones íntimas saludables (PRIS) en alumnos de 3.º ciclo de educación básica. Metodología: Estudio preexperimental con un solo grupo, con evaluaciones antes y después de la intervención y seguimiento al cabo de 6 meses. Participaron 109 alumnos de 9.º curso y utilizaron los cuestionarios Conocimiento de la Violencia en las Relaciones Íntimas (CVRI) y Detección del Sexismo en Adolescentes (DSA). Resultados: El nivel de conocimiento de los adolescentes sobre la violencia en las relaciones de noviazgo aumentó y se mantuvo alto en el seguimiento. Las adolescentes tenían niveles más altos, con una diferencia estadísticamente significativa (p &lt; 0,001). Los valores medios de DSA disminuyeron para ambos sexos después del programa y 6 meses después del programa. Conclusión: La evolución de los conocimientos sobre VRI y la disminución de las creencias sexistas de los adolescentes indican que las intervenciones educativas participativas promueven relaciones íntimas saludables. <![CDATA[Citizen Science for Health in the Co-Creation of Evidence Summaries for Citizens]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832025000100208&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Enquadramento: A Ciência Cidadã (CC) e a Literacia em Saúde (LS) promovem o envolvimento dos cidadãos na investigação científica e no acesso a informações de saúde. A CC permite aos cidadãos a cocriação de conhecimento, e a LS melhora a capacidade de tomar decisões informadas. Objetivo: Sistematizar o envolvimento do cidadão idoso no processo de coconstrução de Sumários de Evidência para o Cidadão (SEC), criando um processo replicável e tornando as informações de saúde mais acessíveis. Metodologia: Estudo metodológico, qualitativo, fundamentado nos pressupostos de Polit e Beck. Realizado com idosos na comunidade, os dados foram analisados segundo Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Os participantes estiveram ativamente envolvidos. Refletiram sobre cada etapa e contribuíram para favorecer a compreensão das informações. Deste processo colaborativo resultou um Guião de cocriação e covalidação do SEC. Conclusão: A metodologia utilizada mostrou-se eficaz para envolver os cidadãos na cocriação de SECs, promovendo a LS e a relevância social da investigação científica. O guião co construído poderá ser replicado e utilizado por outros profissionais e investigadores.<hr/>Abstract Background: Citizen science (CS) and health literacy (HL) promote citizen involvement in scientific research and access to health information. CS enables citizen involvement in co-creating knowledge, while HL enhances citizens’ ability to make informed decisions. Objective: To systematize older citizen involvement in the co-creation of evidence summaries for citizens (ESC), creating a replicable process and making health information more accessible. Methodology: Methodological, qualitative study based on the assumptions of Polit and Beck and conducted with older people residing in the community. The data were analyzed according to Bardin’s content analysis methodology. Results: The participants were actively involved. They reflected on each step and contributed to enhancing the understanding of the information. This collaborative process results in a guide for ESC co-creation and co-validation. Conclusion: The methodology proved effective in involving citizens in the ESC co-creation, promoting health literacy and increasing the social relevance of scientific research. The guide can be replicated and used by other professionals and researchers.<hr/>Resumen Marco contextual: La Ciencia Ciudadana (CC) y la Alfabetización en la Salud (LS) promueven la participación de los ciudadanos en la investigación científica y el acceso a la información sanitaria. La CC permite a los ciudadanos cocrear conocimiento y la LS mejora la capacidad de tomar decisiones fundamentadas. Objetivo: Sistematizar la participación de las personas mayores en el proceso de coconstrucción de los Resúmenes de Evidencia para los Ciudadanos (REC), creando un proceso reproducible y haciendo más accesible la información sanitaria. Metodología: Estudio metodológico cualitativo basado en los supuestos de Polit y Beck. Realizado con personas mayores de la comunidad, los datos se analizaron según el Análisis de Contenido de Bardin. Resultados: Los participantes se implicaron activamente. Reflexionaron sobre cada etapa y contribuyeron a favorecer la comprensión de la información. Este proceso de colaboración dio lugar a una guía de cocreación y covalidación del SEC. Conclusión: La metodología empleada demostró su eficacia a la hora de implicar a los ciudadanos en la cocreación de los SEC, promoviendo la LS y la relevancia social de la investigación científica. La guía cocreada podría ser reproducida y utilizada por otros profesionales e investigadores. <![CDATA[Pre-Hospital Care for Trauma Victims Based on Kolcaba’s Theory of Comfort]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832025000100401&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Enquadramento: Os desconfortos físico, emocional e psicológico das vítimas de trauma no pré-hospitalar são frequentemente negligenciados, com foco apenas no ABCDE e na dor aguda. Uma abordagem mais abrangente ao desconforto é essencial para um cuidado humanizado às vítimas de trauma em contexto pré-hospitalar. Objetivo: Analisar criticamente a Teoria do Conforto de Kolcaba na gestão do desconforto durante o socorro pré-hospitalar a vítimas de trauma. Discussão: A Teoria do Conforto de Kolcaba é valiosa para os cuidados de enfermagem no pré-hospitalar, abrangendo conforto físico, emocional e espiritual. Baseada nos tipos de conforto - alívio, tranquilidade e transcendência - a teoria propõe avaliação holística, comunicação empática, apoio psicológico, respeito espiritual, ambiente confortável e continuidade do cuidado. Isso permite cuidados abrangentes e centrados na pessoa, promovendo recuperação humanizada em emergências pré-hospitalares. Conclusão: A Teoria do Conforto de Kolcaba orienta profissionais de saúde na melhoria da recuperação física, emocional e espiritual das vítimas de trauma, proporcionando uma abordagem humanizada e completa em emergências extra-hospitalares.<hr/>Abstract Background: The physical, emotional, and psychological discomfort of pre-hospital trauma victims is often neglected by focusing only on the ABCDE approach and acute pain. A more comprehensive approach to discomfort is essential for humanizing the care of trauma victims in pre-hospital settings. Objective: To critically analyze Kolcaba’s theory of comfort in the management of discomfort in the pre-hospital care of trauma victims. Discussion: Kolcaba’s theory of comfort is valuable for pre-hospital care, covering physical, emotional, and spiritual comfort. Based on the types of comfort - relief, ease, and transcendence - the theory suggests holistic assessment, empathic communication, psychological support, spiritual respect, a comfortable environment, and continuity of care. This allows for comprehensive, person-centered care that promotes humanized recovery in pre-hospital emergencies. Conclusion: Kolcaba’s theory of comfort guides healthcare professionals in improving the physical, emotional, and spiritual recovery of trauma victims by providing a humanized and comprehensive approach to pre-hospital emergencies.<hr/>Resumen Marco contextual: El malestar físico, emocional y psicológico de las víctimas de traumatismos en el entorno prehospitalario suele descuidarse y se centra únicamente en el ABCDE y el dolor agudo. Es esencial adoptar un enfoque más integral del malestar para ofrecer una atención humanizada a las víctimas de traumatismos en el entorno prehospitalario. Objetivo: Analizar críticamente la teoría del confort de Kolcaba en la gestión del malestar durante la atención prehospitalaria a víctimas de traumatismos. Discusión: La teoría del confort de Kolcaba es valiosa para los cuidados de enfermería prehospitalarios, ya que abarca el confort físico, emocional y espiritual. Basada en los tipos de confort -alivio, tranquilidad y trascendencia-, la teoría propone la evaluación holística, la comunicación empática, el apoyo psicológico, el respeto espiritual, el entorno confortable y la continuidad de los cuidados. Esto permite una atención integral y centrada en la persona, que promueve una recuperación humanizada en las urgencias prehospitalarias. Conclusión: La teoría del confort de Kolcaba guía a los profesionales sanitarios en la mejora de la recuperación física, emocional y espiritual de las víctimas de traumatismos y proporciona un enfoque humanizado y completo en las urgencias extrahospitalarias.