Scielo RSS<![CDATA[Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher]]>
http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-688520240001&lang=en
vol. num. 51 lang. en<![CDATA[SciELO Logo]]>http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif
http://scielo.pt
<![CDATA[Viajantes no mapa do tempo, em busca das vozes e vivências femininas]]>
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en
<![CDATA[Garras dos sentidos]]>
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en
<![CDATA[On masks and anguishes - The feminine in <em>Três Mulheres com Máscara de Ferro</em>]]>
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Resumo: Três Mulheres com Máscara de Ferro, de Agustina Bessa-Luís, é um texto teatral breve, escrito em 1998 e publicado em 2014, que apresenta três personagens femininas - Sibila, Fanny e Ema - dialogando entre si e refletindo acerca da vida, do mundo e da própria condição. O presente artigo tem por objetivo analisar o referido texto com base na representação da condição feminina nele contida. A partir dos diálogos intertextuais e de elementos simbólicos e culturais presentes no roteiro, nossa análise sugere uma leitura do feminino à luz da reflexão proposta pela obra.<hr/>Abstract: Três Mulheres com Máscara de Ferro, by Agustina Bessa-Luís, is a short play, written in 1998 and published in 2014, which presents three feminine characters - Sibila, Fanny and Ema - in dialogue with each other, reflecting on life, the world and their own condition. Thus, this article aims to analyze the aforementioned play based on the representation of the feminine condition contained in it. Based on intertextual dialogues and symbolic and cultural elements present in the script, our analysis suggests a reading of the feminine in light of the reflection proposed by the work.<![CDATA[Ema’s journeys - The representation of Douro’s narrative space in <em>Vale Abraão</em>, novel and film]]>
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000100033&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Resumo: Este estudo analisa o espaço duriense, destacando o rio Douro e a água como elementos narrativos fundamentais na obra de Agustina Bessa-Luís e no cinema de Manoel de Oliveira. É examinado o romance Vale Abraão (1991), de Agustina, considerando suas relações com Madame Bovary, de Flaubert, e o filme e guião de Vale Abraão (1993), de Oliveira. Investiga-se a adaptação literária para o cinema e explora-se a ideia de “espaço mater”, um espaço feminino conforme o define Gaston Bachelard. Enquanto Agustina privilegia o feminino, Oliveira aborda questões metafísicas universais, suavizando a tensão patriarcal presente na obra da escritora.<hr/>Abstract: This study examines the Douro region, focusing on the Douro River and water as key narrative elements in the works of Agustina Bessa-Luís and the films of Manoel de Oliveira. It analyzes Agustina’s novel Vale Abraão (1991), exploring its connections to Flaubert’s Madame Bovary, as well as Oliveira’s 1993 film Vale Abraão and its screenplay. The study investigates the adaptation of literature into film and explores the concept of “maternal space,” a feminine space as described by Gaston Bachelard. While Agustina highlights feminine themes, Oliveira addresses universal metaphysical issues, softening the patriarchal tension in her work.<![CDATA[Maria meu amor… Uma leitura de <em>A Monja de Lisboa</em>, de Agustina Bessa-Luís]]>
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000100053&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Resumo: É por considerar que a obra A Monja de Lisboa, de Agustina Bessa-Luís, tem um lugar seminal para a compreensão do conjunto da produção historiográfica da autora, que proponho desenvolver uma reflexão à volta do género biográfico, atentando, mais precisamente, nas implicações do acto de biografar e no seu impacto na imagem do sujeito biografado. As reflexões à volta da identidade de género trazidas pelo método metabiográfico definido por Dhúill servirão para mostrar como a autora procura questionar as “narrativas de género” oferecidas pelos textos biográficos que ela reinveste para as desconstruir e dar um novo rosto à personagem histórica, Maria da Visitação.<hr/>Abstract: As I consider the work A Monja de Lisboa by Agustina Bessa-Luís has a seminal place for the understanding of the whole historiographical production of this author, I propose to develop a reflection around the biographical genre, paying especial attention to the implications of the act of biographing and its impact on the image of the biographee. The reflections related to gender identity brought by the metabiographical method defined by Dhúill, will be used to show how the author seeks to question the “gender narratives” offered by the biographical texts she reinvests in her work to deconstruct them and be able to draw a new face for the historical figure, Maria da Visitação.<![CDATA[45 years of female political underrepresentation in Lisbon City Council (1976-2021)]]>
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000100074&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a representação política feminina nas vereações da Câmara Municipal de Lisboa (1976-2021). Após a Revolução de 25 de Abril de 1974, a participação política de todas as mulheres tornou-se efetiva, legal e institucional. Em 1976 ocorreram as primeiras eleições autárquicas em que as mulheres portuguesas puderam eleger e ser eleitas para o poder local, sem quaisquer limites legais. Neste trabalho analisamos a representação política no feminino no Município de Lisboa, visando contribuir para a reflexão e discussão sobre a igualdade na tomada de decisão política no governo local no período democrático.<hr/>Abstract: The purpose of this article is to analyse the feminine political representation in the Lisbon’s City Council (1976-2021). Following the Revolution of 25 April 1974, the political participation of all women’s has become effective legal and institutional. In 1976 occurred the first local suffrage in which Portuguese women were able to elect and be elected to local power. In this work we study female political representation in the Municipality of Lisbon, aiming to contribute to reflection and discussion on equality in political decision-making in local government in the democratic period.<![CDATA[Flying saucers and other dreams insatiated in the work of Maria Judite de Carvalho]]>
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000100094&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Resumo: A imagem dos discos voadores, embora aparentemente pouco relevante na obra de Maria Judite de Carvalho, ocupa um lugar apreciável nos seus textos, difractando-se em múltiplas significações que remetem para a condição das mulheres portuguesas do século XX, numa época em que, por um lado, as descobertas e explorações espaciais abrem para novos espaços imaginários e, por outro lado, se desenvolvem os movimentos feministas com os consequentes sonhos de emancipação feminina. A partir do pensamento de Gaston Bachelard, exploramos várias derivações e interpretações das metáforas dos discos voadores e do anseio pelo voo, em vários contos e romances da escritora portuguesa.<hr/>Abstract: The image of flying saucers, although apparently not relevant in the work of Maria Judite de Carvalho, occupies an appreciable place in her texts, disfiguring itself in multiple meanings that refer to the condition of Portuguese women of the twentieth century, at a time when, on the one hand, space discoveries and explorations open up new imaginary spaces, and on the other hand, feminist movements develop with the consequent dreams of female emancipation. From the thought of Gaston Bachelard, we explore various derivations and interpretations of the metaphors of flying saucers and the yearning for flight, in several short stories and novels of the Portuguese writer.<![CDATA[“Tired, undesired, no defence, indifference” - An analysis of the feminine representation in T. S. Eliot’s <em>The Waste Land</em>]]>
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000100108&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Resumo: Obra seminal, The Waste Land (1922) originou debates sobre o tratamento da questão feminina, especialmente à luz da análise literária de Gilbert e Gubar (No Man’s Land: The Place of the Woman Writer in the Twentieth Century, 1988). Este artigo propõe uma análise textual cuidadosa das técnicas implementadas por Eliot para averiguar se incentivam uma representação misógina da figura feminina enquanto símbolo de passividade e ausência de autonomia. Examina-se se o uso de referências bíblicas, clássicas e mitológicas reforça uma visão patriarcal, buscando-se contribuir para a discussão sobre gênero e representação na literatura modernista.<hr/>Abstract: The Waste Land (1922) sparked debates on the treatment of the female question, especially in light of Gilbert and Gubar’s literary analysis (No Man’s Land: The Place of the Woman Writer in the Twentieth Century, 1988). This article proposes a careful textual analysis of Eliot’s techniques to determine if they encourage a misogynistic representation of the female figure as a symbol of passivity and lack of autonomy. It examines whether the use of biblical, classical, and mythological references reinforces a patriarchal view, aiming to contribute to the discussion on gender and representation in modernist literature.<![CDATA[The roots of Brazil in the voices - Women of afrodescendence]]>
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000100121&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Resumo: Este trabalho pretende apresentar como Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Stela do Patrocínio e Aparecida de Jesus Ferreira inserem a identidade afro no centro da interpretação histórica para questionar uma modernidade fundada na opressão do corpo da mulher negra. Seus textos integram o currículo de português da Universidade de Yale, que busca promover um ensino antirracista através das vozes-mulheres da afrodescendência. Ao final, indica-se a aproximação pedagógica para compreender, através de suas obras, como descolonizar o olhar e a palavra de seus sentidos de violência dentro da correlação entre língua e cultura.<hr/>Abstract: This work intents to present how Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Stela do Patrocínio and Aparecida de Jesus Ferreira insert the Afro identity at the center of historical interpretation to question a modernity based on the oppression of the Black woman’s body. Their texts are part of the Portuguese curriculum at Yale University, which seeks to promote antiracist teaching through the voices of women of African descent. At the end, it is indicated a pedagogical approach to comprehend, through their works, how to decolonize both the gaze and the word from its sense of violence within the correlation between language and culture.<![CDATA[Associação das Juízas Portuguesas]]>
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000100142&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Resumo: Este trabalho pretende apresentar como Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Stela do Patrocínio e Aparecida de Jesus Ferreira inserem a identidade afro no centro da interpretação histórica para questionar uma modernidade fundada na opressão do corpo da mulher negra. Seus textos integram o currículo de português da Universidade de Yale, que busca promover um ensino antirracista através das vozes-mulheres da afrodescendência. Ao final, indica-se a aproximação pedagógica para compreender, através de suas obras, como descolonizar o olhar e a palavra de seus sentidos de violência dentro da correlação entre língua e cultura.<hr/>Abstract: This work intents to present how Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Stela do Patrocínio and Aparecida de Jesus Ferreira insert the Afro identity at the center of historical interpretation to question a modernity based on the oppression of the Black woman’s body. Their texts are part of the Portuguese curriculum at Yale University, which seeks to promote antiracist teaching through the voices of women of African descent. At the end, it is indicated a pedagogical approach to comprehend, through their works, how to decolonize both the gaze and the word from its sense of violence within the correlation between language and culture.<![CDATA[Entretien d’Anne Cova avec Françoise Thébaud]]>
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000100152&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Resumo: Este trabalho pretende apresentar como Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Stela do Patrocínio e Aparecida de Jesus Ferreira inserem a identidade afro no centro da interpretação histórica para questionar uma modernidade fundada na opressão do corpo da mulher negra. Seus textos integram o currículo de português da Universidade de Yale, que busca promover um ensino antirracista através das vozes-mulheres da afrodescendência. Ao final, indica-se a aproximação pedagógica para compreender, através de suas obras, como descolonizar o olhar e a palavra de seus sentidos de violência dentro da correlação entre língua e cultura.<hr/>Abstract: This work intents to present how Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Stela do Patrocínio and Aparecida de Jesus Ferreira insert the Afro identity at the center of historical interpretation to question a modernity based on the oppression of the Black woman’s body. Their texts are part of the Portuguese curriculum at Yale University, which seeks to promote antiracist teaching through the voices of women of African descent. At the end, it is indicated a pedagogical approach to comprehend, through their works, how to decolonize both the gaze and the word from its sense of violence within the correlation between language and culture.<![CDATA[Elisabete Matos - A primeira mulher a exercer o cargo de diretora artística do Teatro Nacional de São Carlos]]>
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000100166&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Resumo: Este trabalho pretende apresentar como Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Stela do Patrocínio e Aparecida de Jesus Ferreira inserem a identidade afro no centro da interpretação histórica para questionar uma modernidade fundada na opressão do corpo da mulher negra. Seus textos integram o currículo de português da Universidade de Yale, que busca promover um ensino antirracista através das vozes-mulheres da afrodescendência. Ao final, indica-se a aproximação pedagógica para compreender, através de suas obras, como descolonizar o olhar e a palavra de seus sentidos de violência dentro da correlação entre língua e cultura.<hr/>Abstract: This work intents to present how Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Stela do Patrocínio and Aparecida de Jesus Ferreira insert the Afro identity at the center of historical interpretation to question a modernity based on the oppression of the Black woman’s body. Their texts are part of the Portuguese curriculum at Yale University, which seeks to promote antiracist teaching through the voices of women of African descent. At the end, it is indicated a pedagogical approach to comprehend, through their works, how to decolonize both the gaze and the word from its sense of violence within the correlation between language and culture.<![CDATA[Maria Leonor Machado de Sousa - <em>História paralela de uma heroína</em>]]>
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000100178&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Resumo: Este trabalho pretende apresentar como Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Stela do Patrocínio e Aparecida de Jesus Ferreira inserem a identidade afro no centro da interpretação histórica para questionar uma modernidade fundada na opressão do corpo da mulher negra. Seus textos integram o currículo de português da Universidade de Yale, que busca promover um ensino antirracista através das vozes-mulheres da afrodescendência. Ao final, indica-se a aproximação pedagógica para compreender, através de suas obras, como descolonizar o olhar e a palavra de seus sentidos de violência dentro da correlação entre língua e cultura.<hr/>Abstract: This work intents to present how Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Stela do Patrocínio and Aparecida de Jesus Ferreira insert the Afro identity at the center of historical interpretation to question a modernity based on the oppression of the Black woman’s body. Their texts are part of the Portuguese curriculum at Yale University, which seeks to promote antiracist teaching through the voices of women of African descent. At the end, it is indicated a pedagogical approach to comprehend, through their works, how to decolonize both the gaze and the word from its sense of violence within the correlation between language and culture.<![CDATA[Lopes, A. C. (2023). <em>Elisa Curado (1858-1933). Uma mulher de causas. Estudo e antologia.</em> Universidade Católica Editora (312 pp.)]]>
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000100187&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Resumo: Este trabalho pretende apresentar como Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Stela do Patrocínio e Aparecida de Jesus Ferreira inserem a identidade afro no centro da interpretação histórica para questionar uma modernidade fundada na opressão do corpo da mulher negra. Seus textos integram o currículo de português da Universidade de Yale, que busca promover um ensino antirracista através das vozes-mulheres da afrodescendência. Ao final, indica-se a aproximação pedagógica para compreender, através de suas obras, como descolonizar o olhar e a palavra de seus sentidos de violência dentro da correlação entre língua e cultura.<hr/>Abstract: This work intents to present how Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Stela do Patrocínio and Aparecida de Jesus Ferreira insert the Afro identity at the center of historical interpretation to question a modernity based on the oppression of the Black woman’s body. Their texts are part of the Portuguese curriculum at Yale University, which seeks to promote antiracist teaching through the voices of women of African descent. At the end, it is indicated a pedagogical approach to comprehend, through their works, how to decolonize both the gaze and the word from its sense of violence within the correlation between language and culture.<![CDATA[Cova, A., Gorjão, V., Freire, A. I., Lopes, A. C., & Monteiro, N. (2022). <em>Mulheres e associativismo em Portugal, 1914-1974</em>. Imprensa de Ciências Sociais (321 pp.)]]>
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000100193&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Resumo: Este trabalho pretende apresentar como Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Stela do Patrocínio e Aparecida de Jesus Ferreira inserem a identidade afro no centro da interpretação histórica para questionar uma modernidade fundada na opressão do corpo da mulher negra. Seus textos integram o currículo de português da Universidade de Yale, que busca promover um ensino antirracista através das vozes-mulheres da afrodescendência. Ao final, indica-se a aproximação pedagógica para compreender, através de suas obras, como descolonizar o olhar e a palavra de seus sentidos de violência dentro da correlação entre língua e cultura.<hr/>Abstract: This work intents to present how Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Stela do Patrocínio and Aparecida de Jesus Ferreira insert the Afro identity at the center of historical interpretation to question a modernity based on the oppression of the Black woman’s body. Their texts are part of the Portuguese curriculum at Yale University, which seeks to promote antiracist teaching through the voices of women of African descent. At the end, it is indicated a pedagogical approach to comprehend, through their works, how to decolonize both the gaze and the word from its sense of violence within the correlation between language and culture.<![CDATA[Errata, n.º 50]]>
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000100215&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Resumo: Este trabalho pretende apresentar como Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Stela do Patrocínio e Aparecida de Jesus Ferreira inserem a identidade afro no centro da interpretação histórica para questionar uma modernidade fundada na opressão do corpo da mulher negra. Seus textos integram o currículo de português da Universidade de Yale, que busca promover um ensino antirracista através das vozes-mulheres da afrodescendência. Ao final, indica-se a aproximação pedagógica para compreender, através de suas obras, como descolonizar o olhar e a palavra de seus sentidos de violência dentro da correlação entre língua e cultura.<hr/>Abstract: This work intents to present how Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Stela do Patrocínio and Aparecida de Jesus Ferreira insert the Afro identity at the center of historical interpretation to question a modernity based on the oppression of the Black woman’s body. Their texts are part of the Portuguese curriculum at Yale University, which seeks to promote antiracist teaching through the voices of women of African descent. At the end, it is indicated a pedagogical approach to comprehend, through their works, how to decolonize both the gaze and the word from its sense of violence within the correlation between language and culture.