Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Análise Social
Print version ISSN 0003-2573
Abstract
ALMEIDA, Giovana Goretti F. de and REZENDE, Denis Alcides. Marca territorial e cidade digital estratégica: o caso do Porto, Portugal. Anál. Social [online]. 2021, n.239, pp.284-306. Epub June 30, 2021. ISSN 0003-2573. https://doi.org/10.31447/as00032573.2021239.04.
As visões do mundo dos atores sociais são viabilizadas por meio de instrumentos que permitem fluidez discursiva. O objetivo é analisar a utilização da marca territorial e dos subprojetos (componentes) de cidade digital estratégica como recursos estratégicos urbanos contemporâneos. A metodologia da pesquisa enfatiza um estudo de caso realizado no Porto, Portugal, por meio de um protocolo de pesquisa que investiga 15 variáveis. Os resultados alcançados revelam a presença da variável de pesquisa estratégia na marca territorial e nos subprojetos de cidade digital estratégica. A conclusão reitera que ambos os constructos podem ser tomados como instrumentos urbanos contemporâneos, expondo interesses e articulações dos atores sociais em múltiplas escalas e dimensões.
Keywords : branding; marca territorial; territorialidade; cidade digital estratégica.