SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número242Entre percurso de vida e desigualdades sociais: propostas de articulação e resultados de pesquisa.Música para todos os gostos: Festivais urbanos e cosmopolitismo cultural como estratégias de controlo social em Portugal. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

CIDRA, Rui. Identidades de diáspora, cosmopolitismo e a promessa da cidadania: a lusofonia a partir das vozes de músicos das diásporas africanas. Anál. Social [online]. 2022, n.242, pp.56-84.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2022242.03.

Enquanto categoria política criada na segunda metade da década de 90 do século XX para denotar as relações entre Portugal e as nações ligadas à sua história colonial, a lusofonia mobilizou centralmente a música popular para se imaginar enquanto comunidade. O presente artigo questiona, em contraponto, como músicos africanos ou descendendo de diásporas africanas em Portugal habitam esta categoria. Interpreta discursos e práticas musicais na sua relação com ideias de lusofonia e de música lusófona. Defende que os músicos se apropriam do conceito de acordo com trajetórias coloniais, pós-coloniais e de diáspora diferenciadas; e que estas apropriações ou interpretações agregam projetos mais alargados de identidade, de cidadania e de ética cosmopolita.

Palavras-chave : lusofonia; música; diáspora; cidadania.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )