Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia
versão impressa ISSN 0430-5027
Resumo
BALTAZAR, Sofia. Novos mapas bioclimáticos de Lisboa. Modelação da temperatura fisiológica equivalente. Finisterra [online]. 2014, n.98, pp.81-94. ISSN 0430-5027.
O efeito do clima sobre a sensação, o conforto e o stress térmicos pode avaliar-se com aux ílio de índices bioclimáticos, que combinam vários parâmetros atmosféricos. Neste contexto, e na perspectiva do conforto bioclimático da população de Lisboa, foi desenvolvida uma metodologia para a elaboração de mapas bioclimáticos e efectuada a modelação espacial de um índice aplicado a esta cidade - Physiological Equivalent Temperature (PET). Com recurso aos sistemas de informação Geográfica (SIG), procedeu-se à modelação espacial de variáveis meteorológicas e físicas do território e ao cálculo da PET, para condições meteorológicas diferenciadas. Os mapas resultantes contribuem para um melhor conhecimento do conforto térmico na cidade de Lisboa e constituem instrumentos para a sua caracterização bioclimática e apoio a acções de ordenamento e de protecção civil.
Palavras-chave : Mapas bioclimáticos; clima urbano; conforto térmico; Physiological Equivalent Temperature; Lisboa; Portugal.