SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Sensor de cloretos para monitorização In-Situ de estruturas de betão armadoDesempenho de componentes metálicos em edifícios índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

LOURENCO, Zita. Protecção catódica de estruturas de betão armado . Corros. Prot. Mater. [online]. 2007, vol.26, n.3, pp.79-85. ISSN 0870-1164.

A corrosão das armaduras, devido à contaminação do betão por cloretos, é o factor que mais contribuí para a deterioração de estruturas de betão armado expostas a ambientes marítimos. A protecção catódica é uma das técnicas electroquímicas mais utilizadas para controlo do processo de corrosão neste tipo de estruturas. Recentementemente, a protecção catódica é também utilizada em estruturas novas, e instalada durante a fase de construção, como técnica de prevenção da corrosão - prevenção catódica. Este artigo descreve o tipo de sistemas de protecção catódica mais utilizados, tipos de ânodos, métodos de instalação, critério de protecção, etc. A instalação do sistema de protecção catódica, durante a fase de construção do Cais de Carga Geral do Porto de Aveiro, é apresentado como exemplo de aplicação desta técnica a uma nova estrutura.

Palavras-chave : Controlo da Corrosão; Protecção Catódica; Prevenção Catódica; Ânodos; Betão Armado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )