SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Mortalidade de Vertebrados Terrestres no Canal do Vale da Ribeira de Seda (Cabeção - Alto Alentejo - Portugal) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

SARMENTO, Elsa de Morais  e  DORES, Vanda. Desafios para a Gestão: Ambiental da Fileira Florestal em Portugal. Silva Lus. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.01-19. ISSN 0870-6352.

O território português, onde a área ocupada pela Floresta corresponde a mais de um terço da sua extensão, apresenta um potencial considerável de exploração florestal. Atualmente, o setor Florestal português continua a ser apontado como uma riqueza estratégica, cuja necessidade de preservação e de desenvolvimento acolhe unanimidade nacional. Este trabalho oferece uma definição própria de um conjunto de indústrias de base florestal, que intitulámos “Fileira Florestal” e descreve alguns dos desafios relacionados com a gestão ambiental deste património, nomeadamente no que diz respeito às emissões de CO2 e à necessidade crescente de certificação dos seus produtos. O desafio central da Fileira Florestal permanece o de utilizar de forma sustentável os seus recursos naturais, incluindo as suas potencialidades no domínio agro-florestal, aproveitando o elevado potencial endógeno nacional de um recurso abundante.

Palavras-chave : gestão florestal; ambiente; certificação; emissões de CO2.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )