SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Mortalidade de Vertebrados Terrestres no Canal do Vale da Ribeira de Seda (Cabeção - Alto Alentejo - Portugal)Exploração Lenhosa de Pinus Pinaster em Áreas com Perigo de Fogo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

OLIVEIRA NETO, Sílvio Nolasco de et al. Modelagem de árvores e avaliação econômica de sistemas agroflorestais na região sudeste do Brasil. Silva Lus. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.43-60. ISSN 0870-6352.

Neste estudo, os autores buscaram aplicar um modelo consistente, eficiente e biologicamente correto para estimar crescimento e produção do componente arbóreo de sistemas agroflorestais baseados em eucalipto e, através de indicadores econômicos, analisar e avaliar seus produtos. Os sistemas foram compostos por clones híbridos de Eucalyptus spp. em espaçamento de 10 x 4m, integrados com arroz, soja e pasto. O sistema de equações desenvolvido por Clutter (1963) foi usado como ponto de partida para estimar crescimento e produção de madeira de eucalipto. A aplicação do modelo resultou em estimativas precisas tanto para área basal quanto para volume, com coeficiente de determinação ajustado de 0.908 e 0.956 respectivamente. Os critérios econômicos utilizados nas análises foram a taxa interna de retorno (TIR), o valor presente líquido (VPL), o valor anual equivalente (VAE) e razão benefício-custo (B/C) com taxas de desconto de 6, 8, 10 e 12%. Os sistemas agroflorestais foram viáveis economicamente considerando todos os indicadores e taxas de desconto estudadas. Por fim, mudanças na taxa de desconto afetam a rentabilidade dos sistemas, sendo que, quanto menor a taxa, maior o retorno econômico.

Palavras-chave : sistema agrossilvipastoril; inventário florestal; economia florestal.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )