SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Mortalidade de Vertebrados Terrestres no Canal do Vale da Ribeira de Seda (Cabeção - Alto Alentejo - Portugal)Exploração Lenhosa de Pinus Pinaster em Áreas com Perigo de Fogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

OLIVEIRA NETO, Sílvio Nolasco de et al. Modelagem de árvores e avaliação econômica de sistemas agroflorestais na região sudeste do Brasil. Silva Lus. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.43-60. ISSN 0870-6352.

Neste estudo, os autores buscaram aplicar um modelo consistente, eficiente e biologicamente correto para estimar crescimento e produção do componente arbóreo de sistemas agroflorestais baseados em eucalipto e, através de indicadores econômicos, analisar e avaliar seus produtos. Os sistemas foram compostos por clones híbridos de Eucalyptus spp. em espaçamento de 10 x 4m, integrados com arroz, soja e pasto. O sistema de equações desenvolvido por Clutter (1963) foi usado como ponto de partida para estimar crescimento e produção de madeira de eucalipto. A aplicação do modelo resultou em estimativas precisas tanto para área basal quanto para volume, com coeficiente de determinação ajustado de 0.908 e 0.956 respectivamente. Os critérios econômicos utilizados nas análises foram a taxa interna de retorno (TIR), o valor presente líquido (VPL), o valor anual equivalente (VAE) e razão benefício-custo (B/C) com taxas de desconto de 6, 8, 10 e 12%. Os sistemas agroflorestais foram viáveis economicamente considerando todos os indicadores e taxas de desconto estudadas. Por fim, mudanças na taxa de desconto afetam a rentabilidade dos sistemas, sendo que, quanto menor a taxa, maior o retorno econômico.

Palavras-chave : sistema agrossilvipastoril; inventário florestal; economia florestal.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )