SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Exploração Lenhosa de Pinus Pinaster em Áreas com Perigo de FogoRelação entre Nutrição e Tempo de Permanência de Mudas de Bauhinia forficata em Casa-de-vegetação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

ENES, Teresa  e  FONSECA, Teresa. Quantificação da Biomassa em Pinhal Bravo recorrendo a Fatores de Conversão e Expansão (Bcefs). Silva Lus. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.73-85. ISSN 0870-6352.

A estimação da biomassa arbórea em ecossistemas florestais tem um enorme interesse, para a quantificação da biomassa para fins energéticos, para avaliação da fixação de carbono e no estudo do ciclo de nutrientes. A avaliação ao nível do povoamento pode ser feita de forma expedita recorrendo a Fatores de Conversão e de Expansão de Biomassa (BCEFs) que permitem estimar a biomassa da componente aérea, ou a biomassa total, em função de informação global de volume do tronco (m3ha-1). Este trabalho tem como principal objetivo o estudo dos fatores de conversão de volume do tronco em biomassa e expansão da mesma, para outras componentes da árvore, em ecossistemas de Pinus pinaster Ait.. A metodologia ensaiada tem como suporte inventários periódicos realizados em parcelas permanentes instaladas na região Norte de Portugal. Os resultados obtidos evidenciam uma relação alométrica dos BCEFs com a altura dominante dos povoamentos. Os modelos desenvolvidos permitem obter estimativas da biomassa arbórea dos povoamentos, para as componentes do tronco, aérea e total, baseadas na informação do volume e da altura dominante dos povoamentos. Estas estimativas podem ser utilizadas para avaliação expedita dos recursos quanto às existências em matéria seca de madeira para produção de pasta, bioenergia ou como suporte à avaliação da produtividade primária líquida.

Palavras-chave : volume; bioenergia; carbono; Pinus pinaster.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )