SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Competição em Nível de Árvore Individual em uma Floresta Estacional SemidecidualFatores que afetam a dispersão de Biscogniauxia mediterranea nos montados em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

PETERSEN-SILVA, Ricardo et al. Distribuição, hospedeiros e parasitóides de Monochamus galloprovincialis em Portugal Continental. Silva Lus. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.67-82. ISSN 0870-6352.

É apresentada e discutida a distribuição geográfica em Portugal Continental do cerambicídeo Monochamus galloprovincialis, vetor do nemátode da madeira do pinheiro (Bursaphelenchus xylophilus), baseada na grelha UTM 10x10km. Foram realizadas prospeções em aproximadamente 15% da área florestal de pinheiro-bravo (Pinus pinaster). Simultaneamente, foi efetuada uma extensa revisão bibliográfica sobre as referências existentes para este cerambicídeo em Portugal. Foi confirmada a sua presença em 94% dos locais estudados, sugerindo uma distribuição alargada e generalizada. Foram prospetadas um total de oito espécies florestais e ornamentais, tendo-se encontrado pela primeira vez em Portugal a associação do inseto vetor com outros hospedeiros, nomeadamente com Pinus sylvestris e Pinus halepensis. Não se detetou a presença do inseto em Pinus pinea, Pinus radiata, Cupressus lusitanica, Larix decidua e Chamaecyparis lawsoniana. Adicionalmente, foi também revista e atualizada a comunidade de parasitóides associada a este cerambicídeo, num total de sete espécies, para as quais são apresentadas novas localizações geográficas.

Palavras-chave : Cerambycidae; Pinus pinaster; Nemátode da Madeira do Pinheiro; Cyanopterus flavator; distribuição geográfica.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )