SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Distribuição, hospedeiros e parasitóides de Monochamus galloprovincialis em Portugal ContinentalPresença do Glycaspis brimblecombeie e do parasitoide Psyllaephagus bliteus na Tunísia e em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

HENRIQUES, Joana et al. Fatores que afetam a dispersão de Biscogniauxia mediterranea nos montados em Portugal. Silva Lus. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.83-97. ISSN 0870-6352.

O carvão do entrecasco é uma doença frequente de Quercus suber que atualmente contribui para o seu declínio em Portugal. Esta doença é provocada por Biscogniauxia mediterranea, um fungo endófito que pode estar presente em árvores assintomáticas, tornando-se agressivo em hospedeiros sob stress. Este trabalho tem como objetivo esclarecer a dispersão do fungo por via aérea e a transmissão através de tecidos infetados da árvore para a descendência. Assim, foram instalados no montado um aparelho capta-esporos tipo Hirst e uma estação meteorológica. Os resultados confirmaram que ascósporos dispersam-se no ar em condições naturais variando ao longo do ano. A precipitação é o principal fator para a libertação dos ascósporos e o vento o meio de dispersão. A transmissão do fungo por tecidos infetados foi avaliada em bolotas e plântulas de árvores degradadas e assintomáticas, em regeneração natural e em rebentamentos de toiça de árvores infetadas. Apesar de B. mediterranea estar presente nas sementes, não foi detetada nas plântulas, indicando que não há transmissão vertical da doença. Foi encontrado em taxa reduzida na regeneração natural, não pela contaminação de sementes, mas por infeção aérea precoce. Nos rebentamentos de toiça o fungo não foi detetado, pelo que poderão ser utilizados para substituição de árvores degradadas.

Palavras-chave : bolota; carvão do entrecasco; condições meteorológicas; Quercus suber; rebentamentos de toiça; regeneração natural.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )