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Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231
Resumo
CANDEIAS, António e SIMOES, Eduarda. Alfabetização e escola em Portugal no século XX: Censos Nacionais e estudos de caso . Aná. Psicológica [online]. 1999, vol.17, n.1, pp.163-194. ISSN 0870-8231.
O objectivo deste artigo é o de contribuir para a compreensão da forma como durante este século, se construiram em Portugal os processos de alfabetização e de escolarização. Na primeira parte, comparamos as taxas de alfabetização e de escolarização portuguesas com as mesmas taxas referentes a outras sociedades europeias e de seguida analisamos e discutimos os resultados fornecidos pelos Censos Populacionais compreendidos entre os anos de 1900 e 1960, concluindo que até à primeira metade deste século os portugueses acederam ao mundo das letras de uma forma autónoma e informal, negligenciando em parte as formas de escolarização estandardizadas. Na segunda parte deste artigo, introduzimos um estudo de caso referente a uma freguesia rural de Ferreira do Zêzere, analisando os percursos de alfabetização e de escolarização em três gerações nascidas entre 1888 e 1969, e relacionando tais percursos com o género, estatuto social e formas de mobilidade social. Procurámos também fixar e comparar as imagens sociais relativas à escola e à sua relação com o trabalho, tempos livres e rotinas do quotidiano em duas gerações («avós» e «netos»), tentando demonstrar que questões relativas à evolução dos processos de alfabetização e de escolarização têm que necessaria-mente ser relacionadas com transformações sociais e económicas mais gerais e complexas.
Palavras-chave : História da educação; escolarização; alfabetização.