Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Citado por SciELO
Accesos
Links relacionados
Similares en SciELO
Compartir
Análise Psicológica
versión impresa ISSN 0870-8231versión On-line ISSN 1646-6020
Resumen
NEGRAO, Mariana et al. Acolhimento familiar: Perceções dos profissionais do sistema de promoção e proteção em Portugal. Aná. Psicológica [online]. 2022, vol.40, n.1, pp.33-47. Epub 30-Jun-2022. ISSN 0870-8231. https://doi.org/10.14417/ap.1900.
O Acolhimento familiar (AF) é uma medida de colocação considerada preferencial no quadro da promoção e proteção de crianças e jovens em risco, em linha com a evidência científica que suporta a sua capacidade de responder às necessidades desenvolvimentais de crianças e jovens. No entanto, Portugal não acompanha a tendência europeia de implementação do AF. Mesmo após mudanças legislativas que priorizam o AF, este representa apenas 2,7% das colocações em acolhimento em Portugal (Instituto de Segurança Social, I.P. [ISS-IP], 2020).
Este estudo, exploratório e descritivo, tem como objetivo principal conhecer as perceções dos profissionais do sistema de promoção e proteção de crianças e jovens relativamente à medida de AF. Participaram no estudo 101 profissionais provenientes de vários contextos do sistema de promoção e proteção em Portugal. Os resultados mostram um nível heterogéneo de familiaridade com o AF, e uma atitude geral positiva, embora com reservas. Os profissionais valorizam o AF pelo facto de ser centrado na criança, promotor de relações de vinculação de qualidade e de um desenvolvimento saudável. Os participantes identificaram os procedimentos de seleção, avaliação, formação e acompanhamento às famílias de acolhimento tanto como obstáculos, como condições necessárias ao sucesso da medida, indicando estas como áreas fundamentais em que a mudança urge.
Palabras clave : Acolhimento familiar; Profissionais do sistema de promoção e proteção..